A Embrapa Semiárido realizou nessa quarta-feira, 21, em Petrolândia, um Dia de Campo sobre manejo da mangueira com cerca de 94 agricultores, técnicos e secretários de Agricultura de diversos municípios da região. A ação buscou apresentar alguns avanços de pesquisa sobre a cultura, além de capacitar os produtores da área de abrangência do projeto “Ações de desenvolvimento para produtores agropecuários e estudantes dos Lagos do São Francisco”.
O Dia de Campo aconteceu na propriedade do produtor Givaldo Nelson de Souza, parceiro do projeto desde maio de 2021. Na ocasião, a Embrapa deu orientações sobre a implantação e o manejo de um hectare de manga Palmer. Foram abordados tópicos como manejo filotécnico de mangueira, manejo de água, fertirrigação, custos e comercialização. Depois de assistirem palestras, os participantes visitaram a área de plantio e receberam publicações.
Para o pesquisador Rebert Coelho, coordenador do projeto “Lagos do São Francisco”, eventos como os dias de campo são importantes recursos de transferência de conhecimentos para os produtores das comunidades no entorno do Rio São Francisco. “Esta é uma das ações que vem transformando a vida de muitos produtores da região, principalmente pela estratégia adotada, em que são repassados os conhecimentos essenciais, juntamente com os meios para implantar a tecnologia, sempre com acompanhamento técnico, durante o tempo necessário para o domínio no manejo da cultura pelo produtor”, ressalta.
Da redação do Blog Alvinho Patriota