Teresa e Humberto comemoram recursos para construção de campus da Univasf na antiga estação ferroviária de Salgueiro

Um antigo pleito do povo sertanejo será atendido em breve. Trata-se da expansão da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), que ganha um campus no município de Salgueiro. A unidade será construída em terreno doado pela prefeitura, na antiga estação ferroviária, com aporte financeiro do Ministério da Educação (MEC), por meio de uma articulação feita pelos senadores Teresa Leitão e Humberto Costa e o deputado federal Carlos Veras.

Teresa Leitão comemorou a novidade lembrando que o investimento em educação é uma característica dos governos petistas: “A interiorização do ensino superior sempre foi uma política dos nossos governos, e nós temos agora mais um exemplo que foi dado pelo presidente Lula. Nós vamos ter mais um campus da UNIVASF, dessa vez no município de Salgueiro”.

A petista anunciou que será montada uma comissão para tratar da expansão dos cursos oferecidos pela nova unidade. “Com certeza isso é mais um exemplo do investimento que o nosso governo destina para a educação. Esse foi um pleito articulado coletivamente pela bancada do PT”, concluiu.

Humberto Costa também anunciou, em suas redes sociais, a novidade. O senador comentou que o campus será instalado na região central de Salgueiro, onde funcionava a antiga estação ferroviária, local escolhido pela própria UNIVASF. “Os recursos estão garantidos pelo Ministério da Educação e nós consideramos isso uma grande vitória de Pernambuco, que teve o nosso apoio, o apoio da bancada federal”.

Novo bispo da Diocese Salgueiro participa de Sessão Ordinária da Casa Epitácio Alencar e pede união em prol do município

Atendendo a um pedido do presidente da Mesa Diretora, Sávio Pires, o novo bispo da Diocese Salgueiro, Dom José Vicente, participou da abertura da Sessão Ordinária da Casa Epitácio Alencar nesta quarta-feira, 26. Ele ocupou uma cadeira na Mesa Diretora e falou aos vereadores, enfatizando principalmente a necessidade da união de forças na defesa de ações que desenvolvam o município.

“Tudo que aqui seja feito, que se faça, em vista do bem de todos. É aqui onde se legisla, é aqui onde fazem as leis, é aqui, portanto, de onde emana esse grito, mas uníssono, da voz do povo. Se não for um grito uníssono, não será a voz do povo, será voz de partidos, de alguns do povo”, ponderou. “É desse chão que se escuta a reclamação do povo. Então quando se faz essa escuta atenta e fazem com que essa reclamação seja uníssona, uma só voz, aí sim se alcança verdadeiramente os objetivos”, completou.

O bispo ainda colocou a instituição que representa à disposição da câmara, para contribuir dentro das possibilidades da Igreja Católica. “Nós somos a voz desse município, não somos as ‘vozes’, somos ‘a voz’, e assim sendo, nós como igreja queremos, de algum modo, estar presente e fazer eco a essa mesma voz. Que a nossa voz também seja unida à voz de todos, para quê, num só grito, num só clamor, numa só voz, de fato, experimentemos a unidade da nossa diversidade”, concluiu.

Logo após o discurso, Dom José atendeu outra solicitação da Mesa Diretora e fez uma bênção da Câmara de Vereadores, rezando a oração universal do Pai Nosso com todos edis presentes.

ONG Vida divulga balancetes de janeiro a junho de 2023 do projeto “VIDA, Alimento na Mesa”

Os balancetes dos primeiros seis meses de 2023, referentes ao projeto “VIDA, Alimento na Mesa”, foram divulgados pela ONG Vida nesta quarta-feira, 26. A ação objetiva a arrecadação de recursos financeiros para a compra de cestas básicas, que são destinadas a instituições filantrópicas, responsáveis pela distribuição entre famílias carentes.

Segundo a prestação de contas, a organização social sediada em Salgueiro ajudou pessoas necessitadas no primeiro semestre em parceria com 12 instituições, das cidades Salgueiro-PE, Mirandiba-PE, Araripina-PE, Natuba-PB e São Francisco de Assis-PI.

Confira abaixo:

Doe pelo PIX/CNPJ 03607052000119

Universidade arrecada bicicletas em Petrolina para adaptá-las a pessoas com deficiência

A UNINASSAU Petrolina promove entre os dias 1° e 31 de agosto a campanha “Bike Parada Não Rola”, no intuito de arrecadar bicicletas para construir veículos de lazer adaptados a pessoas com deficiência. Serão angariadas bikes ou apenas peças, como guidões, selins, rodas e correntes, em bom estado de conservação. Doações podem ser feitas na faculdade, na Avenida Cardoso de Sá, n° 950.

As bicicletas com acessibilidade serão produzidas por uma equipe de alunos e profissionais do curso de Engenharia Mecânica, permitindo o uso por pessoas com deficiências visual e física ou autismo. O objetivo é ampliar os veículos disponíveis no projeto “Bike Sem Fronteiras” e continuar oferecendo uma experiência de mobilidade independente e prazerosa.

“É uma ação de extrema importância para ajudar a promover inclusão e acessibilidade ao público do Bike Sem Barreiras. As bicicletas adaptadas a serem produzidas proporcionam independência, liberdade, desenvolvimento físico e emocional e lazer para indivíduos que, muitas vezes, enfrentam barreiras na mobilidade”, destaca o diretor da UNINASSAU Petrolina, Sérgio Murilo Corrêa.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Alexandre de Moraes proíbe remoção forçada de pessoas em situação de rua

A violação maciça de direitos humanos contra pessoas em situação de rua justifica a intervenção do Judiciário em prol de garantir melhores condições para quem vive em condições degradantes.

Com esse entendimento, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, proibiu nesta terça-feira (25/7) remoções forçadas contra pessoas em situação de rua. Além disso, determinou que o governo federal elabore em até 120 dias um plano de ação e monitoramento para a implementação de uma política nacional para quem vive nessa situação.

Alexandre analisou pedido feito pelos partidos Rede Sustentabilidade e Psol e pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). A solicitação é para que a corte declare estado de coisas inconstitucional “concernente às condições desumanas de vida da população em situação de rua”.

A decisão de Alexandre envolve não só o governo federal, mas também os executivos municipais e dos estados. Além de proibir remoções, o ministro determinou que entes federais, municipais e estaduais garantam a segurança pessoal e dos bens de pessoas em situação de rua; disponibilizem apoio das vigilâncias sanitárias para garantir abrigo aos animais de pessoas em situação de rua; e que não recolham bens e pertences.

“A necessidade de construir uma solução consensual e coletiva torna necessário que a União formule o plano de ação e monitoramento para a efetiva implementação da Política Nacional para a População em Situação de Rua, com a participação, dentre outros órgãos, do Comitê intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua (CIAMP-Rua), do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), da Defensoria Pública da União (DPU) e do Movimento Nacional da População em Situação de Rua”, afirmou o ministro.

Com a decisão, governos devem anunciar com antecedência a organização de ações de “zeladoria urbana”, com a descrição de dia, horário e local, para que pessoas em situação de rua possam recolher seus pertences.

A União e os governos estaduais deverão apresentar diagnóstico pormenorizado sobre vagas em abrigos e número de moradores.

Para evitar mortes por causa do frio, Alexandre determinou que sejam disponibilizados e divulgados alertas meteriológicos por parte das Defesas Civis de todos os estados e entes federativos, para que ondas climáticas sejam previstas com “máxima antecedência”.

As Defesas Civis também deverão disponibilizar barracas “com estrutura mínima compatível com a dignidade da pessoa humana” em momentos de baixa temperatura.

Fonte: Conjur

Crianças de Salgueiro atendidas por serviços de convivência conhecem o Corpo de Bombeiros

Um dia de férias diferente foi vivenciado por crianças atendidas pelos serviços de convivência da Prefeitura de Salgueiro nessa terça-feira, 25. Elas participaram de uma atividade de aprendizado e lazer, conhecendo de perto como funciona o Corpo de Bombeiros e como esses profissionais da segurança atuam.

Muito animados, os pequenos participaram de atividades divertidas e educativas, tomando conhecimento do serviço heroico dos bombeiros. Segundo a prefeitura, foi um momento de crescimento pessoal e construção de valores sólidos sobre segurança, solidariedade e trabalho em equipe.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

IFSertãoPE de Serra Talhada promove processo seletivo complementar para o preenchimento de vagas remanescentes

O Campus Serra Talhada do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) abriu inscrições nesta quarta-feira, 26, para o preenchimento de vagas remanescentes em dois cursos técnicos subsequentes.

No Processo Seletivo Complementar são ofertadas 30 vagas para o curso Técnico em Logística e outras 30 para o Técnico em Refrigeração e Climatização. Ambos têm entrada programada para o segundo semestre de 2023, no turno da tarde.

As inscrições podem ser feitas presencialmente na sede do campus, com a comissão do Processo Seletivo, nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h. Se o número de inscritos passar da quantidade de vagas, será realizado sorteio para seleção dos alunos. Mais informações no edital.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Curso sobre história e música da capoeira é realizado pelo Campus Salgueiro da Univasf

Nessa quinta, 27, e sexta-feira, 28, o Campus Salgueiro da Univasf realiza o curso de extensão “O som que liberta a alma: história e música da capoeira”, com foco na modalidade de luta da cultura afro-brasileira que une dança e esporte. O curso integra as ações do projeto “Capoeira no Campus: uma volta ao mundo para colocar multisetorialidade em jogo”. As atividades acontecem na Sala 2 do campus provisório, no Salgueiro Shopping, em parceria com o grupo Muzenza de capoeira.

Interessados em participar podem se inscrever até hoje, 26, através deste formulário do Google. Os participantes vão assistir aulas sobre a capoeira ministradas pelo historiador Didier Jr, com objetivo de incentivar a valorização da diversidade cultural, promovendo integração social, saúde e bem-estar.

O professor do Colegiado de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro e coordenador do projeto, Éverton Cristian de Souza, espera que os aspectos históricos e culturais da capoeira sejam reconhecidos pela comunidade, assim como seus meios e instrumentos de resistência e promoção da inclusão social, combatendo o preconceito.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

São José do Belmonte: Jovem é executado por mais de 10 homens no mesmo bairro onde sargento da PM foi morto

Mais um homicídio foi registrado em São José do Belmonte em menos de uma semana. Na noite dessa terça-feira, 25, um jovem foi executado a tiros dentro de sua própria residência, no bairro Cacimba Nova, onde um sargento da Polícia Militar morreu com um tiro no peito na noite de domingo, 23.

De acordo com informações do blog Geo Belmonte, a polícia foi acionada para averiguar disparos de arma de fogo próximo ao mercado de Pedro Paraibano e soube que mais de 10 homens invadiram a casa de um jovem, identificado apenas como Tiago, e o assassinaram a tiros.

A vítima ficou agonizando com os ferimentos e foi socorrida por vizinhos para a Unidade Mista Leônidas Pereira de Menezes, mas não resistiu.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Agência do Trabalho de Salgueiro tem 18 vagas disponíveis hoje, informa Secretaria Estadual de Desenvolvimento Profissional

Conforme lista publicada pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe), a Agência do Trabalho de Salgueiro tem 18 vagas de emprego disponíveis nesta quarta-feira, 26. As empresas buscam profissionais com seis meses de experiência para contratação.

Vagas são para os seguintes cargos: Ajudante de Carga e Descarga de Mercadoria (3); Motorista Entregador (2); Ajudante de Obras (1); Almoxarife (1); Assistente de Logística e Transporte (1); Auxiliar de Logística (1); Costureira de Máquinas Industriais (1); Eletricista (1); Gerente Comercial (1); Mecânico (1); Pedreiro (1); Soldador (1); Supervisor de Manutenção Industrial (1); Técnico de Manutenção Elétrica (1); e Técnico de Manutenção Mecatrônica (1).

Para se candidatar, é preciso procurar a Agência do Trabalho no Expresso Cidadão e fazer um cadastro. Os atendimentos no local acontecem mediante agendamento no Portal PE Cidadão, do Governo do Estado.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Inscrições para a “X Mostra de Inovação e Empreendedorismo” do IFSertãoPE continuam abertas

Continuam abertas até o dia 11 de agosto as inscrições para a “X Mostra de Inovação e Empreendedorismo” do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). O evento será realizado no Campus Ouricuri no dia 14 de setembro, dentro da programação da XVIII Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jince) e XII Jornada de Iniciação à Docência (JID). Em 2023 o tema central das jornadas é “Reconstruindo o Futuro: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade”.

Quem tiver interesse em participar da mostra, deve preencher o formulário de inscrição disponível nos anexos do regulamento e encaminhá-lo para o e-mail mostra.inovacao@ifsertao-pe.edu.br. A comissão vai selecionar até cinco projetos de cada uma das modalidades, que envolvem exposição de produtos, protótipos, jogos e outras soluções tecnológicas (modalidade A) e exibição de empresas juniores e projetos de inovação e empreendedorismo vinculados ao IFSertãoPE (modalidade B).

As propostas podem ser submetidas por estudantes, servidores e egressos do instituto federal, observando as normas contidas no Edital n° 44/2023 e seus anexos.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Araripina adere ao Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual do Ministério da Saúde

Na última segunda-feira, 24, o município de Araripina aderiu ao Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual do Ministério da Saúde, que tem como finalidade a distribuição gratuita de absorventes a mulheres de baixa renda matriculadas em escolas da rede pública, em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema e que estejam no sistema prisional ou socioeducativo.

Segundo a prefeitura, o município distribuirá absorventes de forma gratuita para estudantes de 9 a 15 anos matriculadas na Rede Municipal de Ensino e que enfrentam dificuldade para ter acesso a esse item higiênico. Também serão lançadas ações educativas sobre saúde, planejamento familiar e sexual e prevenção de doenças.

Já no lançamento, algumas adolescentes receberam um kit com seis pacotes de absorventes. Nas próximas semanas cerca de 448 jovens serão beneficiadas nessa primeira etapa do programa no município.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Governadora assina a nomeação de 596 aprovados em concurso público da Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação de Pernambuco ganhará um considerável reforço de recursos humanos no próximo mês. Nessa terça-feira, 25, a governadora Raquel Lyra assinou a nomeação de 596 aprovados em concurso público da Secretaria de Educação para os cargos de assistente a analista da Educação. O chamamento foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 26. Do total de convocados, 500 vão ocupar o cargo de Analista em Gestão Educacional e 96 a função de Assistente Administrativo Educacional.

Os novos profissionais do Governo de Pernambuco tomarão posse no dia 24 de agosto e começam a trabalhar nas unidades educacionais a partir de 22 de setembro. Todos os nomeados receberão informações sobre os trâmites legais para a posse e os procedimentos para realização da perícia médica.

“Cumprindo nosso compromisso com a educação, estamos nomeando 500 analistas em diversas áreas, como serviço social, psicologia e nutrição, além de 96 assistentes administrativos para a Secretaria de Educação do nosso estado. São profissionais que irão ajudar a mudar Pernambuco através da educação”, ressaltou a governadora.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

MP do Governo Federal regulamenta apostas esportivas e prevê taxa de 18%

Senadores e deputados terão até 120 dias para analisar a medida provisória que apresenta uma nova regulamentação para a exploração de apostas esportivas de quota fixa. A MP 1.182/2023, publicada nesta terça-feira (25) no Diário Oficial da União, altera a Lei 13.756, de 2018, destinada a tratar da arrecadação dessas loterias.

Pela MP, as empresas operadoras de loteria de quota fixa, conhecidas como “bets”, serão taxadas em 18% sobre a receita obtida com os jogos, descontando-se o pagamento dos prêmios aos jogadores e o imposto de renda devido sobre a premiação.

O governo estabeleceu que as taxas serão distribuídas em 10% para a contribuição destinada à seguridade social, 3% ao Ministérios do Esporte, 2,55% ao Fundo Nacional de Segurança Pública, 1,63% aos clubes e atletas que tiverem nomes e símbolos ligados às apostas e, por fim, 0,82% à educação básica.

A expectativa é de que o governo arrecade até R$ 2 bilhões ainda em 2024, valor que pode alcançar até R$ 12 bilhões nos demais anos. A MP já produz efeitos a partir de hoje.

Serviço Público

A medida também excluiu a exclusividade da União nessa modalidade lotérica, definindo que a aposta de quota fixa está sob a forma de serviço público. Consta do texto atual que a loteria de aposta de quota fixa será concedida, permitida ou autorizada, em caráter oneroso, pelo Ministério da Fazenda.

Essa loteria “será explorada, exclusivamente, em ambiente concorrencial, sem limite do número de outorgas, com possibilidade de comercialização em quaisquer canais de distribuição comercial, físicos e em meios virtuais, observada a regulamentação do Ministério da Fazenda”.

A MP definiu proibições de apostas esportivas aos agentes públicos que devam fazer  a fiscalização do setor em nível federal; aos menores de 18 anos; às pessoas que tenham ou possam ter acesso aos sistemas informatizados de loteria de apostas de quota fixa; assim como aquelas que tenham ou possam ter influência no resultado de evento real de temática esportiva objeto da loteria (como árbitros, empresários esportivos, técnicos e outros) e aos inscritos nos cadastros nacionais de proteção ao crédito.

Em alguns casos, como das pessoas com acessos aos sistemas das bets, a proibição é estendida a cônjuges, companheiros e familiares de até segundo grau.

Prêmios e multas
Os apostadores ganhadores terão até 90 dias para reclamarem seus prêmios. Se não o fizerem, os valores não retirados serão direcionados ao Financiamento Estudantil (Fies) até 24 de julho de 2028 e, após essa data, serão recolhidos ao Tesouro Nacional.

Quem executar apostas sem autorização prévia do Ministério da Fazenda ou oferecer o serviço em desacordo da lei será multado entre 0,1% e 20% do valor de arrecadação da empresa, no limite de até R$ 2 bilhões por infração. Também são previstas a possibilidade de cassação da licença de operação e a suspensão das atividades da empresa.

Fonte: Agência Senado

Queimadas caem 1% no Brasil, mas crescem 14% na Amazônia, diz MapBiomas

A quantidade de queimadas caiu 1% no primeiro semestre de 2023 quando comparado com o mesmo período de 2022. Apesar disso, houve aumento de 14% na Amazônia, que registrou dois terços da área (68%) queimada no Brasil nos primeiros seis meses deste ano, com 1,45 milhão de hectares atingidos.

O levantamento foi divulgado no Monitor do Fogo, mapeamento mensal de queimadas do país, realizado pelo MapBiomas.

“Quase metade da área queimada nos primeiros seis meses de 2023 em todo o país está concentrada em um único estado da Amazônia: Roraima. Foram 1 milhão de hectares entre janeiro e junho, ou 49% do total. Mato Grosso e Tocantins vêm em seguida, com 258.000 hectares e 254.000 hectares [respectivamente]. Juntos, esses três estados respondem por 82% da área queimada total no período”, afirma o relatório.

Os municípios desses estados que tiveram maiores impactos no levantamento foram Normandia, Pacaraima, e Boa Vista, todos em Roraima.

Além da Amazônia, o Cerrado também registrou alta no número de queimadas no primeiro semestre de 2023. O bioma ficou em segundo lugar na escala, com 639.000 hectares, ou 30% do total de queimadas — um aumento de 2% em comparação com o mesmo período de 2022.

No entanto, a Mata Atlântica e o Pantanal registraram as menores áreas queimadas dos últimos cinco anos. Foram 10.220 hectares e 13.000 hectares, respectivamente.

A Caatinga também seguiu as tendências de queda, registrando 818 hectares queimados, e o mesmo no Pampa, com 7.000 hectares.

Fonte: CNN