Em seu site oficial de notícias (http://www.radarnetnoticias.com.br) a ONG Radar denunciou nesta terça-feira (01) a falta de cuidados com o meio ambiente no município de Serrita. Para se livrar do lixo, descumprindo a legislação vigente, a prefeitura junta tudo em uma vala e incinera.
O ideal seria usar um aterro sanitário, onde o lixo é enterrado e recebe um tratamento adequado para se decompor. Nesse caso o lixo é preparado para não prejudicar o meio ambiente. No entanto, na “capital do vaqueiro”, os resíduos são queimados ao ar livre.
Para a ONG Radar o problema não está relacionado ao tamanho e localização do município e sim no modelo de gestão, já que em Granito, cidade vizinha, a prefeitura conseguiu inaugurar um aterro sanitário com o apoio da Codevasf.
A Diretora de Fiscalização da ONG Radar, Fabíola Sampaio Lopes, informou que a prefeitura já foi formalmente denuncia pelas ONGs Radar e CIBEM e em breve será obrigada a apresentar um Plano Municipal de Resíduos Sólidos, cumprindo as exigências dos órgãos competentes.
Da redação do Blog Alvinho Patriota