Casos de Mpox disparam em 160% na África e OMS decreta emergência global

Pela segunda vez em dois anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declara a Mpox uma emergência global. A decisão vem na esteira de um surto na República Democrática do Congo (RDC), que se espalhou para outros 12 países, incluindo quatro que ainda não haviam registrado casos neste ano: Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda. No total, a África tem mais de 17 mil notificações suspeitas — 14 mil apenas na RDC —, um aumento de 160% em relação há um ano. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças da África relataram 517 mortes. No Brasil, não há surto da doença.

Embora anteriormente fosse chamada de “varíola dos macacos”, a doença infecciosa não é causada por esses animais. A transmissão ocorre por humanos contaminados, quando há contato próximo com secreções ou objetos — o sexo é uma das vias de contágio. Não existe tratamento específico, mas há uma vacina que, no Brasil, é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para grupos prioritários, como profissionais de laboratório que trabalham com a família do vírus mpox, pacientes de HIV/Aids e pessoas que tiveram proximidade com indivíduos ou secreções de infectados.

“Está claro que uma resposta internacional coordenada é essencial para interromper os surtos e salvar vidas”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ao anunciar a emergência global. A nova classificação é técnica, e não significa que a doença é considerada pandemia, como a covid-19. “Apesar de termos esse alerta emitido, o foco não é gerar frenesi, mas, sim, estruturar de maneira coordenada ações que visem o controle de uma possível propagação, seja por meio de financiamento, seja compartilhamento de vacinas, medicamentos e até mesmo testes diagnósticos”, esclarece Rorgio Faitta Chitolin, biólogo molecular responsável técnico no Laboratório de Diagnósticos por Biologia Molecular.

Fonte: Correio Braziliense

PRF ajuda adolescente esquecido em posto de combustíveis em Cabrobó

Policiais rodoviários federais auxiliaram nesta quinta-feira, 15, um adolescente de 14 anos que tinha sido esquecido por uma van num posto de combustíveis de Cabrobó. O garoto caminhava pelo acostamento da BR-428, quando foi abordado e resgatado pela PRF.

Aos policiais, o rapaz relatou que a mãe tinha comprado uma passagem numa van para ele visitar a casa do pai, mas ao desembarcar em um posto para usar o banheiro, acabou sendo deixado para trás pelo motorista.

Morador de Petrolândia, o garoto já tinha andado 6 km em direção a Lagoa Grande, no momento em que recebeu o auxílio da polícia. Os agentes o levaram para o Creas de Cabrobó, de onde será encaminhado aos familiares.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Cardiologista Mazim Parente, natural de Salgueiro, morre aos 70 anos em Recife

Faleceu nessa quarta-feira, 14, aos 70 anos, o médico cardiologista Mazim Parente, natural de Salgueiro e com muitos familiares no município. Residindo em Serra Talhada há anos, Dr. Mazim foi vítima de um choque séptico decorrente de uma infecção generalizada.

Segundo o site Farol de Notícias, o cardiologista vinha tratando uma esteatose hepática (doença do fígado) há cerca de um ano. Após apresentar uma piora, foi internado em um hospital de Recife e veio a óbito ontem. O corpo está sendo velado e será sepultado em Serra Talhada.

Apaixonado por carros

Renomado profissional em toda a região, Mazim morava no bairro AABB e amava carros, principalmente antigos. Ele tinha uma coleção de 30 veículos, chegando a desfilar no 7 de Setembro do ano passado em um calhambeque pelas ruas de Serra Talhada.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Jovem da zona rural de Salgueiro que estava desaparecido é encontrado morto

Terminou de forma trágica a procura dos familiares pelo jovem Danilo de Donizete, que estava desaparecido do Sítio Sipaúba, zona rural de Salgueiro, desde o último sábado, 10. Ele foi encontrado morto nesta quinta-feira, 15, na região onde residia, já em estado de decomposição.

Segundo informações, Danilo sofria de depressão e saiu de casa desorientado no sábado, não retornando para o lar. A causa da morte ainda não foi confirmada, mas a suspeita é que ele tenha tirado a própria vida.

Primo 

Danilo é primo de Júnior, que também morava na Sipaúba e foi encontrado morto no canal da Transposição do Rio São Francisco em Penaforte-CE. A polícia descobriu que o rapaz tinha sido assassinado e jogado no canal.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

CREF12/PE encontra irregularidades em várias escolas com Operação Volta às Aula

Entre os dias 1º e 08 de agosto, o Conselho de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) realizou a Operação Volta às Aulas. A ação teve como objetivo fiscalizar os Profissionais de Educação Física que atuam nas escolas públicas e privadas de Pernambuco e os locais de prática da Educação Física nas unidades de ensino, onde foram vistoriados os materiais e os locais das aulas práticas e observando a segurança para as crianças e adolescentes.

174 escolas foram visitadas pelo CREF12/PE no estado de Pernambuco. “ Encontramos irregularidades em 64 escolas, seja por não ter aula de Educação Física, por não ter quadra coberta e nem materiais suficientes para as aulas práticas ou por funcionar com pessoas sem habilitação ministrando as aulas de Educação Física. O levantamento que foi feito nesta operação serviu para mapear onde estão as principais irregularidades. Faremos relatórios detalhados e cobraremos das autoridades competentes, para que os profissionais tenham condições de realizar um trabalho efetivo e que as crianças e adolescentes tenham um serviço de qualidade sendo prestado, com a orientação correta. Finalizamos a operação com 26 pessoas autuadas por atuarem de forma irregular”, destacou o chefe da Equipe de Orientação e Fiscalização do CREF12/PE, Marcelo Santos (CREF 005785-G/PE).

De acordo com o presidente do CREF12/PE, Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), a Operação Volta às Aulas ratifica o compromisso com a Educação Física e a Sociedade. “Queremos garantir, no mínimo, três aulas semanais de educação física, por turma, ministradas por Profissional de Educação Física regular junto ao CREF. Quadras cobertas em todas as escolas, carga horária de treinamento, o pagamento do novo piso salarial, além de boas condições de trabalho para todos os profissionais. Em cumprimento à legislação e respeito à sociedade e aos profissionais éticos, continuaremos as fiscalizações nas escolas municipais, estaduais, federais e privadas, bem como todos os locais denunciados”, explica.

O CREF12/PE utilizou Drones para filmar e fotografar, em alta resolução, ajudando no trabalho dos Agentes de Orientação e Fiscalização (que usam câmeras corporais). Todo o material será encaminhado ao Ministério Público (Estadual e da União), Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal e governos (federal, estadual e municipal) sobre exercício ilegal da profissão, condições de ciclovias, calçadas, academias, escolas, quadras, pistas, condomínios, parques, praias, praças, piscina, etc.

O Ministério Público Federal (MPF), Tribunais Regionais Federais (TRFs) de todo o país, inclusive jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmam a obrigatoriedade do registro no CREF para ministrar aulas de Educação Física na educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais e finais), médio e superior (faculdades e universidades).

Quem não se registrar no CREF, além de ser exonerado de suas funções, responderá criminalmente por exercício ilegal da profissão e crime contra as relações de consumo (art. 7º, VII, da Lei nº 8137/90), cumulado com multa de 1 (uma) a 5 (cinco) anuidades do Sistema CONFEF/CREFs (Art. 5º-G. VI e Art. 5º-H. § 2º da Lei 9696/98).

Santa Maria da Boa Vista: Mães e pais de alunos protestam contra falta de água em escolas municipais do Projeto Fulgêncio

Mães e pais de alunos de escolas municipais do Projeto de Irrigação Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista, protestaram contra falta de água nas unidades escolares nessa quarta-feira, 14. Por conta do problema, as aulas estão paralisadas, fato confirmado pela prefeitura. Empunhando cartazes, os manifestantes cobraram providências das autoridades responsáveis.

Segundo o G1, a Codevasf emitiu nota explicando que as paralisações dos serviços no Sistema Itaparica são decorrentes da falta de repasses da Chesf, real proprietária dos projetos, para o custeio das despesas de operação, manutenção e assistência técnica aos reassentados dos perímetros irrigados.

Leia a nota completa abaixo:

“Os projetos de irrigação que compõem o Sistema Itaparica possuem caráter social e servem a famílias de agricultores reassentados pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) na década de 1990, quando da instalação da Usina Hidrelétrica de Luiz Gonzaga.

A Chesf, real proprietária dos projetos de irrigação, paralisou em 2014 os repasses financeiros com os quais a Codevasf custeava despesas de operação, manutenção, energia elétrica e assistência técnica do Sistema.

Ao longo dos últimos dez anos a Codevasf tem envidado esforços para manter a operação dos projetos, remanejando orçamento de outras iniciativas e cancelando outros investimentos.

A Companhia também ajuizou ação contra a Chesf com o objetivo de assegurar que a instituição reassuma a responsabilidade pelas despesas de operação, manutenção e energia elétrica do Sistema Itaparica. Em diversas oportunidades a Codevasf buscou diálogo com a Chesf com o objetivo de resolver a questão, sem êxito.

A Codevasf é sensível às necessidades dos agricultores e das comunidades locais e tem mantido diálogo permanente com outras instituições de governo e com membros do Congresso Nacional em busca de soluções para os projetos”.

Leia também: Bispos de Petrolina-PE e Floresta-PE e Administrador Diocesano de Juazeiro-BA emitem carta sobre situação dos reassentados do Sistema Itaparica

Da redação do Blog Alvinho Patriota

7° BPM celebra recorde de 65 dias sem registro de homicídios no Araripe

O 7° BPM, sediado em Ouricuri, está celebrando 65 dias sem registro de homicídios em sua área de abrangência, que engloba o Sertão do Araripe. A marca foi alcançada nessa quarta-feira, 14, sendo o maior período sem ocorrências de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) de toda a série histórica do batalhão. Anteriormente, em 2005, a unidade tinha chegado a 63 dias sem homicídios.

Com uma média histórica na região de um homicídio a cada 9 dias, o novo recorde conquistado pelo 7° BPM é bastante significativo. O batalhão faz a segurança ostensiva dos municípios de Ouricuri, Bodocó, Exu, Granito, Santa Cruz, Santa Filomena e Moreilândia.

De acordo com o comando do batalhão, o resultado é fruto de diversos fatores, como a proatividade da tropa, o Programa Proteger, que vem funcionando de forma experimental desde abril, além de parcerias com a Polícia Civil, através da Dinter II, a 9ª CIPM, sediada em Araripina e a 24ª Delegacia Seccional.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

MPPE recomenda que Autarquia Educacional de Petrolina não celebre novo contrato com profissional que já tenha vínculo com a instituição

Profissionais que mantenham ou tenham mantido vínculo com a Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVS/FACAPE) nos últimos 24 meses, não devem ser contratados através de um novo processo seletivo simplificado que está sendo realizado pela instituição. Essa recomendação foi enviada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) à autarquia, destacando que se for celebrado um novo contrato, o período vai ultrapassar o determinado na Lei Municipal n° 1.062/2001 para esse tipo excepcional de contratação, desvirtuando a própria natureza da exceção constitucional.

O MPPE orientou a AEVS a restabelecer no edital uma cláusula que impede a participação de professores contratados e com vínculo institucional ativo. Desse modo, deve ser mantida a obrigatoriedade de apresentação, pelo candidato, de declaração de não vinculação nos últimos 24 meses que antecedem a data da contratação, como condição para a convocação e celebração de contrato no novo processo seletivo.

“O que se busca evitar é a repetição de processos seletivos para cargos de necessidade permanente (como o de professor, por exemplo), desvirtuando a urgência e a natureza excepcional dos contratos temporários, cuja celebração é constitucionalmente autorizada em último caso, desde que indispensável, sendo vedada para os serviços ordinários que estejam sob o espectro das contingências normais da Administração”, destaca a promotora Cíntia Micaella Granja, da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Jovem é preso em Serrita ao tentar vender moto roubada

A Polícia Militar prendeu nessa quarta-feira, 14, na Avenida Coronel Chico Romão, em Serrita, um jovem que se dirigiu à cidade para vender uma moto roubada. Os militares receberam uma denúncia e prenderam o suspeito após ele se desequilibrar e cair do veículo em tentativa de fuga. A moto Honda CG 125 Fan estava sem placa e com numeração do chassi e motor suprimida.

Levado para a Delegacia de Polícia Civil, o rapaz ainda tentou fugir novamente pelo matagal, mesmo algemado, mas não conseguiu. Depois acabou confessando que havia adquirido a moto de origem ilícita na feirinha de Ouricuri por R$ 1.000 e tinha costume de negociar veículos de procedência duvidosa.

O indivíduo também confessou que tinha outra moto em casa, modelo Yamaha YBR 125/SED e a polícia descobriu que ela tinha sido furtada em Juazeiro do Norte-CE no dia 2 de agosto. O veículo foi apreendido por policiais militares do 7° BPM, que se deslocaram à residência do acusado em Bodocó.

Com as provas de práticas criminosas, o rapaz foi autuado em flagrante delito na Delegacia de Polícia Civil de Serrita.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Polícia cumpre mandado de prisão em Salgueiro expedido em Jardim-CE por débito alimentar

Um mandado de prisão civil expedido pela Vara Única da Comarca de Jardim-CE foi cumprido por policiais militares do 8° BPM no início da noite dessa quarta-feira, 14, em Salgueiro. O preso é acusado de débito alimentar no valor de mais de R$ 13 mil, com acréscimo de 20% de honorários de sucumbência.

Os PMs efetuaram a prisão em conjunto com a equipe Malhas da Lei na localidade conhecida como Castelinho, às margens da BR-116. Após ser capturado, o homem foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil da cidade e recolhido ao presídio.

A Justiça do Ceará determinou prisão civil pelo prazo de 30 dias ou até o pagamento do débito equivalente a três prestações vencidas.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

AGE visita empresas do polo gesseiro do Sertão do Araripe

Equipes da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) visitarão na próxima segunda, 19, e terça-feira, 20, empresas do polo gesseiro do Sertão do Araripe. Será apresentada aos empreendimentos em Araripina a linha de crédito especial AGE Gesso. O financiamento permite que as empresas se modernizem, convertendo seus equipamentos para uso da matriz energética do gás natural.

A AGE oferece a cada empresa ou grupo econômico financiamento de até R$ 3 milhões, com taxa de juros de 0,7% ao mês, equalizada pelo fundo Inovar. Os empresários recebem prazo de carência de seis meses e podem pagar em até 36 parcelas.

“Nossa presença no Araripe reafirma o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região. A AGE, em parceria com a Copergás, a Adepe e outros órgãos da administração estadual, está empenhada em oferecer o melhor atendimento e condições diferenciadas aos empreendedores locais”, ressalta a diretora-presidente da AGE, Angella Mochel.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

IFSertãoPE recebe grupo de país africano para capacitação sobre cadeia produtiva do caju

No próximo domingo, 18, o Campus Sede do IFSertãoPE, situado em Petrolina, receberá uma delegação de produtores, transformadores de caju e representantes diplomáticos e ministeriais do Brasil e de Benin, país localizado na África. O grupo vai conferir os processos realizados pelo IFSertãoPE para transformar o caju em diversos produtos, como doces e bebidas.

Durante a visita ao Vale do São Francisco, o grupo do país africano também conhecerá uma agroindústria de processamento de frutas em Uauá-BA, vinícolas e produtores de suco em Casa Nova-BA e uma loja especializada em produtos da caatinga em Juazeiro-BA. Saindo da região, a delegação vai a Picos-PI conhecer uma fábrica que produz cajuína e polpa de caju e uma indústria de doces em Ipiranga-PI.

A missão faz parte de um projeto de fortalecimento do potencial produtivo e de transformação do caju no Benim (Benim Caju), gerenciado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada aos Ministério das Relações Exteriores. As atividades são executadas pelo IFSertãoPE e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca de Benim. O financiamento é da ONU, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Câmara de Vereadores de Salgueiro aprova duas suplementações orçamentárias do Poder Executivo na ordem de R$ 10,9 milhões

Dois projetos de lei de suplementação orçamentária do Poder Executivo foram aprovados na Câmara de Vereadores de Salgueiro durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira, 14. Juntos, os dois PLs permitiram abertura de crédito na ordem de R$ 10.917.420,63.

O primeiro projeto apreciado foi o de n° 013/2024, com abertura de crédito adicional na importância de R$ 8.440.327,29. Em seguida os vereadores votaram o de n° 014/2024, suplementando o orçamento em R$ 2.477.093,34. As duas propostas foram votadas em dois turnos, com a quebra do interstício legal.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Caixa-preta do avião da Voepass gravou gritos e pergunta do copiloto sobre ‘dar potência’ à aeronave

O gravador de voz da cabine do avião ATR-72 que caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9) registrou conversas do copiloto sobre “dar potência” à aeronave minutos antes da queda, além de gritos na aeronave.

As informações foram obtidas com exclusividade pelo Jornal Nacional. O acidente provocou a morte de todas as 62 pessoas que estavam na aeronave operada pela Voepass, antiga Passaredo, incluindo os quatro tripulantes.

As cerca de duas horas de transcrição foram feitas pelo laboratório de leitura e análise de dados do Centro de Investigação e Prevenção e Acidentes (Cenipa), vinculado à Força Aérea.

Segundo os investigadores, a análise preliminar dos dados indica que o ATR 72-500 perdeu altitude de forma repetina. E que a análise do áudio da cabine, sozinha, não é capaz de cravar uma causa aparente para a queda.

Conversa do copiloto, gritos e estrondo

A transcrição do áudio da caixa-preta mostra que, ao perceber que o avião estava perdendo sustentação, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva perguntou o que estava acontecendo.

Disse que era preciso “dar potência” – uma tentativa de estabilizar a aeronave e impedir a queda. O que, infelizmente, não foi possível.

Cerca de um minuto se passou entre a constatação da perda de altitude e o choque do avião contra o solo. Neste tempo, segundo os investigadores, o áudio registra que a tripulação tentou reagir.

A gravação é finalizada com gritos e com o estrondo do choque da aeronave contra o chão.

Causa ainda é investigada

O ATR 72-500 tem as hélices da parte de cima da fuselagem, muito próximas da cabine de comando. O que, segundo investigadores, provocou muito barulho e aumentou a dificuldade para decifrar os diálogos gravados.

Mesmo assim, em uma análise preliminar, o Cenipa não identificou sons característicos de alertas que poderiam “guiar” a investigação sobre as causas: o alarme de presença de fogo, de falha elétrica ou de pane no motor, por exemplo.

Os dados da caixa-preta, nessa primeira avaliação, ainda não permitem confirmar ou descartar a principal hipótese levantada pelos especialistas nos últimos dias: a de que o avião teria caído em razão da formação de gelo nas asas, seguida de uma perda de estabilidade (“estol”, no jargão).

A confirmação da causa do acidente vai depender da análise de mais registros das caixas-pretas – e da combinação de todas essas informações.

O relatório preliminar sobre o caso deve ficar pronto em 30 dias. Nesse prazo, os investigadores esperam desvendar o “contexto” da tragédia – considerado nebuloso até o momento.

Fonte: G1

Senado aprova projeto para renegociar dívida dos estados

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (14/8), o projeto de lei complementar (PLP) nº 121/2024, que institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

Foram 70 votos favoráveis, nenhuma abstenção e apenas dois votos contrários: dos senadores Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

A proposta é de autoria do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ele tomou a dianteira na discussão do texto com governadores e com a equipe econômica do governo federal em busca de um consenso.

Entes federativos poderão reduzir, do valor da dívida, ativos transferidos para a União. Se enquadram, por exemplo, imóveis, participações em empresas públicas, entre outros bens.

O projeto foi relatado por Davi Alcolumbre (União-AP). O senador propôs uma “escada” de cinco anos para estados que migrarem do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para o Propag. O valor seria reduzido em 20% do original no primeiro ano, 40% no segundo, 60% no terceiro e 80% no quarto, alcançando 100% no quinto ano.

Fonte: Metrópoles