O principal líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Willians Camacho, o Marcola, foi transferido nesta terça-feira da Penitenciária 2, de Presidente Venceslau, para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), da Penitenciária de Segurança Máxima de Presidente Bernardes.
A transferência, realizada por volta das 13h, foi cercada por um forte esquema de segurança, com um comboio formado por diversas viaturas da Polícia Militar, e o helicóptero Águia, que acompanhou o comboio nos 42 quilômetros que separam os dois presídios.
Outros três líderes do PCC, que também cumpriam pena na P-2 de Venceslau, foram removidos com Marcola: Cláudio Barbará da Silva, o Barbará, Célio Marcelo da Silva, o Bin Laden, e Luiz Eduardo Marcondes Machado, o Du Bela Vista.
A transferência foi determinada pelo Tribunal de Justiça (TJ) como medida disciplinar para punir os quatro pelo plano de fuga que eles arquitetaram para sair da Penitenciária 2, onde cumpriam pena. O plano, que previa o uso de dois helicópteros, com atiradores usando armamento pesado, foi descoberto pelos setores de inteligência do Ministério Público e da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).
Fonte: Terra