Com cinco votos favoráveis e três abstenções foi aprovado nesta terça-feira (23) na Câmara de Vereadores de Exu o Projeto de Lei n° 001/2011, de autoria do presidente da casa, Cícero Vieira, instituindo mudanças no pórtico que será construído na entrada da cidade. O fato de a obra deixar Luiz Gonzaga em segundo plano em suas frases principais, desagradou os admiradores do artista no município e ganhou repercussão em toda a região, até mesmo no Ceará, através dos principais sites e blogs regionais.
Moradores da cidade criaram o Movimento Pró-Gonzagão (MPG) e iniciaram uma mobilização para realização de mudanças no pórtico em favor do Rei do Baião. O passo inicial para a modificação do projeto do pórtico foi dado no dia 9 de agosto com a realização de uma audiência pública na casa legislativa de Exu, convocada pelo presidente da câmara para debater a construção do portal de entrada da cidade. Na ocasião Cícero decidiu acatar as reivindicações do MPG e elaborou o projeto instituindo as mudanças.
As principais modificações impostas pelo projeto de lei aprovado ontem, são a troca das frases ‘Bem Vindo a Exu, Terra do Bom Jesus’, Volte Sempre, Terra do Bom Jesus’, por ‘Bem Vindo a Exu, Terra de Luiz Gonzaga’ e ‘Volte Sempre, Terra do Rei do Baião’. Outro ponto presente no projeto é a troca das estátuas de Virgem Maria e Bom Jesus, avistadas por quem entrar na cidade, por duas de Luiz Gonzaga, semelhante as que serão vistas por quem sai de Exu. O documento só terá valor se for sancionado pelo prefeito, autor do projeto original, que causou toda a polêmica.
Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes