Resultante de pesquisas realizadas no contexto educacional do semiárido baiano, o livro ‘Letras e Chão’ vai ser lançado no decorrer da apresentação do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada com o Semiárido Brasileiro (NEPEC-SAB), que acontece na cidade de Juazeiro-BA no dia 1° setembro. O lançamento vai ser realizado a partir das 18h30min no Auditório Antônio Carlos Magalhães, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Todos os presentes no evento serão contemplados com exemplares.
A obra contém dois artigos das autoras Maisa Antunes e Tarcila Oliveira, intitulados ‘Os livros didáticos, conhecendo o semiárido 1 e 2 – uma experiência’ e ‘Uma abordagem dos livros didáticos conhecendo o semiárido 1 e 2 como tecnologia social’. Os textos abordam os conhecimentos adquiridos na produção dos referidos livros didáticos e porque tratá-los como tecnologia social.
O livro Letra e Chão possibilita uma leitura crítica e desmitificada do Semiárido, mostrando a Educação Contextualizada como parte integrante do processo de ensino, fazendo com que as pessoas de outras regiões percebam que o semiárido faz parte do mundo e este faz parte do semiárido. “O livro didático é um instrumento de poder, contém narrativas e precisamos assumir nossa narrativa”, afirma a autora Tarcila.
Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes