Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Profissionais da enfermagem de Pernambuco deflagram greve por tempo indeterminado

Reivindicando melhores condições de trabalho e a implementação do piso nacional da categoria, profissionais da enfermagem de Pernambuco deflagraram greve por tempo indeterminado nesta sexta-feira, 10. Eles cobram principalmente o pagamento do piso, que foi aprovado no Congresso e sancionado pelo presidente da República, mas se encontra suspenso por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Os enfermeiros pedem uma medida urgente do Governo Federal para destravar o processo junto ao Poder Judiciário.

O presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Francis Herbert, informou que os atendimentos dos profissionais da enfermagem de nível médio serão realizados da seguinte forma: Atenção Básica (PSF, UBT, PACS), serviços ambulatoriais e aqueles que não funcionam 24h – 100% parados; serviços de média e alta complexidade (policlínicas, maternidades, centros de parto normal e hospitais, exceto serviços de urgência) – 50% parados; serviços de urgência, emergência, bloco cirúrgico, SRPA, UTI e centros exclusivos de vacinação contra Covid-19 – 20% parados.

Francis destaca que, apesar da suspensão da lei que instituiu o piso, os recursos já foram definidos pelo Congresso Nacional, aguardando apenas o envio da Medida Provisória pelo governo. O texto deve definir os critérios para distribuição dos recursos aos estados, municípios e entidades filantrópicas para o reajuste dos profissionais. “A nossa greve é também um grito de esperança para os empresários donos de hospitais particulares se conscientizem que a enfermagem precisa de trabalhar com dignidade”, disse.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *