Na última quinta-feira (24) o Ministério da Integração Nacional promoveu em Salgueiro o seminário “Comunidades quilombolas e o Projeto São Francisco: construindo soluções e apontando caminhos”. O evento faz parte do Programa de Desenvolvimento das Comunidades Quilombolas, um dos 38 programas ambientais do Projeto de Integração do Rio São Francisco, cujo objetivo é apoiar o processo de reconhecimento e territorialização, promover melhorias na qualidade de vida e fortalecer o desenvolvimento dos processos produtivos das 12 comunidades assistidas pelo programa.
Participaram do evento cerca de 190 pessoas, entre representantes de associações e comitês locais das comunidades quilombolas localizadas nos municípios de Cabrobó, Mirandiba e Salgueiro. O seminário marcou o encerramento do Programa Integrado de Capacitações, organizado nas comunidades quilombolas, buscando promover um processo de formação continuada e contribuindo para autonomia e organização socioeconômica e ambiental das comunidades.
No decorrer das capacitações foram desenvolvidas atividades como oficinas temáticas nas áreas de organização social, incentivo ao empreendedorismo e busca de parceria, além de ações produtivas de agricultura orgânica e agroflorestal; criação de animais de pequeno e médio porte, apicultura, gestão integrada de resíduos sólidos e beneficiamento de frutas.
Da redação do Blog Alvinho Patriota