Às centenas de milhares, partidários em lágrimas de Hugo Chávez , que morreu na terça-feira aos 58 anos após uma batalha de quase dois anos contra um câncer, carregaram nesta quarta o caixão com o corpo de seu líder por um trajeto de 6,3 quilômetros nas ruas de Caracas em um adeus épico a um presidente venezuelano que será simplesmente lembrado como “nosso comandante”.
O cortejo fúnebre com o corpo de Chávez partiu às 10h45 locais (12h15 de Brasília) do hospital militar de Caracas, onde o líder venezuelano havia sido internado após voltar de Cuba em 18 de fevereiro, e levou sete horas para chegar à Academia Militar de Caracas, onde será velado até sexta.
Vestidos de vermelho, cor símbolo da chamada Revolução Bolivariana chavista, parentes, equipe de governo e milhares de partidários honraram o líder venezuelano, cujo corpo transitou pelas ruas da capital venezuelana em um caixão coberto pela bandeira do país.
“Chávez ao panteão!”, gritavam seus partidários referindo-se ao mausoléu que ele construiu para abrigar os restos do herói da independência Simón Bolívar, herói da independência do século 19 que Chávez dizia ser sua maior inspiração. Muitos choravam e aplaudiam segurando fotos sorridentes do líder na despedida.
Uma guarda de honra presidencial escoltou o caixão enquanto ele avançava em um veículo pelas avenidas da capital até a Academia Militar. A previsão é de que na sexta ele será enterrado na presença de chefes de Estado da região, incluindo a presidente do Brasil, Dilma Rousseff . O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também já confirmou que viajará para Caracas. As autoridades venezuelanas, porém, ainda não informaram onde Chávez será sepultado.
Fonte: Último Segundo