Serrita reelege Aleudo Benedito para mais 4 anos à frente da prefeitura

Em Serrita o prefeito Aleudo Benedito (MDB) derrotou o grupo de Carlos Cecílio novamente, se reelegendo para passar mais 4 anos à frente da prefeitura da “Capital do Vaqueiro”.

Com 100% das urnas apuradas, ele obteve 7.615 votos, contra 6.034 de Marly Rufino (PSD), uma diferença de 1.581 votos.

A coligação de Aleudo também fez maioria na Câmara de Vereadores, conquistando cinco cadeiras com o MDB e uma com o PT. Já a chapa de Marly, ficou com cinco vagas.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Univasf promove “I Simpósio de Medicamentos Inovadores do Vale do São Francisco”

Em parceria com a startup 3D BioNano, o Sebrae e o Hospital Universitário (HU), a Univasf realiza nos dias 30 e 31 de outubro o “I Simpósio de Medicamentos Inovadores do Vale do São Francisco (I Simevasf)”. O evento acontecerá no Cineteatro do Campus Sede da Univasf, em Petrolina, reunindo profissionais de saúde, pesquisadores, estudantes e representantes do setor produtivo. Serão discutidos avanços científicos e tendências emergentes no desenvolvimento de produtos inovadores nas áreas de medicamentos, dispositivos médicos e cosméticos.

A programação conta com a conferência “O Complexo Econômico Industrial da Saúde como vetor de desenvolvimento do Nordeste”; as mesas-redondas “Como projetos de pesquisa podem se transformar em negócios inovadores” e “Ecossistemas de inovação no Vale do São Francisco e as oportunidades de investimento”; a roda de conversa “Experiências exitosas de startups do Vale do São Francisco”; e palestras sobre vários assuntos relacionados ao tema central do evento.

Para participar é necessário se inscrever previamente no site do evento, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 75,00 para estudantes de graduação e de R$ 150 para pós-graduandos e profissionais.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Nove vereadores de Salgueiro conseguem se reeleger para a legislatura 2025-2028

Dos atuais 15 vereadores que integram a Câmara de Vereadores de Salgueiro, nove conseguiram renovar mandato para a legislatura 2025-2028, são eles: Léo Parente (PRD), Professor Agaeudes (Republicanos), Sávio Pires (PRD), Zé Carlos (Republicanos), Eliane Alves (PSB), Henrique Leal Sampaio (PSD), Mariano Barros (PSB), Baldin dos Anjos (PRD) e Tiago Arraes (MDB). O grupo de Fabinho somou a maioria, 9×6, e pode eleger a nova Mesa Diretora.

A candidata mais votada no pleito para o legislativo, com 1.804 votos, foi Eduarda Sampaio (Republicanos), sucessora de Emmanuel Sampaio na câmara. Como Emmanuel se candidatou a vice na chapa de Fabinho, Eduarda aceitou o desafio de concorrer em seu lugar e conseguiu a maior votação para a Casa Epitácio Alencar desde o fenômeno “Jovem”, que conquistou uma vaga na câmara na eleição do ano 2000, com 2.056 votos.

Essa eleição também marcou o retorno de Paizinha Patriota (PSD) e Veronaldo Gonçalves (PSB) ao Poder Legislativo e a estreia de três jovens da nova safra de políticos de Salgueiro:  Mael do Divino (Republicanos), Pitel Filho (MDB) e Cleber Freitas (PP).

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Fabinho vence eleição para Prefeitura de Salgueiro com margem de mais de 6 mil votos de diferença

Salgueiro teve uma eleição histórica nesse domingo, 6, com uma vitória acachapante de Fabinho Lisandro (PRD), candidato da oposição à prefeitura, que obteve uma margem de mais de 6 mil votos de diferença para o prefeito Marcones Sá (PSB). O socialista tentava se reeleger para um 4° mandato.

Quando todas as 130 seções do município foram apuradas pela Justiça Eleitoral, Fabinho somou 19.829 votos (58,42% dos válidos), enquanto Dr. Marcones atingiu 13.723 (40,43%) e Antônio Rocha (Mobiliza), postulante da 3ª via, 388 (1,14%).

A diferença da votação de Fabinho para Marcones foi de 6.106 sufrágios, a maior já registrada na eleição municipal desde a redemocratização do país. Uma demonstração incontestável da insatisfação do povo salgueirense com o atual governo.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Repatriados do Líbano pedem cessar-fogo e acusam Israel de terrorismo

A investida terrestre do exército israelense contra líderes do Hezbollah fez com que cerca de 3.000 brasileiros solicitassem ajuda do governo brasileiro para retornar ao país. O primeiro voo de repatriação, da chamada “Operação Raízes do Cedro”, realizada pelo governo federal em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), chegou a Guarulhos (SP) na manhã deste domingo (6), com 229 brasileiros, sendo 10 crianças, além de três animais de estimação.

O empresário Rami Rkein, brasileiro naturalizado, protagonizou um dos momentos mais emocionantes na chegada ao país. Assim que desembarcou no avião da FAB, Rkein chorou ao abraçar o Lula. Na sequência, agachou-se e acenou aos céus. O empresário viajou do Recife para resgatar os pais no Líbano com o aumento das tensões. Ele relata ter perdido familiares no conflito e chamou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de terrorista e genocida.

Segundo ele, o governo israelense é “covarde”, pois avisa sobre os ataques aos vilarejos do Líbano pela madrugada e dá pouco tempo para dispersão nas zonas de conflito. “O povo está dormindo à noite, pela madrugada, e de repente vem o covarde do porta-voz de Israel, mostra um mapa com alvos em vermelho e dá 15 minutos para o povo sair. Depois, bombardeiam tudo e o povo precisa sair de casa com a roupa do corpo”, afirma.

Ele complementa chamando Netanyahu de “terrorista”. “Para que todo mundo saiba: Netanyahu é terrorista, genocida e covarde”, bradou. “Eles são covardes e terroristas. É uma covardia dizer que tem bombas e armamentos embaixo de escolas e hospitais. Se ele acha que nesses lugares têm bombas, salve as crianças, as pessoas com deficiência, os idosos e as mulheres desses lugares antes de bombardear, mas não fazem isso… O mundo inteiro está vendo o que está acontecendo.”

Cerca de 3.000 brasileiros manifestaram o desejo de retornar ao país em meio à invasão terrestre do exército israelense no Líbano. A tendência é que o Brasil reintegre cerca de 500 pessoas por semana.

Fonte: UOL

Nunes e Boulos superam Marçal em eleição acirrada e vão disputar 2º turno em SP

Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) vão disputar o segundo turno para a Prefeitura de São Paulo.

A projeção feita pelo Datafolha às 19h35 com base na votação computada até então foi confirmada por volta das 21h10 pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Com 100% das urnas apuradas, Nunes teve 29,48%, Boulos, 29,07%, Pablo Marçal (PRTB), 28,14%, Tabata Amaral (PSB), 9,91%, Datena (PSDB), 1,84%, e Marina Helena (Novo), 1,38%.

A última pesquisa Datafolha, divulgada no sábado (5), véspera do primeiro turno, traz a simulação de segundo turno em que Nunes pontua 52% ante 37% de Boulos. Uma parcela de 10% optaria pelo voto branco ou nulo e 1% disse não saber como votaria.

A corrida chegou à reta final indefinida, com as pesquisas mostrando um empate triplo com Marçal, que foi recebido com entusiasmo entre os eleitores de direita e, depois de factoides e ofensas pessoais contra os rivais ao longo da campanha, divulgou um laudo falso contra Boulos na última sexta-feira (4) para associá-lo ao consumo de drogas.

O enfrentamento entre o candidato de Jair Bolsonaro (PL) e o de Lula (PT) no segundo turno confirma a previsão inicial das campanhas, que foi colocada à prova diante do fenômeno Marçal e das reviravoltas em uma disputa marcada pela agressividade verbal e até física, com uma cadeirada e um soco em debates tensos.

A presença dos dois padrinhos, no entanto, foi menos ostensiva do que se pretendia, o que acabou por esvaziar, ao menos no primeiro turno e também graças ao terceiro oponente do PRTB, o caráter nacional da eleição na capital paulista —antes pintada como um terceiro turno da polarização entre lulistas e bolsonaristas vista em 2022.

Fonte: Folha de S. Paulo