Correios: funcionários entram em greve por tempo indeterminado em 9 estados

Trabalhadores dos Correios do Brasil estão em oficialmente em greve desde quinta-feira (8). A paralisação foi aprovada em assembleias em nove estados, organizada pela Federação Interestadual dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Findect).

A greve por tempo indeterminado envolve carteiros, motoristas e trabalhadores das áreas de tratamento e atendimento de correspondências. Os seguintes estados contam com sindicatos que aderiram aos atos: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Alagoas, Maranhão, Piauí e Tocantins.

As reivindicações incluem um reajuste salarial considerado “justo” e válido ainda para 2024, melhores condições de trabalho e a realização de novos concursos públicos para ampliar o quadro de funcionários.

 O custo atual do plano de saúde oferecido, que inclui coparticipação, também é uma reclamação do sindicato. A organização critica ainda uma “postura intransigente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) nas negociações”.

Em uma carta aberta, o sindicato explicou as condições atuais para a população e convocou mais colaboradores para os atos.

A Findect propõe a redução da coparticipação para 15% em procedimentos como consulta e exames, além de isenção em tratamentos de longa duração ou “procedimentos de alta complexidade” e a reintegração dos pais, mães e aposentados que foram excluídos dos planos.

O lado dos Correios

De acordo com um comunicado oficial dos Correios, o serviço seguiu “operando normalmente em todo o país” na quinta-feira (8), mesmo com a greve.

As agências continuaram abertas a partir de medidas como “remanejamento de profissionais e realização de horas extras para cobrir as ausências pontuais e localizadas”. O sindicato contesta a situação e alega que a adesão à greve foi alta.

Fonte: TecMundo

Avião com 62 a bordo cai no interior de SP

Um avião comercial de médio porte caiu no início da tarde desta sexta-feira (09/08) em Vinhedo, no interior de São Paulo.

De acordo com a companhia que operava a aeronave, a Voepass (antiga Passaredo), o avião levava 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, não há sobreviventes.

Esse é o quinto acidente com maior número de vítimas dentro do espaço aéreo brasileiro na história e o maior desde a queda do avião da TAm em Congonhas em 2007, que deixou 199 mortos.

O Corpo de Bombeiros local mobilizou sete equipes para atender o desastre.

A aeronave envolvida no acidente, um turboélice modelo ATR-72, havia decolado de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, em São Paulo. O local da queda fica a cerca de 100 km de Guarulhos.

Segundo informações da EPTV, afiliada local da TV Globo, a aeronave caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo. O primeiro chamado de emergência ocorreu às 13h28 no horário local.

Vídeos registrados por moradores locais mostraram a aeronave em queda livre antes de atingir o solo, parecendo estar em estol – quando a aeronave perde a sustentação que lhe permite voar.

Fotografias tiradas no local da queda mostram a aeronave completamente destruída e em chamas, indicando ainda que ela caiu dentro de um condomínio residencial fechado e atingiu veículos estacionados. Também não há informações sobre possíveis vítimas em solo.

Fonte: DW

Madeiras em situação irregular apreendidas pela PRF em Garanhuns e Ouricuri são doadas para instituições de ensino

Essa semana o IBAMA doou para a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), localizada em Garanhuns, uma parte de madeiras em situação irregular apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em fiscalizações no município.

O reitor da universidade destacou a importância da doação para a entidade. “Esta madeira será de grande valia para nossos projetos e a parceria com o IBAMA e a PRF é um exemplo de como a união de esforços pode trazer benefícios significativos para a sociedade”, disse.

Já nesta sexta-feira, 9, o Campus Ouricuri do IFSertãoPE também recebeu doação de madeira apreendida pela PRF durante abordagens na BR-316, no dia 1° de agosto. A instituição sinalizou que utilizará o material em sua área produtiva, como no curral, caixas para abelhas, aprisco e galinheiros.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

OAB-PE inaugura sede da Subseção Ouricuri

O trabalho dos advogados do Sertão do Araripe recebeu um reforço importante nessa quinta-feira, 9, com a inauguração da sede da Subseção Ouricuri. As instalações foram inauguradas pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), com a presença do presidente da instituição, Fernando Ribeiro, a vice-presidente, Ingrid Zanella, e a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Anne Cabral. Eles foram recepcionados pelo presidente da OAB Ouricuri, Adérito Aquino.

Na oportunidade, o presidente da OAB-PE falou sobre a alegria de abrir mais uma sede no Sertão. “É com grande satisfação que fazemos essa entrega para a advocacia de Ouricuri. Com esta sede, os colegas advogados e advogadas terão um local de encontro, um local de trabalho, através do coworking, e estarão mais próximos dos serviços que a nossa Ordem oferece”, ressaltou.

Adérito comentou que foi um grande dia para Ouricuri e região. “É a casa da cidadania que recebemos com muita alegria”, disse, destacando que o prédio da nova sede também contempla advogados de Bodocó, Exu, Granito, Santa Cruz e Santa Filomena.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Polícia Civil prende homem com quase 20 kg de cocaína em Petrolina

Um homem foi preso por policiais civis nessa quinta-feira, 8, em Petrolina, durante mais uma ação da 12ª Divisão de Narcotráfico (DENARC). Ele foi flagrado com 19,3 kg de cocaína, após chegar de viagem do Piauí.

De acordo com o blog de Carlos Britto, o indivíduo era investigado pela DENARC há meses, por realizar constantes viagens com entorpecentes. Nessa quinta, depois de chegar do Piauí, os policiais flagraram o momento que ele recebeu uma caixa na Av. Sete de Setembro e saiu rapidamente do local.

A equipe fez o acompanhamento e o abordou num momento mais propício, confirmando a suspeita de que ele estava com entorpecente. O investigado foi conduzido para a delegacia de combate ao tráfico e autuado em flagrante delito.

 Da redação do Blog Alvinho Patriota

Ministério da Saúde informa caso de anomalia congênita associada ao vírus Oropouche

O Ministério da Saúde registrou nesta quinta-feira (8) o caso de um bebê nascido no Acre com anomalias congênitas associadas à transmissão vertical de Oropouche. O bebê veio a óbito na última semana, após 47 dias de vida. A mãe, de 33 anos, havia apresentado rash cutâneo (erupções) e febre no segundo mês de gravidez, e os exames laboratoriais no pós-parto deram resultado positivo para o vírus Oropouche.

Exames realizados nos laboratórios do Instituto Evandro Chagas (IEC/SVSA/MS), em Belém, apontaram a existência de material genético do vírus em diferentes tecidos do bebê que nasceu com microcefalia, malformação das articulações e outras anomalias congênitas. A análise também descartou outras hipóteses diagnósticas. No entanto, a correlação direta da contaminação vertical de Oropouche com as anomalias ainda precisa de uma investigação mais aprofundada, que vem sendo acompanhada pelo Ministério da Saúde e Secretaria do Estado de Saúde do Acre.

Dentro das ações da Sala Nacional de Arboviroses, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, tem se reunido com especialistas de sociedades científicas e gestores das áreas de vigilância e assistência à saúde para ouvir as análises sobre a doença. Pelo ineditismo dos recentes registros de casos de transmissão vertical de Oropouche, o Ministério da Saúde promoverá seminário científico nacional sobre o tema na próxima semana. No início do mês, foi realizado um evento conjuntamente com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.

Uma nota técnica atualizada será enviada aos estados e municípios com orientações para a metodologia de análise laboratorial, vigilância e a assistência em saúde sobre as condutas recomendadas para gestantes e recém-nascidos com sintomas compatíveis com Oropouche.

A partir deste ano, a detecção de casos de Oropouche aumentou no país em decorrência da estratégia do Ministério da Saúde de enviar testes diagnósticos para todos os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) do país, que passaram a testar para Oropouche os casos negativos para dengue, Zika e chikungunya. Anteriormente, esse tipo de exame era feito apenas nos estados da região Amazônica.

O Ministério da Saúde vem monitorando a situação de Oropouche no Brasil em tempo real, por meio da Sala Nacional de Arboviroses. Será publicado, nos próximos dias, o Plano Nacional de Enfrentamento às Arboviroses, incluindo dengue, Zika, chikungunya e Oropouche.

Fonte: Ministério da Saúde

GRE Sertão Central realiza Feira Agropedagógica em Salgueiro nesta sexta-feira

A Gerência Regional de Educação do Sertão Central (GRE Sertão Central) realiza na tarde desta sexta-feira, 9, em Salgueiro, a Feira Agropedagógica. O evento ocorrerá no Polo Bomba, das 16h às 22h, com objetivo de dar visibilidade aos produtos agrícolas desenvolvidos nas aulas das turmas da Educação de Jovens e Adultos do Campo (EJA Campo).

Na programação estão previstas apresentações culturais, música, poesia, exposição de produtos cultivados pelos estudantes, artesanato e culinária regional. A feira terá participação de comunidades quilombolas de Mirandiba, Conceição das Crioulas, Santana, povos Atikum e dos movimentos sociais MST e FETAPE.

Idealizada pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE), as Feiras Agropedagógicas são uma oportunidade para estudantes exporem produtos cultivados por eles mesmos, abrangendo diversas disciplinas e temáticas educativas.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Câmara de Vereadores de Salgueiro aprecia projeto que institui prática de jiu-jitsu como atividade extracurricular nas escolas

Foi colocado em pauta na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Salgueiro da última quarta-feira, 07, o Projeto de Lei Ordinária n° 35/2024, que institui o ensino do jiu-jitsu como atividade extracurricular nas unidades de ensino da rede pública do município. A proposta é do presidente da Mesa Diretora, Sávio Pires.

O texto determina que o ensino de jiu-jitsu poderá ser oferecido às crianças e adolescentes matriculados nas escolas públicas, por meio de parcerias com pessoas físicas, associações, federações, confederações e outras entidades ligadas ao esporte.

As unidades escolares também poderão disponibilizar cartilhas, folders, exposições, entre outros meios didáticos e pedagógicos para a melhor disseminação do tema.

Posto em votação por Flavinho Barros, que presidiu a primeira Sessão Ordinária de agosto, o projeto recebeu pedido de vista de Bruno Marreca e acabou com a discussão adiada.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Salgueiro tem 114 pré-candidatos à Câmara de Vereadores registrados no sistema Divulga Cand do TSE

Criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para dar transparência às candidaturas, o sistema Divulga Cand já conta com 114 pré-candidatos à Câmara de Vereadores de Salgueiro nas Eleições Municipais de 2024. Como a casa legislativa salgueirense possui 15 vagas, esse número representa uma proporção de 7,6 candidatos por vaga, mas pode aumentar, já que os registros seguem até 15 de agosto. O quantitativo é inferior à eleição de 2020, quando foram registradas 138 candidaturas.

Entre os pretensos candidatos, 13 já são vereadores e tentarão a reeleição: Sávio Pires (PRD), Professor Agaeudes (Republicanos), Henrique Leal Sampaio (PSD), Léo Parente (PRD), Zé Carlos (Republicanos), Baldin dos Anjos (PRD), Flavinho Barros (PSD), Eliane Alves (PSB), Mariano Barros (PSB), Bruno Marreca (PSB), Fátima Carvalho (PSB), Nildo Bezerra (PP) e Tiago Arraes (MDB).

Os outros são ex-vereadores que tentam voltar à câmara, candidatos que já disputaram vaga no legislativo em eleições passadas, mas não conseguiram, e novos postulantes ao cargo de representante do povo.

Os eleitores poderão votar em candidatos de coligações formadas pelo PRD, PSB, Solidariedade, PP, MDB, PSD, Republicanos e da Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV).

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Polícia apreende maconha, crack e cocaína em ação contra o tráfico em Araripina

A Polícia Militar da 9ª CIPM apreendeu maconha, crack e cocaína nessa quinta-feira, 8, em um matagal próximo a um campo de futebol no Alto do Adelino, em Araripina. O efetivo foi ao local depois de receber informações da equipe Malhas da Lei sobre tráfico de drogas na área.

Segundo o comunicador Roberto Gonçalves, os policiais abordaram um suspeito na localidade e encontraram com ele 625 gramas de crack, 541 gramas de cocaína, 348 gramas de maconha e uma faca.

Todo o material apreendido foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Araripina, juntamente com o suspeito, que está sendo investigado.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Polícia erradica cerca de 5 mil pés de maconha na zona rural de Salgueiro

Aproximadamente 5 mil pés de maconha foram erradicados por policiais militares do 8° BPM no início da noite dessa quinta-feira, 8, no Sítio Solta, zona rural de Salgueiro. Os PMs fizeram a operação com informações obtidas pelas equipes Malhas da Lei e do Núcleo de Inteligência do batalhão (NIS/3).

A princípio os PMs foram averiguar uma denúncia de plantio de maconha no Sítio Carnaúba, zona rural de Serrita, mas chegando ao local um suspeito disse a plantação tinha sido removida e replantada na zona rural de Salgueiro.

No Sítio Solta os militares encontraram o plantio, que foi erradicado, exceto uma pequena amostra levada à delegacia para a confecção do boletim de ocorrência. Os policiais também encaminharam para a delegacia o suspeito encontrado na propriedade em Serrita.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Petrolina sedia seminário sobre projeto do Ministério Público contra todas as formas de discriminação

Por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (CAO Cidadania), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) iniciou essa semana o novo projeto institucional “MP Antidiscriminatório: Integração em rede contra todas as formas de discriminação”. O 1° Seminário Regional do projeto começou ontem em Petrolina e segue até hoje, 9, na FACAPE.

A iniciativa tem como finalidade construir e promover propostas para uma atuação integrada do MPPE, em rede com agentes, órgãos e instituições de defesa de direitos humanos pela formulação e execução de políticas públicas contra atos discriminatórios. O evento de lançamento abrange as circunscrições ministeriais de Salgueiro e Petrolina.

“Contamos com o apoio e participação dos integrantes do MPPE para mobilizar a nossa instituição e articular com os órgãos do Estado e organizações da sociedade civil, para que, juntos, possamos somar esforços, de forma integrada, na luta antidiscriminatória”, ressalta o coordenador do CAO Cidadania, promotor de Justiça Fabiano Pessoa.

O seminário conta com a participação de representantes do Núcleo de Apoio à Mulher (NAM), Caravana da Pessoa Idosa, GT-Racismo, Núcleo de Direito LGBT (NDLGBT), Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPCD) do CAO Cidadania do MPPE e Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (NAV).

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Governadora entrega 112 novas viaturas para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros

Nessa quinta-feira, 8, a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora, Priscila Krause, renovaram a frota das forças de segurança de Pernambuco, com a entrega de 112 novas viaturas para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. A ação faz parte do programa Juntos pela Segurança, que já renovou 85% dos veículos das duas corporações.

Através de uma parceria entre as secretarias de Educação e Esportes (SEE) e de Defesa Social (SDS), 60 dessas viaturas vão para a Patrulha Escolar. A ação objetiva garantir maior segurança no ambiente escolar, com patrulhamento nos arredores das escolas, cobrindo as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs).

Para as ações de combate à criminalidade, a Polícia Militar recebeu 30 novas viaturas com tração 4×4, permitindo a presença policial mesmo em áreas de difícil acesso. Já para o Corpo de Bombeiros foram destinados 22 novos automóveis, que serão usados nas ações de vistorias técnicas em todo o Estado.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

OAB-PE faz desagravo em favor de dois advogados em Petrolina

Na manhã desta sexta-feira, 9, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) fará um desagravo público em Petrolina, em favor dos advogados Aristides Ferreira Sampaio Júnior e Vinícius Ferreira Sampaio. O ato em defesa das prerrogativas da advocacia será conduzido pelo presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro, e a vice-presidente, Ingrid Zanella, a partir das 10h, em frente ao Fórum Trabalhista de Petrolina, onde os advogados foram impedidos de exercer suas atividades durante uma audiência.

Aristides e Vinícius denunciaram à Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) da OAB-PE que sofreram várias arbitrariedades no fórum, como a negativa de inclusão de requerimento em ata, além de serem ironizados pelo juiz. Em sua defesa, o magistrado encaminhou relatório para a OAB e Polícia Federal, alegando ter sido vítima de ameaças e desacato. No entanto, segundo a OAB-PE, ficou comprovado que o documento não correspondia com a realidade dos fatos, com base nas gravações da audiência.

“É inaceitável que qualquer ato que viole as prerrogativas dos advogados passe em branco”, afirmou o presidente da OAB-PE.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Emendas Pix: Dino condiciona repasses à ‘transparência e rastreabilidade’

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, manteve decisão em que estabeleceu como condição para o pagamento das emendas Pix a devida transparência e rastreabilidade dos repasses. Dino submeteu o despacho ao crivo do Plenário da Corte, em sessão virtual prevista para o dia 23, e deu 30 dias para que o Congresso preste esclarecimentos sobre o tema.

A decisão foi assinada nesta quinta, 8, após o procurador-geral da República, Paulo Gonet, argumentar a inconstitucionalidade das ‘emendas Pix’. O chefe do Ministério Público Federal argumentou que o mecanismo – revelado pelo Estadão – não é “admissível”, considerando a falta de transparência e de rastreabilidade dos recursos.

Gonet pediu ao STF que suspendesse imediatamente os dispositivos que instituíram as emendas Pix, destacando os riscos das transferências especiais em períodos eleitorais. Dino “acolheu parcialmente” o pedido e determinou que os repasses só podem ser executados se forem atendidos os requisitos de transparência e rastreabilidade.

O ministro abriu brecha para transferências especiais em dois casos: obras em andamento e calamidade pública. Tais previsões não constavam da decisão que o ministro assinou na semana passada, no bojo de ação movida pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

No despacho, Dino ressaltou o “conjunto de dados que sinalizam a insuficiência dos instrumentos de planejamento e a inadequação dos mecanismos de transparência e de rastreabilidade quanto às transferências especiais”. Alertou para a “possibilidade de danos irreparáveis ao erário e à ordem constitucional, decorrentes da realização de repasses sem o atendimento dos pressupostos constitucionais da transparência e da rastreabilidade”.

No despacho, Dino ressaltou o “conjunto de dados que sinalizam a insuficiência dos instrumentos de planejamento e a inadequação dos mecanismos de transparência e de rastreabilidade quanto às transferências especiais”. Alertou para a “possibilidade de danos irreparáveis ao erário e à ordem constitucional, decorrentes da realização de repasses sem o atendimento dos pressupostos constitucionais da transparência e da rastreabilidade”.

Dino sinalizou que pode rever as ordens caso o Executivo e o Legislativo adotem “medidas concretas” para resolver os problemas de transparência apontados pela Procuradoria-Geral da República. “Tais medidas concretas de adequação à Constituição serão examinadas após a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2025, a fim de aferir o atendimento do devido processo orçamentário – constante da Constituição”, anotou.

Dino sinalizou que pode rever as ordens caso o Executivo e o Legislativo adotem “medidas concretas” para resolver os problemas de transparência apontados pela Procuradoria-Geral da República. “Tais medidas concretas de adequação à Constituição serão examinadas após a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2025, a fim de aferir o atendimento do devido processo orçamentário – constante da Constituição”, anotou.

Fonte: Estadão