Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Mendonça Filho se reúne com ministro da Educação para tratar sobre a questão da Univasf em Salgueiro

Responsável pela articulação para Salgueiro receber um Campus da Univasf enquanto ministro da Educação no governo Michel Temer, o deputado Mendonça Filho segue empenhado na manutenção dessa importante conquista para Salgueiro e região. Ontem, se reuniu em Brasília com o novo ministro da Educação, Camilo Santana, e pediu empenho do Governo Federal para que a obra de construção do campus definitivo da Univasf seja executada. Ele estava acompanhado do reitor da universidade, Télio Leite.

Segundo Mendonça, o ministro entendeu a complexidade e importância da pauta, se manifestando de forma favorável à questão. “Quando eu era ministro eu garanti essa universidade para Salgueiro e sigo lutando pela consolidação dela. Investir na Univasf é assegurar educação para o jovem de Salgueiro e do Sertão”, destacou o deputado. Ele disse que acompanhará de perto o andamento que o MEC dará ao assunto.

O processo de instalação do campus

O Conselho Universitário da Univasf autorizou a instalação do Campus Salgueiro em 2017. A unidade, que conta com os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Produção, funciona em instalações provisórias desde a sua implantação. Atualmente as atividades acadêmicas são realizadas no shopping. A universidade pretende construir suas instalações próprias no terreno da antiga estação ferroviária, que tem autorização da Câmara de Vereadores para ser doado pela prefeitura à instituição de ensino.

 Em março as obras de cercamento de restauração de prédios da estação chegaram a ser iniciadas, mas a prefeitura paralisou alegando falta de licenças. A universidade providenciou a documentação exigida e espera que a prefeitura transfira a posse do terreno em cartório para se tornar, efetivamente, proprietária do terreno e começar a obra sem empecilhos. Contudo, o prefeito disse recentemente em entrevista que só doará o terreno quando a Univasf tiver recursos em caixa para construir o campus e não apenas fazer o cercamento.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *