A Associação Cultural Raízes do Sertão realiza a partir dessa terça-feira, 13, em Arcoverde, o “Cineclube Raízes do Sertão – Na minha periferia tem cinema”, que exibirá 20 filmes na sede da instituição. São 10 filmes para o público adulto e 10 para o público infanto-juvenil, com objetivo de democratizar o acesso às produções cinematográficas do país. Em todas as sessões o público receberá pipoca e refrigerante.
Os filmes para adultos abordam prioritariamente questões sobre a população negra e periférica, como suas lutas, conquistas e espaços de falas, de forma a combater o racismo estrutural. Já as produções para as crianças e adolescentes focam em temas sobre religiosidade, a partir do sincretismo religioso dos santos gêmeos Cosme e Damião.
As sessões ocorrerão sempre nas terças e quintas-feiras, na sede da instituição, localizada na Rua Elizabeth Maria Costa Nunes, n° 100, no bairro Sucupira. Algumas sessões serão exclusivas para estudantes da Rede Pública, mas em todas haverá atividades pedagógicas, estimulando o debate público através dos filmes exibidos.
A iniciativa tem incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, Fundarpe e da Secretaria de Cultura.
Da redação do Blog Alvinho Patriota