Carnaíba, cidade situada no Sertão do Pajeú, está recebendo a oficina de audiovisual “Outros Sertões e o Minuto”, que propõe uma imersão no universo cinematográfico para a criação de filmes de até 1 minuto. As aulas ministradas por Milla Nascimento, Uilma Queiroz e Alexandreh seguem até sábado, 2 de novembro, com foco em pessoas da terceira idade atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Municipal.
De acordo com os idealizadores da oficina, a iniciativa visa desmistificar a imagem de Sertão árido, miserável e retirante, propondo uma nova concepção, sob a ótica dos moradores locais. As produções criadas pelos participantes da oficina devem ter como foco a cultura, belezas naturais, o povo sertanejo e outras características desconhecidas do grande público.
“Um dos objetivos da oficina é debatermos as imagens que foram produzidas ao longo do cinema nacional acerca dos sertões e buscar produzir filmes com as próprias visões dos participantes. Em Carnaíba vamos ter como matéria-prima as memórias e vivências de pessoas que ajudaram a construir a história da cidade e dos sertões também”, explica Uilma.
A edição da oficina em Carnaíba conta com a parceria da Secretaria de Assistência e Inclusão Social e CRAS, que indicaram pessoas idosas integrantes do Grupo Amor e Vida, formado pelo CRAS há quase 20 anos. Os participantes terão oportunidade de dominar a ferramenta do audiovisual para se expressar através dela.
Essa nova etapa do projeto foi contemplada nos editais da Lei Paulo Gustavo PE e tem apoio financeiro do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura. Os idosos participarão da oficina durante toda a semana e ao término, no dia 4 de novembro, os filmes produzidos por eles serão exibidos numa grande culminância.
Da redação do Blog Alvinho Patriota