Não podemos permitir arsenais de armas na mão de pessoas, diz Lula ao restringir acesso de CACs

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta-feira (21), que “não pode permitir que haja arsenais de armas na mão de pessoas”.

“Uma coisa é um cidadão ter uma arma em casa, de proteção, de garantia – porque tem gente que acha que ter arma em casa é uma segurança. Mas a gente não pode permitir que haja arsenais de armas na mão de pessoas”, afirmou Lula.

A declaração foi dada durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, na qual assinou um conjunto de atos voltados à Segurança Pública.

“A gente não tem nenhuma informação que as armas estão sendo vendidas para pessoas decentes, honestas, que só querem se proteger. A gente não sabe se é o crime organizado que está tendo acesso a ela facilitada pelo comportamento dos governos”, acrescentou.

“Quem tem que estar bem armado são as polícias brasileiras, as Forças Armadas. O que precisamos abaixar é o preço dos livros, do acesso à cultura”, concluiu.

Lula ainda chamou as novas medidas de “cumprimento de uma peça de campanha política em que dizíamos que um dos compromissos nossos era tentar trazer o país de volta à normalidade e fazer as coisas funcionarem como elas tem que funcionar”.

Ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), o presidente disse que está à disposição “para tentar conversar com o Congresso Nacional para que, o mais rápido possível, consiga aprovar esse projetos de lei para dar mais tranquilidade à sociedade”.

Fonte: CNN

TCE-PE responde consulta da Câmara de Petrolândia sobre pagamento de gratificação a vereadores que integram comissões

Recentemente o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) respondeu a uma consulta do presidente da Câmara de Petrolândia, Erinaldo Alencar, sobre a concessão de gratificação a vereadores que fazem parte de Comissões Temáticas.

Para se manifestar sobre o questionamento, o relator do processo, conselheiro Eduardo Porto, considerou o parecer da procuradora do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), Eliana Lapenda, indicando que vereadores que integram comissões não podem receber gratificação em virtude de atribuições específicas. “O trabalho desenvolvido pelas comissões temáticas/permanentes é ordinário, inerente às atribuições legislativas, fim precípuo da atividade para a qual o parlamentar é eleito, razão pela qual não se mostra juridicamente viável a instituição de gratificação para remunerá-lo”, diz o parecer do MPC-PE.

Levando isso em conta, o conselheiro respondeu da seguinte forma: “Em virtude do disposto no art. 39, §4º da CF/88, que estabelece a sistemática de remuneração por meio de subsídio aos detentores de mandato eletivo, não se mostra juridicamente viável a instituição de ‘gratificação’, enquanto parcela autônoma/adicional e de natureza remuneratória, a ser paga aos vereadores que sejam membros titulares de comissões permanentes/temáticas nas Câmaras Municipais. A natureza essencialmente legislativa dos trabalhos desenvolvidos pelas referidas comissões os insere na ordinariedade das atribuições próprias da vereança, razão pela qual considera-se remunerado o seu desempenho pelo pagamento do subsídio mensal aos edis”, manifestou, sendo respaldado pelos pares.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Greve dos professores das escolas estaduais é declarada ilegal pelo TJPE antes mesmo de ser iniciada

Prevista para começar no dia 25 de julho (retorno das aulas para o segundo semestre), a greve dos professores da Rede Estadual de Pernambuco foi declarada ilegal pelo Tribunal de Justiça (TJPE) antes mesmo de ser iniciada. Segundo o Blog do Jamildo, o TJPE atendeu a um pedido de liminar do Governo de Pernambuco em desfavor do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe).

“Presentes os requisitos previstos no CPC, DEFIRO o pedido de antecipação da tutela pretendida, para determinar ao Sindicato demandado que se abstenha de iniciar o movimento paredista anunciado para o dia 25/07/2023 (terça-feira), bem como de quaisquer atos que tragam embaraço ou perturbem de qualquer forma o regular e total funcionamento do serviço ou atividade pública ou mesmo que cause retardo para os usuários da rede estadual de ensino, sob pena de multa diária de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), limitada a R$ 1.000.000,00 (Um milhão de reais)“, decidiu o desembargador Mauro Alencar de Barros.

O Sintepe comunicou que não foi informado da decisão judicial relacionada à greve e vai se reunir com sua Assessoria Jurídica assim que for notificado. A entidade cobra que o governo conceda reajuste salarial de 14,95% a todos os profissionais da Educação, contemplando assistentes administrativos, auxiliares administrativos e os analistas educacionais, com extensão para toda a carreira. Na ação, o Estado alega que tem mantido diálogo franco e aberto com os representantes do sindicato, que promovem paralisações desde abril.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Petrolina: 55ª Festa do Colono do Perímetro Irrigado do Bebedouro será realizada de 27 a 29 de julho

Em homenagem aos produtores do Perímetro Irrigado do Bebedouro, a Prefeitura de Petrolina realiza nos dias 27, 28 e 29 de julho a 55ª edição da Festa do Colono. O evento, que está consolidado no calendário festivo do município, conta com alvorada, missa, partida de futebol, churrasco e shows musicais.

