O encontro de cerca de uma hora e meia na quarta-feira (16.ago.2023) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fechou quase todos os detalhes da 1ª reforma ministerial da administração petista. O Centrão (grupo de partidos de centro-direita) ficará com:
– ministérios do Desenvolvimento Social e o de Portos e Aeroportos;
– presidência e 12 vice-presidências da Caixa Econômica Federal;
– comando da Funasa (Fundação Nacional da Saúde).
Na terça-feira (15.ago), Lula havia pedido um tempo para decidir o que fazer a respeito do Ministério do Desenvolvimento Social, hoje comandado pelo senador licenciado Wellington Dias (PT-PI). O petista sofreu muita resistência para retirar Dias da cadeira. Atuam fortemente a favor do atual ministro: alas do comando do PT e a primeira-dama, Janja Lula da Silva.
Ao final, ficou decidido que o Desenvolvimento Social será entregue ao Centrão, mas sem o Bolsa Família, uma marca histórica de governos petistas. O programa vai para o Ministério da Gestão e Inovação ou para a Casa Civil.
Dias defendia a permanência do programa no ministério porque será preciso alterar a lei que recriou o Bolsa Família e têm outros 33 programas governamentais. Essa junção teria sido pedido do próprio presidente Lula.
O novo ministro do Desenvolvimento Social será o deputado federal André Fufuca (PP-MA). Ele e o Centrão aceitaram ficar sem o Bolsa Família porque o ministério tem muitos outros programas e uma atuação de grande capilaridade nos Estados, facilitando o direcionamento de emendas de congressistas.
Fufuca embarcou no início da tarde desta quinta-feira (17.ago) para São Paulo, de carona num jatinho da FAB (Força Aérea Brasileira) requerido por Lira. Ao desembarcar na capital paulista, Fufuca recebeu um telefonema do Palácio do Planalto. Foi pedido a ele que retornasse imediatamente para Brasília –era para ele acertar sua nomeação para o cargo de ministro do Desenvolvimento Social. O deputado fez o caminho de volta imediatamente.
Fonte: Poder 360