Dia 1° de março, última sexta-feira, entrou para a história do Hospital Dom Malan/IMIP e região do Vale do São Francisco, com a formatura do primeiro residente em Pediatria. Seguindo a tradição do IMIP, no evento de formatura, o novo Pediatra, Luís Paulo Marques Piccinini, apresentou um caso clínico numa reunião anátomo-clínica.
A solenidade contou com a presença do Superintende Geral do IMIP, Gilliat Falbo, do Consultor do IMIP, Ruben Maggi, da Superintendente de Interiorização, Ana Maria Albuquerque, do Superintendente do HDM, Marcelo Marques, da Diretoria de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães, e de Atenção à Saúde, Paula Diniz, além do corpo clínico do hospital, alunos do curso médio e convidados. O evento foi transmitido ao vivo, através de web conferência, para o auditório do IMIP de Recife.
Luís Paulo comentou o pioneirismo na região. “Cheguei aqui em 2011, e vivenciei uma fase repleta de importantes desafios. Como fui o primeiro residente, o aprendizado foi coletivo, para mim, para a direção, assim como para todo o corpo clínico do hospital. Senti muita pressão e cobrança, exigindo esforço e dedicação, mas hoje agradeço. No final, tudo se transformou em uma experiência inovadora e muita boa”, afirmou.
Diretora de Ensino e Pesquisa, a pediatra Angélica Guimarães falou sobre a importância do HDM/IMIP para o Vale do São Francisco. “Estamos vivendo um momento marcante na história do HDM formando o primeiro residente de pediatria da região. Esse fato é bastante significativo, pois provamos que a formação médica com qualidade, pode e deve ser descentralizada. Atualmente somos referência na assistência, e caminhamos na mesma direção para nos firmarmos como referência no ensino”, comentou.
Da redação do Blog Alvinho Patriota