Na abertura, quinta-feira, 27, haverá celebração de culto em ação de graça aos colonos e seus familiares na 1ª Igreja Batista Missionária de Nova Descoberta. Sexta-feira, 28, será realizada uma homenagem para os colonos no Clube da Vila N-S-1.

O ápice ocorre no sábado, 29, com programação durante todo o dia. Ainda de madrugada, às 4h30, acontece alvorada e desfile de motos. Nas primeiras horas da manhã será realizado o hasteamento das bandeiras, seguido de caldo e forró pé de serra. Na sequência, será realizada uma partida de futebol e Missa em Ação de Graça aos colonos.

A festa termina com um churrasco a partir do meio-dia, animado por apresentações musicais de Thiago Carvalho, André Mendes, Ana Costa e Boteco Sertanejo.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Em passagem por Salgueiro, Sindicato dos Bancários constata longas filas nas agências e destaca a necessidade de mais bancários

Salgueiro recebeu na última quarta-feira, 19, a Caravana dos Bancários no Interior, realizada pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco com objetivo de divulgar uma campanha contra o assédio moral e sexual no trabalho, que resulta no adoecimento mental dos profissionais. O presidente da entidade, Fabiano Moura, está visitando pessoalmente municípios do Sertão durante esta semana.

Em passagem por Salgueiro, o sindicato constatou um problema que a população local sente na pele diariamente: longas filas nas agências, principalmente na Caixa Econômica Federal. A instituição destaca a necessidade de mais bancários. “Visitamos todas as agências, encontramos longas filas e agências com necessidade de mais bancários”, denunciou, reforçando que o cenário em todo Pernambuco é de pressão e adoecimento dos bancários.

Fabiano e outros 24 dirigentes do sindicato iniciaram a caravana no Sertão, visitando Araripina na segunda-feira, 17. Depois passaram por bancos e realizaram atos públicos em Ouricuri, Salgueiro e Serra Talhada nos últimos três dias. A agenda termina nesta sexta-feira, 21, em Arcoverde.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Roubos de veículos caíram 17,1% no Sertão nos seis primeiros meses de 2023, informa SDS-PE

Os roubos de veículos tiveram uma redução de 17,1% nos seis primeiros meses de 2023 no Sertão, informou a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) nessa quinta-feira, 20. A comparação é com o mesmo período de 2022. Em números absolutos, os casos caíram de 345 no ano passado para 286 no atual.

Os municípios de Cabrobó e Floresta não registram ocorrência do tipo há dois meses consecutivos. Cabrobó teve uma redução de 47% desse crime e Floresta apresenta queda de 29%. Petrolina e Serra Talhada também se destacam, com diminuição de 27% e 25%, respectivamente.

Junho

Em geral, os casos de roubos, tecnicamente chamados de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), tiveram uma redução de 46,7% em junho no Sertão, na comparação com o mesmo mês de 2022. As ocorrências diminuíram de 304 em 2022 para 162 em 2023.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Confira a programação completa da 65ª Festa dos Estudantes de Triunfo

A Prefeitura de Triunfo divulgou nessa quinta-feira, 20, a programação completa da 65ª edição da Festa dos Estudantes, que começa nesse sábado, 22, e segue até o dia 29 de julho. Cortejo cultural, performance literária, teatro, balé, poesia e shows musicais são atividades previstas na programação.

Na abertura, entre a tarde e noite desse sábado, ocorre o “Samba Triunfo” no Polo Gastronômico, com apresentações do Grupo Meu e Seu, Badallê e Andreds. Domingo será realizado o cortejo “Encontro de Cultura Popular”, saindo da Casa do Careta em direção ao Pátio de Eventos.

No dia 24 será realizado o Ensaio dos Pernambrincantes, com o Balé Popular de Triunfo; no dia 25, a performance literária “Céu em Si”, com Daniela Galdino; no dia 26, o espetáculo teatral “Mundo: Em busca do coração da terra”; e entre os dias 27 e 29 de julho, atividades culturais e shows musicais.

As atrações confirmadas para o palco do Pátio de Eventos Maestro Madureira são: Banda Edição Extra, Orquestra Super Oara e Toca do Vale (27); Renata Lima, Waldonys e Wallas Arrais (28); e Banda Reviver, Kell Smith e Amigos Sertanejos (29).

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Polícia Militar combate tráfico de drogas no bairro Divino Espírito Santo, em Salgueiro

Após levantamentos da equipe Malhas da Lei, policiais militares do 8° BPM fizeram uma operação nessa quinta-feira, 20, num suposto ponto de venda de drogas situado na Travessa Alonso Araújo, no bairro Divino Espírito Santo, em Salgueiro. No local foram detidos quatro jovens e apreendidas maconha, cocaína e crack. A ação foi executada pela equipe do GATI, que observou uma intensa movimentação suspeita no imóvel.

De acordo com o 8° BPM, os PMs abordaram dois rapazes que deixavam o ponto, sendo um menor de idade, e apreenderam 0,8 grama de maconha, 1,4 grama de cocaína, 36 pedras de crack, pesando 13 gramas, e uma quantia de R$ 42,95. Em seguida, entraram no ponto e abordaram mais dois indivíduos, incluindo um que seria dono da boca de fumo. Foram apreendidas mais 23 pedras de crack, pesando 8,3 gramas.

Os policiais levaram todos os suspeitos para a Delegacia de Polícia Civil da cidade, com todo o entorpecente apreendido, o dinheiro e cinco aparelhos celulares. A polícia instaurou um inquérito e submeteu os suspeitos a um TCO (termo circunstanciado de ocorrência) e dois BOCs (boletins de ocorrência circunstanciados).

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Jogador revelado nas categorias de base do Salgueiro é denunciado pelo MP de Goiás no caso da “máfia das apostas”

O jogador Dadá Belmonte, revelado nas categorias de base do Salgueiro Atlético Clube em 2015, foi denunciado pelo Ministério Público de Goiás nessa quinta-feira, 20, por suposto envolvimento com a quadrilha que manipulava jogos de futebol para obter vantagens em apostas esportivas. Segundo a denúncia, o atleta teria aceitado propina de R$ 40 mil para receber cartões amarelo e vermelho em partidas dos dias 5 e 9 de novembro de 2022, enquanto atuava pelo Goiás na Série A do Campeonato Brasileiro.

Sobre o jogo do dia 5 de novembro, o MP narra que “a vantagem consistiu na promessa de pagamento de montante ainda não totalmente precisado, porém certo que pelo menos R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) foram encaminhados a ADAILSON (DADÁ BELMONTE), jogador do GOIÁS, antes mesmo da realização da partida, para que o atleta fosse punido com cartão amarelo”.

No segundo caso, o órgão relata que “nas mesmas condições de tempo e espaço, ADAILSON FREIRE PEREIRA DA SILVA (DADÁ BELMONTE), de forma consciente e voluntária, ciente da ilicitude e reprovabilidade de sua conduta, aceitou vantagem patrimonial indevida com o fim de alterar o resultado ou evento de competição esportiva entre seu então clube, GOIÁS, no jogo contra o FLUMINENSE, da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2022, consistente em receber um cartão vermelho na partida. Tem-se que o atleta já estava na posse da quantia de R$ 40.000,00”.

Atualmente jogando no América-MG, o jogador ainda não se pronunciou sobre a acusação do Ministério Público. Ele foi denunciado com outras 14 pessoas acusadas de manipulação de jogos para ganhar apostas esportivas em site com BET365 e Betano. A denúncia coloca o jogador natural de São José do Belmonte e outros atletas no Art. 198 da Lei Geral do Esporte, que prevê punição para quem “solicitar ou aceitar, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem patrimonial para qualquer ato ou omissão destinado a alterar ou falsear o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado”. Se houver condenação, a pena é de 2 a 6 anos de prisão e multa.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Secretaria de Educação de Belém do São Francisco realiza “II Jornada Pedagógica”

Nos preparativos para o início das aulas no segundo semestre, a Secretaria de Educação de Belém do São Francisco realiza a “II Jornada Pedagógica” a partir desta sexta-feira, 21, com o tema central “Dialogando sobre: Recomposição de aprendizagens, sistematização do currículo e inteligência emocional para educadores”.

Professores, coordenadores, supervisores e profissionais de apoio vão se atualizar sobre metodologias educacionais, compartilhar experiências e discutir estratégias para a recomposição de aprendizagens após eventuais desafios educacionais.

“A sistematização do currículo é essencial para garantir uma sequência lógica e coerente de conteúdos, facilitando o processo de aprendizagem dos alunos. Além disso, a abordagem da inteligência emocional para educadores é fundamental, pois lida com a gestão das emoções tanto dos educadores quanto dos alunos, criando um ambiente mais saudável e propício ao aprendizado”, ressalta a prefeitura no anúncio da jornada nas redes sociais.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Dias de jogos da Seleção Brasileira feminina na Copa do Mundo da FIFA terão ponto facultativo na Prefeitura de Salgueiro

Servidores da Prefeitura de Salgueiro, que não atuam em serviços essenciais, terão ponto facultativo nos dias de jogos da Seleção Brasileira feminina na Copa do Mundo Feminina da FIFA, que começou nessa quinta-feira, 20. O governo salgueirense seguiu portaria do Governo Federal e o exemplo de outros municípios, como Serra Talhada e Petrolina, que já adotaram a medida.

