Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Um milhão de alunos avaliados pelo Enem 2010

As notas do Enem divulgadas nesta segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação são o resultado do desempenho de um milhão de estudantes que fizeram o exame ano passado e que estavam concluindo o ensino médio regular. No total, a avaliação contou com a participação de 3,2 milhões de candidatos.

No site do Inep, a partir de hoje, escolas, gestores, estudantes, pais e pesquisadores podem consultar as médias de todas as escolas do Brasil, por modalidade de ensino, com resultados apresentados para o ensino médio regular, para a educação de jovens e adultos e para as duas etapas em conjunto. Também estarão disponíveis as médias separadas das quatro áreas objetivas avaliadas no exame, a da redação e a geral – prova objetiva mais redação.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 33% das escolas tiveram participação de 25% a menos de 50% dos estudantes, 27,4%, de 2% a 25%, 20,9%, de 50% a menos de 75%, 17,8%, mais de 75%. Apenas 1% ficou abaixo de 2% de participação – essas escolas não terão a média divulgada. Serão liberadas as médias dos estabelecimentos com mais de dez alunos participantes do exame.

Em nota, o Inep ressalta que “a utilização dos resultados do Enem deve ser considerada com cautela, diante do caráter voluntário do exame. Para algumas escolas, o número de estudantes que participaram é demasiadamente pequeno, ou seja, uma reduzida taxa de participação torna a nota média pouco representativa do conjunto de estudantes da escola. Depois, mesmo para as escolas com alta taxa de participação, os alunos participantes podem não representar o desempenho médio que a escola obteria caso todos os alunos fizessem as provas, considerando o caráter voluntário do exame”.

O MEC informou que nos últimos dois anos, o Enem evoluiu, tanto no aumento da participação dos estudantes concluintes das escolas regulares públicas e particulares – de 824 mil em 2009 para 1 milhão em 2010 – quanto na média obtida por eles nas quatro provas objetivas. No período 2009-2010, a média passou de 501 para 511 pontos. “Saímos de 45,8% (824 mil alunos em 2009) para 56,4% (1 milhão em 2010) de participação, não obstante, as notas melhoraram”, ressalta o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Fonte: Portal NE10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *