Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Decisão de criação do partido de Kassab é adiada pelo TSE

O julgamento do registro nacional do Partido Social Democrático (PSD), foi adiado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o TSE, a análise deve ser retomada na próxima terça-feira, com isso, a oficialização da sigla criada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vai se arrastando.

Por conta de uma dúvida que paira sobre a certificação das assinaturas de apoio ao partido, é o que está impedindo o TSE de oficializar o PSD. Segundo a lei, é preciso no mínimo 490 mil assinaturas de eleitores apoiando o novo partido, mas o PSD apresentou 538.263, divididas em listas autenticas apenas por cartórios eleitorais e outras que foram aprovadas por Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Segundo o Tribunal, as listas que passaram somente pelos cartórios para agilizarem o processo, é o motivo da incerteza.

Na última quinta-feira, a ministra e relatora do caso, Nancy Andrighi, e o ministro Teori Zavascki, manifestaram seus votos. Mas cabe ainda a seis ministro a decisão final.

Considerando as listas de apoio dos eleitores que o Partido apresentou, a ministra votou a favor pelo PSD. Já o Zavascki, não votou contra nem a favor.

“O que me preocupa é que a própria ministra relatora teve que fazer uma ginástica para compatibilizar certidões que informavam número de assinaturas diferentes”, afirmou o ministro.

Fonte: SRZD

Um comentário sobre “Decisão de criação do partido de Kassab é adiada pelo TSE

  1. MÁRCIO RODRIGUEZ

    OUTRO PARTIDO? PARA QUE? O BRASIL NÃO PRECISA DE MAIS PARTIDOS, PRECISA DE PESSOAS COMPETENTES,
    E QUE PENSEM NO FUTURO DO NOSSO POVO E NÃO EM UM FUTURO PARTIDO POLITICO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *