Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Novo plano do Ministério da Saúde prevê redução dos impactos da dengue e outras arboviroses em Pernambuco

O Governo Federal lançou nessa quinta-feira, 19, um plano de ação para reduzir os impactos da dengue e outras arboviroses em Pernambuco e nos demais estados do Brasil. A medida visa diminuir os casos de infecções e óbitos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o Ministério da Saúde, o documento foi construído com a participação de pesquisadores, gestores e técnicos dos estados e municípios, bem como profissionais de saúde que atuam na ponta, em contato direto com a população, que conhecem de perto os desafios locais.

Anunciado no Palácio do Planalto com participação de Lula, o plano é baseado em evidências científicas mais atualizadas e novas tecnologias, representando um pacto nacional para o enfrentamento a essas doenças. As ações serão coordenadas pelo Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, com a colaboração de instituições públicas e privadas e organizações sociais.

No período intersazonal, no intervalo entre os picos de casos, serão intensificadas as ações preventivas, com a eliminação de criadouros do mosquito e a implementação de novas tecnologias de controle vetorial. Também haverá uma força-tarefa de sensibilização da rede de vigilância para a investigação oportuna de casos, coleta de amostras para diagnóstico laboratorial e identificação de sorotipos circulantes.

Outras ações previstas são: organização de fluxos da rede assistencial; revisão de  planos de contingência locais; capacitação de profissionais de saúde para manejo clínico; gestão de estoque de inseticidas, insumos para diagnóstico laboratorial e assistência ao docente; fortalecimento da rede assistencial e expansão de Estações Disseminadoras de Larvicida para controle do Aedes aegypti.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *