A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 3ª Superintendência Regional, com sede em Petrolina, está apostando no projeto Pontal para a geração de mais empregos e aumento da produção agrícola no Vale do São Francisco. No início deste mês, a empresa pública vinculada ao Ministério da Integração reuniu produtores de Petrolina e região para a criação do Distrito de Irrigação Pontal, que será responsável pela gestão do projeto.
Segundo a Codevasf, o projeto Pontal possui duas áreas: Sul e Norte. A área Sul já está estabelecida e com diversos produtores assentados, progredindo na implantação de seus lotes irrigados. Ao todo, são 3,5 mil hectares de área irrigável, com 299 lotes familiares de até 6 hectares e 37 lotes empresariais, de 20 a 70 hectares. Mais de R$ 400 milhões já foram investidos pelo Governo Federal na área Sul, com previsão de geração de 10 mil empregos apenas nessa região.
A área Norte, que tem 4,7 mil hectares, está em fase de construção. A Codevasf trabalha atualmente no leito do riacho do Pontal, com investimentos que já passam de R$ 150 milhões. O superintendente da Codevasf em Petrolina, Gustavo Melo, destaca a grandiosidade do projeto. “É uma obra de grande magnitude que já está dando retorno por meio da área Sul e dará ainda mais quando finalizarmos a área Norte, totalizando 7,6 mil hectares no projeto de irrigação Pontal”, ressalta.
Da redação do Blog Alvinho Patriota