O Juiz de Direito da Comarca de Exu-PE, Pedro Fernandes Alonso Alves Pereira, deferiu nesta sexta-feira (25) uma medida liminar paralisando a obra do pórtico realizada pela Prefeitura do Município. Pedro Fernandes analisou o pedido de liminar formulado pelo advogado Nasário Bento, em Ação Popular em que os cidadãos Jurandi Severo, Arnaldo Clementino, Miguel Moreira, João Bento, Chico de Dedê, Rigoberto Amaro e Iranley Ulisses pediram intervenção do poder público na obra, já que uma lei municipal havia definido que o pórtico deveria conter as frases “Bem Vindo a Exu, Terra de Luiz Gonzaga” e “Volte sempre a Terra do Rei do Baião”.
As pessoas acima citadas resolveram contratar o advogado depois de o prefeito se comprometer, em uma reunião no Fórum, a fazer o que estivesse ao seu alcance para mudar o pórtico, mas a obra continuar sem a observância da lei municipal. Segundo o advogado Nasário Bento, o povo de Exu sempre foi contra a construção excluindo o nome do cidadão que sempre levou o nome do município para o Brasil e o mundo, e sem o qual, Exu provavelmente não seria conhecido no cenário nacional.
“Ninguém é contra Jesus ou contra qualquer religião que seja, ao contrário, o povo de Exu tem fé e é muito religioso, como, aliás, é demonstrado em grande parte das músicas de Gonzaga. A liminar em questão dará ao povo mais tempo para discutir com os órgãos competentes a mudança do Pórtico, já que o Prefeito Municipal nada fez para mudá-lo, além do que, o direito à identidade cultural é um direito amplamente assegurado pela Constituição Federal. Exu é terra de Luiz Gonzaga, por direito e por lei, e continuará a ser com as bênçãos de Jesus e pela vontade do povo que tem em Gonzaga sua fonte de orgulho”, observou o advogado.
Caso descumpram a medida liminar, os responsáveis estarão sujeitos a uma multa de R$ 2 mil a R$ 100 mil.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Eita lugarzinho de povo encrenqueiro por uma bobagem fazem tempestade em copo d’água
Boa noite,
José Carlos Alves, pode ser uma bobagem para você, mas pra nós exuenses. É de muita importância, é nossa identidade cultura. Talvez você não saiba o que isso significa.Então se não entende e não conhece, deveria apenas calar-se.E que bom seria que existisse pessoas assim encrenqueiros em todo país, para garantir seus direitos e que as leis fosse cumprida.
exponha o porque dessa briguinha tola eu quero saber