Pessoas com distúrbios no ritmo cardíaco são, frequentemente, recomendadas a evitar o consumo de cafeína. Porém um novo estudo da organização de saúde Kaiser Permanente, nos EUA, indica que tomar café moderadamente pode, na verdade, reduzir os riscos de hospitalização por causa de arritmia cardíaca.
Avaliando dados de mais de 130 mil pessoas no período de 1978 a 1985 e acompanhando-os até o ano de 2008, os pesquisadores descobriram que aquelas que relatavam o consumo de quatro ou mais xícaras de café por dia tinham uma redução de quase 18% no risco de serem hospitalizadas por causas de problemas de ritmo cardíaco, incluindo a fibrilação atrial. E os pacientes que tomava de uma a três xícaras eram 7% menos propensos a serem hospitalizados por causa do problema.
De acordo com os pesquisadores, os resultados – indicando uma redução “significativa” no risco de arritmias – são surpreendentes, visto que alguns pacientes relatam sentir palpitações após tomar café. Porém eles destacam que o estudo não comprova uma relação de causa efeito, pois é apenas observacional, necessitando de mais evidências científicas para confirmação e para desvendar as razões de uma possível proteção.
Fonte: Jornal de Uberaba com informações das Agências de notícias
Alvinho, o tópico não fala sobre as mudanças nas vias de Salgueiro mas quero deixar aqui algumas sugestões aos responsáveis para que possam fazer algumas reflexões. As mudanças vêm agradando a boa parte da população, inclusive a mim. Só faço uma ressalva com relação a via que liga a metade da cidade(ou mais) no lado Oeste ao centro. Penso que se formou um GARGALO ao deixar apenas a Avenida Antonio Angelim como via de acesso ao Centro de quem mora ou vem da metade Oeste da cidade. Devemos levar em consideração os transtornos que possam vir quando ocorrer alguma obstrução da Avenida no sentido Girador-Centro. Sabemos que existem constantes rompimentos das tubulações da rede de abastecimento de água. Caso haja algum na via em questão, pense no transtorno que poderá vir. Além disso, com o aumento no movimento poderão ocorrer acidentes que certamente causarão retenções. Sabemos também que é tradicional em nossa cidade os cortejos fúnebres onde praticamento bloqueiam a Avenida diariamente às vezes até em mais de uma oportunidade. Antes poderia optar pela Joaquim Sampaio. E agora? Quero aqui apenas deixar minha sugestão no intuito de aperfeiçoar as mudanças. Pode até já terem pensado ou mesmo planejado sobre o que acabei de escrever mas na prática já podemos pressentir os possíveis transtornos. Não sou e nem tenho pretensões em ser Engenheiro de Tráfego, apenas colaborar com o bom andamento da cidade que moro, como um cidadão. Deixo aqui um abraço e um apelo às autoridades em questão.
Complementando:
raciocinemos o seguinte: em caso de algum impedimento no trânsito nas hipóteses citadas, e houver alguma emergência para o Pronto-Socorro localizado na mesma Avenida, certamente será um “Deus nos acuda”. Alguém pode ser reponsabilizado por alguma consequência. Então, para evitar uma possibilidade dessa, deve-se pensar em aprimorar as mudanças já feitas.