Padre Cícero: entre a santidade e a política aos 90 anos de morte

Milagres, guerra e política marcaram a vida de Padre Cícero Romão, considerado um dos personagens mais importantes da história do Brasil. Este sábado (20) marcou os 90 anos de morte do sacerdote, que ainda hoje mobiliza centenas de milhares de pessoas a Juazeiro do Norte (CE) todos os anos.

Nascido em 1844, no Crato (CE), sertão cearense, Padre Cícero (mais conhecido como Padim Ciço) é considerado santo por uma multidão de devotos e Juazeiro do Norte é tido como um local sagrado.

A cozinheira e costureira Marinez Pereira do Nascimento, de 58 anos, que é mestra de cultura popular, relatou a devoção que tem a Padre Cícero e Maria de Araújo, beata que protagonizou os famosos milagres das hóstias.

“Minhas letras [de músicas de coco] falam muito sobre o Padre Cícero porque, para mim, ele é santo. O Padre Cícero veio para transformar Juazeiro. Ele é um enviado de Deus para a região do Cariri. Se não fosse o Padre Cícero, não existia Juazeiro, não existia romaria. A beata Maria de Araújo, para mim, faz e fez o mesmo papel que Nossa Senhora”, explicou.

A cozinheira e costureira Marinez Pereira do Nascimento, de 58 anos, que é mestra de cultura popular, relatou a devoção que tem a Padre Cícero e Maria de Araújo, beata que protagonizou os famosos milagres das hóstias.

“Minhas letras [de músicas de coco] falam muito sobre o Padre Cícero porque, para mim, ele é santo. O Padre Cícero veio para transformar Juazeiro. Ele é um enviado de Deus para a região do Cariri. Se não fosse o Padre Cícero, não existia Juazeiro, não existia romaria. A beata Maria de Araújo, para mim, faz e fez o mesmo papel que Nossa Senhora”, explicou.

Da religião para política

O historiador e professor Régis Lopes, da Universidade Federal do Ceará (UFC), ressalta que a partir do trabalho religioso, Padre Cícero se tornou um importante político do seu tempo.

“O político é uma consequência do religioso. O prestígio que ele tem em relação aos devotos, às notícias sobre os milagres e toda essa repercussão que vai entrar em choque com a Igreja e em sintonia com essas tradições sertanejas transforma o Padre Cícero em um santo vivo. Então, tudo decorre daí. O prestígio político dele vem daí”, explicou.

O religioso foi prefeito de Juazeiro por sucessivos mandatos, chegando a ocupar o cargo de vice-governador do Ceará.

Visão equivocada

Filho de romeiros, o professor, escritor e memorialista Renato Dantas, de 75 anos, critica a visão que considera equivocada de parte da academia e que intelectuais têm de Juazeiro e dos romeiros, retratados muitas vezes como “fanáticos”.

“Comecei a estudar para saber até que ponto nós poderíamos ser fanáticos ou guardadores de uma memória da religiosidade popular. Cheguei à conclusão de que Juazeiro é o repositório dessa memória e que os romeiros e as romeiras consideram aqui um espaço sagrado”, explicou.

Para o juazeirense, o sonho que Padre Cícero teria tido – no qual Jesus teria orientado ele a “tomar de conta” daquele povo – os milagres das hóstias e a guerra de 1914 do Ceará são os três elementos que constroem essa religiosidade.

“A forma como o Juazeiro foi se construindo nesse local sagrado foi um sonho, um milagre e uma guerra. Para mim, são os três aspectos que consolidam a posição de Padre Cícero no Juazeiro, da compreensão romeira a respeito de Juazeiro”, defendeu Dantas.

Revolta de Juazeiro

Em 1914, ocorreu a chamada Revolta ou Sedição de Juazeiro. O governo do Ceará mandou cercar a cidade na tentativa de desarticular o poder que Padre Cícero exercia na região. A resistência armada popular conseguiu não apenas romper o cerco, mas marchar até Fortaleza e derrubar o então governo local de Franco Rabelo.

“O fato é que Juazeiro só consegue se revoltar por conta da força de atração do Padre Cícero em Juazeiro. Ele chama mesmo as pessoas para defender Juazeiro. Se não houvesse esse prestígio, não teria acontecido nada porque Juazeiro era uma cidade pequena, não tinha como construir um batalhão”, contou o professor Régis Lopes.

Anos antes, em 1911, a atuação de Padre Cícero levou à autonomia política de Juazeiro do Norte, que até então era um distrito do Crato. Apesar do envolvimento político, o historiador Régis Lopes diz que o Padre dedicava seu tempo e energia para questões religiosas, deixando as articulações políticas para o aliado Floro Bartolomeu.

“Para muita gente, o Floro era o prefeito de Juazeiro porque na prática ele era quem fazia mesmo essa articulação. As preocupações do Padre Cícero eram outras. A documentação escrita do Padre Cícero mostra que a vida dele, o gosto dele, era em relação a ser padre da Igreja”, acrescentou o historiador.

Santo popular

Padim Ciço morreu rompido com o Vaticano. Em 2015, a Igreja se reconciliou com o religioso e, em 2022, foi anunciado o início do processo para a sua beatificação. Em outubro de 2023, Padre Cícero foi incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria do Brasil por Lei sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.

O historiador Régis Lopes, da UFC, defendeu que, do ponto de vista sociológico, Padre Cícero é santo, ainda que não reconhecido oficialmente pelo Vaticano. “Só existe santo se tem devoto. Essa é a lógica básica de qualquer romaria. Tem que ter uma base social que vai construindo essa ideia de santidade”, explicou.

Fonte: Agência Brasil

Quatro pessoas são mortas em chacina em motel no interior de Alagoas

Quatro pessoas foram mortas em uma chacina em um motel às margens da BR-316, em Maribondo (AL), na madrugada deste sábado (20).

As vítimas estavam em um quarto do local. Segundo a Polícia Civil de Alagoas, o dono do estabelecimento foi rendido por volta de meia-noite, permitindo a entrada dos criminosos, que renderam as vítimas e dispararam várias vezes com armas de fogo, como pistolas calibre 9 mm e espingardas calibre 12.

Os criminosos teriam se identificado como policiais federais. Na abordagem, eles ordenaram que todos se deitassem no chão e abriram fogo contra as vítimas, que estariam fazendo uma festa no quarto do motel. A maioria dos tiros foi disparada contra a cabeça dos homens assassinados.

Vítimas tinham passagem pela polícia. Ainda segundo a Polícia Civil, dois dos homens mortos já haviam sido presos por tráfico de drogas e estupro de vulnerável.

O crime é investigado pela Polícia Civil. O delegado-geral da corporação, Gustavo Xavier, anunciou a formação de uma comissão especial para investigar o caso. “A comissão será composta pela Draco [Delegacia de Repressão ao Crime Organizado], com a presidência do delegado Igor Diego, e pela Diretoria de Inteligência com o delegado Tales Araújo”, explicou.

Os criminosos fugiram do local. Eles teriam deixado o motel em um carro estacionado na frente do local. Os atiradores ainda não foram localizados.

Fonte: UOL

Wesley Safadão cancela show após travar a coluna: “Muita dor”

Wesley Safadão, 35 anos, cancelou um show no Pará após “fortes contrações” musculares na madrugada deste sábado, 20.

Nas redes sociais, o músico publicou uma imagem em que aparece em uma clínica e se queixa das dores. “Coluna travada! Vou fazer um bloqueio nas costas para diminuir a dor que estou sentindo. Passei o dia todo sentindo muita dor, sem conseguir fazer movimentos simples e com a respiração comprometida”, acrescentou.

A produção do artista divulgou umas nota nas redes sociais afirmando que o contratante arcou com os custos da apresentação, mas não deu detalhes sobre uma nova data. A apresentação iria acontecer no município de Salinópolis.

“Estou muito triste. Minha tristeza de ter que cancelar esse show é maior que a dor que passei o dia inteiro sentindo. Vou fazer esse bloqueio, ficar de repouso e com fé em Deus amanhã estarei melhor.”

Fonte: Estadão Conteúdo

Partidos dão largada eleitoral com convenções em pelo menos 12 capitais

O período das convenções partidárias iniciou-se neste sábado, 20, com eventos em pelo menos 12 capitais. As legendas realizam reuniões internas e atos públicos para oficializar os candidatos a prefeito, vice e vereadores que disputarão as eleições municipais de outubro.

O prazo para realização das convenções termina no dia 5 de agosto. Sendo assim, a maioria dos partidos agendou para as próximas semanas. Algumas siglas, porém, se adiantaram e definiram suas candidaturas nas capitais ao longo do dia de ontem. É o caso do PSOL e do PT, que oficializaram a chapa de Guilherme Boulos e Marta Suplicy para a disputa pela prefeitura de São Paulo em um grande ato com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e ex-prefeitos.

Outras onze capitais tiveram convenções neste sábado, veja abaixo:

Maceió (AL)

O PT oficializou a candidatura do ex-vereador Ricardo Barbosa à prefeitura. O nome do vice ainda não foi anunciado.

Recife (PE)

O PSOL confirmou a deputada Dani Portela como candidata à prefeita, com Alice Galbino como vice. A decisão frustra os planos da Rede Sustentabilidade, que tem federação com o partido e havia lançado o nome do deputado Túlio Gadelha.

Teresina (PI)

Cinco partidos realizaram convenções em Teresina neste sábado. O PRD terá o prefeito Dr. Pessoa como candidato à reeleição. O PT lançou Fábio Novo, e o União Brasil, Silvio Mendes. O partido Novo terá Tonny Kerley como candidato a prefeito, e o Mobiliza, Telsírio Alencar.

Belo Horizonte (MG)

O PSD confirmou a candidatura do prefeito Fuad Noman à reeleição no auditório José Alencar, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O União Brasil deve indicar o nome do vice.

Rio de Janeiro

O PSD também oficializou o prefeito Eduardo Paes como candidato à reeleição no Rio em um evento pequeno, sem a presença de lideranças nacionais. A escolha do vice foi adiada.

Vitória (ES)

O ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas será o candidato do PSDB à prefeitura de Vitória, com o advogado Victor Ricciardioi (União) como vice.

Boa Vista (RR)

O PSOL lançou a candidatura de Lincoln Freire a prefeito de Boa Vista, com Yano Rodrigues (Rede) como vice.

Porto Velho (RO)

A candidatura de Vinicius Miguel pelo PSB foi confirmada, mas o partido não divulgou o nome do vice da chapa.

Cuaibá (MT)

O Solidariedade realizou convenção neste sábado e não lançou candidato próprio, mas oficializou o apoio ao deputado estadual Eduardo Botelho (União) para a prefeitura da capital.

Campo Grande (MS)

Dois partidos já realizaram convenções na capital do Mato Grosso do Sul. O PT lançou oficialmente a candidatura da deputada federal Camila Jara, com o ex-governador Zeca como vice. Já o Podemos e o Republicanos anunciaram que apoiarão Beto Pereira (PSDB).

Florianópolis (SC)

O ex-senador Dário Berger foi confirmado como candidato do PSDB. Já o Avante anunciou que Rogério Portanova vai disputar a eleição.

Fonte: VEJA

Silvio Santos recebe alta do hospital em São Paulo após internação com H1N1

Silvio Santos, 93, recebeu alta e deixou o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, neste sábado (20). O apresentador recebeu o diagnóstico de H1N1 e estava internado desde terça-feira (16). O SBT confirmou a informação.

Na sexta-feira (19), a equipe médica que tratava Silvio decidiu mantê-lo no hospital por mais alguns dias, mas a decisão foi revertida após a melhora do quadro.

O SBT chegou a negar que o apresentador estava internado em São Paulo, mas voltou atrás e confirmou a internação ao vivo no programa “Chega Mais” e em nota enviada à imprensa na quinta-feira.

Silvio Santos está afastado das telas desde 2022. Seu programa agora é comandado pela filha, Patrícia Abravanel, com sucesso nas noites de domingo.

Pessoas próximas ao apresentador, como o humorista Carlos Alberto de Nóbrega, do programa “A Praça É Nossa”, dizem não acreditar que ele voltará a aparecer em frente às câmeras.

Fonte: Folha de S. Paulo