PT decide declarar oposição a Raquel Lyra após seis meses de ‘trégua’ em PE

O PT vai declarar oposição à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), em reunião a ser convocada para a próxima semana. O partido tem posição de independência em relação à atual gestão estadual desde fevereiro, quando começaram os trabalhos no Poder Legislativo.

Parlamentares do PT têm, até o momento, uma relação harmônica com a governadora, apesar do afastamento ideológico entre petistas e o PSDB.

A governadora tem tido reuniões frequentes com integrantes do governo Lula na busca de recursos federais para ações e obras em Pernambuco. Raquel Lyra tem evitado se posicionar efetivamente sobre temas nacionais, sobretudo no que envolve a rivalidade entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Até hoje, Raquel Lyra não revelou seu voto no segundo turno das eleições de 2022 para presidente. Oficialmente, ela declarou neutralidade na disputa nacional.

Integrantes do PT garantem, reservadamente, que a ida para a oposição, juntando-se a PSB e PSOL, não respinga na relação do governo Lula com Raquel. Em Pernambuco, os senadores petistas Humberto Costa e Teresa Leitão já foram recebidos em diversas agendas para audiências com a governadora. A perspectiva petista é a de que os parlamentares continuarão à disposição para diálogo em prol do estado.

Lula e Raquel têm mantido boa relação até o momento. O presidente visitou o estado duas vezes desde o começo do mandato. Em uma delas, saiu em defesa da governadora, vaiada por apoiadores do petista. Em Brasília, a tucana se reúne frequentemente com ministros de Lula e já participou, inclusive proferindo discurso, de lançamento de programa federal no Palácio do Planalto, ao lado do presidente.

O PT tem três deputados estaduais na Assembleia Legislativa, entre eles o presidente estadual da sigla, Doriel Barros. Líderes petistas em Pernambuco criticam, sob reserva, a posição de independência adotada inicialmente pelo partido em relação ao governo. Apontam Doriel como o gestor da ideia, que é tida como um erro, por retardar o protagonismo do partido na oposição.

Outro motivo de críticas ao presidente estadual do PT é que, se tivesse sido oposição desde o princípio, o partido poderia ter ficado com a liderança da oposição na Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco) —atualmente com o PSOL, após acordo com o PSB, que governou o estado antes por 16 anos seguidos.

A avaliação é que a liderança da oposição atrai visibilidade e poderia ser vitrine para um dos parlamentares do PT, como o ex-prefeito do Recife João Paulo, o mais crítico ao governo Raquel Lyra dentre o trio de petistas na Assembleia.

Por outro lado, os prefeitos do PT estão divididos. A prefeita de Serra Talhada, no Sertão, Márcia Conrado, que apoiou Raquel Lyra no segundo turno de 2022, sinalizou nos bastidores que é refratária à ida para a oposição. O município tem 92 mil habitantes e é o maior governado pelo PT em Pernambuco.

Na Alepe, a base aliada de Raquel Lyra é majoritária, impulsionada por partidos do centrão, e é composta também pelo PL, partido de Bolsonaro.

Na Prefeitura do Recife, a ida do PT para a oposição a Raquel é comemorada. Isso porque o prefeito, João Campos, quer o apoio dos petistas para a disputa da reeleição no município em 2024.

A leitura no PSB é que, por gravidade, o PT estará ainda mais próximo do prefeito João Campos. Os petistas, porém, prometem bater o pé para lançar o candidato a vice na chapa de Campos, para assumir o comando do Recife em caso de candidatura dele a governador em 2026.

Fonte: Folha de S. Paulo

Copa do Mundo Feminina: Treinadora aponta falta de estilo brasileiro na derrota para França

Na entrevista coletiva após a derrota para a França por 2 a 1, neste sábado (29), em Brisbane, na Copa do Mundo, a técnica da seleção brasileira de futebol feminina, Pia Sundhage, disse que a postura das adversárias em ocupar o campo adversário e dificultar a saída de bola a pegou de surpresa. No entanto, o grande problema na apresentação brasileira foi a falta de um futebol mais característico do país, explicou.

“Não conseguimos manter o nosso estilo bonito e divertido de jogar. Vimos isso no início do segundo tempo, mas precisamos também quando o jogo é diferente. Precisamos ter a capacidade de fazer mudanças táticas, surpreender as adversárias. Manter a posse de bola. Precisamos ter um plano B”, opinou a treinadora.

Erro na marcação

Uma tecla muito batida durante a entrevista foi o erro na marcação a Renard no lance que definiu a derrota deste sábado. Pia, no entanto, não quis apontar falhas individuais como justificativas para o revés.

“Sempre estudamos os adversários, assistimos aos seus vídeos, mas, às vezes, somos surpreendidas, sim, como aconteceu hoje. Eu não acredito em erros individuais, na defesa ou no meio de campo. É sempre uma questão coletiva. É um trabalho em equipe”, externou.

Chances

No entanto, a treinadora da seleção do Brasil não negou que o resultado pode ter sido sacramentado nos detalhes.

“Em torneios como este, é importante estar bem na defesa e criando chances. O futebol é um jogo de detalhes e de precisão, sobretudo, num campeonato de peso como a Copa do Mundo”, finalizou Pia. Agora, o Brasil joga com a Jamaica no dia 2 de agosto.

Fonte: Agência O Globo

Nasa vai apresentar relatório sobre ‘provas extraterrestres’ no próximo mês, diz diretor

O diretor da Nasa Bill Nelson disse durante uma visita oficial à Argentina nessa quinta-feira (27) que a agência espacial norte-americana irá divulgar em agosto um documento sobre os recentes relatos de “provas extraterrestres”.

A fala veio depois que um repórter o questionou sobre a fala de David Grusch, um ex-funcionário de inteligência dos EUA. Na quinta-feira ele disse que os Estados Unidos teriam encontrado material biológico não humano durante pesquisas com OVNI’s.

“Esperem até o mês que vem para terem sua resposta”, afirmou Bill Nelson, que estava na Casa Rosada após reunião com o presidente Alberto Fernández.

“Decidi como chefe da NASA, já que existem tantas suspeitas sobre alienígenas, que nomearia um comitê de cientistas muito ilustres”, disse Bill.

Ele está em uma missão para conversar com os países da América do Sul em busca de apoio para o Acordo de Artemis.

A Nasa pretende lançar mais quatro satélites ao espaço para estudar a via Láctea e fazer uma nova visita tripulada à Lua em 2025.

Fonte: G1

Lula resiste a Aras e quer ouvir STF para sucessão na PGR, diz entorno do presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou a assessores do governo que pretende definir o sucessor de Augusto Aras em agosto. O mandato do atual procurador-geral da República (PGR) se encerra em setembro.

Apesar da campanha de Augusto Aras pela recondução, e da torcida da chamada bancada baiana, Lula tem avaliado que a vinculação de Aras com Jair Bolsonaro dificulta uma escolha, segundo fontes do Planalto consultadas pela CNN.

Antes de escolher um nome, dizem assessores presidenciais, Lula quer conversar com ministros do STF.

Alguns ministros do STF ouvidos pela CNN apontam favoritismo do vice-procurador-geral-eleitoral Paulo Gonet. Ele foi autor de parecer em processo que levou à inelegibilidade de Bolsonaro.

Nas últimas semanas, candidatos ao posto têm procurado o Palácio do Planalto para se apresentarem. Nesta semana, por exemplo, o subprocurador Mário Bonsaglia, que faz parte da lista tríplice, se reuniu com Alexandre Padilha. O ministro de Relações Institucionais também se reuniu com Carlos Bigonha, que tenta se viabilizar fora da lista.

Lula já disse que não quer ser obrigado a escolher um nome da lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República.

Segundo aliados do petista, no entanto, nas últimas semanas ele tem afirmado que também não descarta levar a lista em consideração.

Fonte: CNN

Cartório investiga se mineiro morreu com 127 anos e foi o homem mais velho do mundo

O Cartório Silva, localizado na cidade de Pedra Bonita, na Zona da Mata de Minas Gerais, investiga se José Paulino Gomes, que morreu na última sexta-feira (28), foi o homem mais velho que já existiu.

Segundo disse à Itatiaia o assessor jurídico do cartório, Willyan Rodrigues, na certidão de casamento de José Paulino consta que ele nasceu no dia 4 de agosto de 1895, o que significa que ele teria vivido por 127 anos. De acordo com o Guinness World Records, a atual recordista é a espanhola Maria Branyas Morera, com 115 anos.

Porém, há inconsistências nos registros do mineiro. A primeira é que a certidão de casamento informa que a esposa de José Paulino é uma mulher chamada Olinda. Porém, no documento dos filhos, o nome da mulher consta como Virgínia. Além disso, apesar de ser conhecido como José Paulino Gomes, a certidão de nascimento de um dos filhos afirma que o nome dele é José Paulino do Carmo.

A família estima que o idoso teria pelo menos 110 anos. José Paulino era viúvo, deixou sete filhos, 25 netos, 42 bisnetos e 11 trinetos. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos. Ele foi velado e sepultado neste sábado (29) no Cemitério dos Fialhos, na zona rural de Pedra Bonita.

Fonte: Itatiaia