Campus Ouricuri do IFSertãoPE prorroga inscrições de processo seletivo complementar para o curso de Agropecuária

Foram prorrogadas até a próxima segunda-feira, 7, as inscrições de um processo seletivo simplificado do IFSertãoPE de Ouricuri para o curso Técnico em Agropecuária, na modalidade subsequente. Os interessados devem preencher formulário eletrônico disponível neste link.

O campus oferta 30 vagas remanescentes, no turno da tarde, para o semestre letivo 2024.2. Os requisitos são: ter concluído o Ensino Médio ou equivalente, possuir um e-mail válido e estar logado em uma conta Google para preencher o formulário.

É preciso anexar o Histórico Escolar, ou documento equivalente, comprovando a escolaridade exigida para o curso. Outros documentos requeridos podem ser checados no Edital n° 014/2024.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

MPPE consegue liminar para que Prefeitura de Floresta regularize serviço de TFD

Atendendo a um pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em Ação Civil Pública, a Vara Única da Comarca de Floresta determinou, de forma liminar, que a Prefeitura de Floresta regularize o serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

A prefeitura deve promover, de forma integral, adequada e impessoal, os agendamentos de consultas a pacientes que forem solicitadas por médicos, bem como a garantia do Transporte Coletivo Intermunicipal regular até os hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Além dessas determinações, a decisão judicial frisa que deve haver ajuda de custo para alimentação ou diária completa ao paciente e eventuais acompanhantes.

O Ministério Público moveu a ação após averiguar que o serviço do TFD não estava sendo prestado de forma adequada em Floresta.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Polícia Civil apreende 1,6 kg de cocaína em Salgueiro

Policiais civis da 23ª Delegacia Seccional (DESEC) fizeram uma apreensão de 1,6 kg de cocaína na tarde dessa quinta-feira, 3, em Salgueiro. Os agentes receberam informações do setor de inteligência da unidade e montaram campana em um ponto estratégico da cidade, resultando na ação contra o tráfico de drogas.

De acordo com informações da 23ª DESEC, o entorpecente seria levado a um bairro da cidade para posterior distribuição no mercado ilícito local.

Uma pessoa flagrada com a droga foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil e submetida aos procedimentos cabíveis.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Justiça suspende divulgação das notas do bloco 4 do Concurso Nacional Unificado por acesso antecipado às provas no Recife

A Justiça do Distrito Federal determinou, nesta quinta-feira (3), a suspensão dos efeitos da prova do bloco 4 do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos”.

A liminar proíbe o governo de divulgar as notas desse grupo até o julgamento final do caso. A previsão inicial de publicação era no próximo dia 8.

A União pode recorrer da decisão. Ao g1, o Ministério da Gestão afirmou que ainda não foi notificado, mas que “reafirma o seu empenho para garantir a regular continuidade do certame”.

A decisão foi tomada pelo juiz Eduardo Rocha Penteado, da 14ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, em uma ação popular ajuízada contra o governo e a Fundação Cesgranrio, por causa de uma situação que ocorreu durante a aplicação das provas em Recife (PE).

Um grupo de candidatos do CNU, que fez prova na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Jornalista Trajano Chacon, recebeu pela manhã, por engano, o caderno que deveria ser entregue no período da tarde.

A situação foi denunciada por uma candidata nas redes sociais e, em setembro, o advogado Igor Oliva de Souza entrou com a ação popular.

Segundo a denúncia, os candidatos ficaram com as provas erradas por cerca de 11 minutos, até que perceberam o erro e informaram aos fiscais. Neste período, a concurseira chegou a anotar o nome na folha e ler algumas questões.

Na época, o Ministério da Gestão confirmou a ocorrência, mas disse que “a situação foi corrigida imediatamente” e “não afetou a aplicação nem o sigilo das informações”. À Justiça, a União também negou vazamento de conteúdo, dizendo que os cadernos teriam sido recolhidos antes da autorização para o início das provas.

No entanto, o juiz considerou que há elementos que derrubam os argumentos da União, como um um e-mail enviado por uma candidata, 12h51, relatando já ter conhecimento do conteúdo das questões.

“Sendo assim, em que pese a União alegar que o equívoco teria sido sanado a tempo de não causar prejuízo à lisura do certame, as provas dos autos indicam que os fatos não se limitaram à violação do malote com os cadernos de questões, mas avançaram para o vazamento do conteúdo das próprias questões, o que, ao tempo em que viola a isonomia entre os candidatos, contamina o prosseguimento do concurso com a pecha da imoralidade, exigindo-se, assim, a pronta atuação do Judiciário no caso concreto”, diz a decisão.

Fonte: G1

Lula diz que esperou “milagre de Deus” para que avião não caísse

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (3.out.2024) que ficou esperando por um “milagre de Deus” para que o avião presidencial, que deu pane no México, não caísse. A comitiva do petista ficou cerca de 5 horas dando voltas sobre a Cidade do México para gastar combustível e poder pousar em segurança depois de um problema técnico em uma das turbinas.

Em live com o candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (Psol) no Instagram, Lula declarou: “Eu pensei na minha vida, porque eu fiquei quatro horas e meia dentro do avião esperando um milagre de Deus para que não caísse. Pensei muito na minha vida, pensei em você [Boulos], pensei no povo de São Paulo, pensei nas pessoas humildes desse país que a gente tenta ajudar”.

Logo depois de decolar da Cidade do México na terça-feira (1º.out), o avião presidencial, um Airbus 319 CJ, apresentou problemas e sobrevoou em círculos a região do Aeroporto Internacional General Felipe Ángeles por quase 5 horas para queimar o combustível e poder pousar no local em segurança.

Lula e integrantes de sua comitiva trocaram de avião e decolaram novamente para Brasília. O presidente havia ido ao México para participar da cerimônia de posse da presidente Claudia Sheinbaum.

O comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, disse nesta quinta-feira (3.out.2024) que não há indícios de que houve colisão de pássaros com o avião.

Declarou, porém, que a hipótese não está descartada e que as investigações, conduzidas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), ainda determinarão as causas exatas da pane. Segundo ele, em nenhum momento houve o desligamento de um dos motores do avião.

De acordo com Damasceno, o Cenipa enviou 2 técnicos ao país caribenho para realizar a investigação do que se deu. Integrantes da Latam e da Aeroméxico também auxiliam. O militar afirmou ainda que o piloto do avião presidencial cumpriu corretamente todos os protocolos indicados para a situação.

Fonte: Poder 360