O dia 6 de março é feriado estadual em Pernambuco desde 2017, quando foi instituída a Lei n° 13.387. A Data Magna relembra a Revolução Pernambucana de 1817, quando o Estado se tornou uma república independente do restante do Brasil durante 75 dias. Os pernambucanos se inspiraram fortemente nos ideais iluministas da Revolução Francesa e no lema “liberdade, igualdade e fraternidade”.
O movimento liderado por Domingos José Martins, Antônio Carlos de Andrade e Silva e Frei Caneca foi precursor da Independência do Brasil, que ocorreu em 1822, tornando o Brasil um país independente. Posteriormente, em 1889, seria declarada a Proclamação da República, dando fim ao regime da monarquia.
Hoje é um dia para os pernambucanos celebrarem a força e garra dos líderes do Estado, que se rebelaram contra o poder de Portugal, insatisfeitos pelos altos tributos que pagavam para sustentar a Corte Portuguesa – vale lembrar que entre 1807 e 1808, a família real migrou para o Brasil, fugindo de Napoleão. Nesta data devemos relembrar os destemidos heróis pernambucanos, que contribuíram para o país se tornar uma república.
Da redação do Blog Alvinho Patriota