A Justiça Eleitoral, através da 133ª Zona Eleitoral de Trindade, cassou os mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Ipubi, Chico Siqueira e João Coutinho, respectivamente. Na sentença proferida no final da tarde de terça-feira, 30, o juiz Leonardo da Costa Brito acata denúncias do Ministério Público Eleitoral, que acusou o prefeito e seu vice de abuso de poder econômico e abuso de poder político/autoridade na campanha de 2020. A decisão foi divulgada pelo blog de Roberto Gonçalves.
No despacho, o juiz conclui que foi comprovado o abuso de poder econômico, bem como a captação ilícita de sufrágio (compra de votos), determinando a cassação dos mandatos do gestor e do vice, além de aplicar multa. O magistrado ainda declarou os dois inelegíveis para as eleições a se realizarem nos 8 anos subsequentes à eleição municipal de 2020.
“O contexto fático que envolveu o abuso de poder e condutas ilícitas objeto deste feito, quando apreciado com a cautela necessária à aplicação da penalidade de cassação de diploma, demonstra gravidade suficiente para a configuração do abuso de poder na disputa pelos cargos de Prefeito e Vice-prefeito de Ipubi, em 2020”, destaca o juiz na sentença.
Da redação do Blog Alvinho Patriota