“Fica facultado aos agentes públicos aderir ao horário excepcional de expediente dos órgãos da Administração Pública Municipal direta, autárquica e fundacional, nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol durante a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023”, informou a prefeitura.

Quando as partidas começarem às 7h, as atividades da administração municipal iniciam às 9h30; e quando os jogos foram iniciados às 8h, o expediente começa às 10h30. O primeiro jogo da seleção será na próxima segunda-feira, 24, às 7h.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Congresso Empresarial do Sertão movimenta Serra Talhada a partir de hoje

Serra Talhada sedia a partir desta sexta-feira, 21, o maior evento de empreendedorismo e vendas do Sertão. Com participação de palestrantes como Renner Silva, o evento será realizado hoje e amanhã na Faculdade de Integração do Sertão (FIS), promovendo muito conhecimento, network e oportunidades de novos negócios. O encontro é voltado a vários públicos, como empresários, equipes comerciais e de vendas, estudantes, profissionais de qualquer área e aspirantes ao empreendedorismo.

Os destaques da programação são as palestras “A Fórmula Mágica do Sucesso”, ministrada por Renner, prendendo a atenção do público com mágicas, e “Mais do que uma palestra, uma lição de superação”, comandada por Careca, criador da rede Sanduba do Careca. Outra palestra confirmada é de Leandro Branquinho, com o tema “Ideias Poderosas de Vendas”, e de Augusto Lucena, falando sobre “Vendas: a Chave de Tudo”.

As inscrições para participar ainda estão abertas, com condições especiais para Microempreendedor Individual (MEI), empresas que querem capacitar seus colaboradores e estudantes. O evento também está integrado à ExpoSerra, que começou na última quarta-feira, 19. Mais informações pelo WhatsApp (81) 99281-8059.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Relembrando o Monsenhor Urbano Carvalho

Filho de José Bernardino de Carvalho e Sá e de Lourança Gomes de Sá Carvalho, o monsenhor Urbano sertanejo da gema, nasceu no dia 25 de maio de 1895 em São José do Belmonte na vila de Santa Maria (hoje Tupananci e pertencente a Mirandiba), sendo descendente dos Carvalhos que se fixaram no Pajeú, luziram em feitos e trabalhos, quando levantaram os primeiros currais e as primeiras fazendas que depois foram as vilas e as cidades, nos primórdios da civilização sertaneja, a que mestre Capistrano de Abreu chamou pitorescamente a “civilização do couro”.

A mãe do monsenhor Urbano, dona Lourença, era irmã de Eustáquio Gomes de Sá Carvalho, assassinado em 21 de outubro de 1907 por Manoel Pereira da Silva Filho (Né Dadu), em decorrência da titânica briga de Carvalho com Pereira em princípios do século passado, portanto monsenhor Urbano era sobrinho do finado Eustáquio Carvalho.

Antes de entrar para o seminário, o jovem Urbano passou uns tempos na fazenda Oiticica em Belmonte, propriedade do casal Joaquim Leonel e Donana, seus primos. Ao tempo que passou na dita fazenda, manteve uma escola e preparou os filhos do major Quinca para ingressar no Ginásio Diocesano de Triunfo.

Fez curso eclesiástico no Seminário de Olinda com ajuda de fazendeiros parentes seus, inclusive, do major Joaquim Leonel Pires de Alencar cuja esposa Ana Pires Brandão o presenteou com a sua primeira batina e uma teca de prata para hóstia. Foi ordenado em 26 de abril de 1925 em Pesqueira.

De estatura mediana, forte, gestos mansos, olhar penetrante, a Diocese de Pesqueira tinha naquele vigário humilde um dos seus grandes valores. Corria mundo a fama do monsenhor Urbano de Carvalho como orador e profundo conhecedor do vernáculo. Monsenhor Urbano foi professor no velho “Colégio Cardeal Arcoverde” de Pesqueira. O Colégio do então padre Urbano recebia os meninos dos sertões, que chegavam espantados, agressivos, pés comprimidos nos sapatos ringidores, lanhados de espinhos e queimados de sol. Então padre Urbano os recebia, risonho e afável para desbastar as arestas nascidas na liberdade do pátio das fazendas, na vida livre dos campos. Dizia o escritor e jornalista Luiz Cristovão dos Santos que “aquele sacerdote era um São Francisco caboclo pregando aquelas aves agrestes que esvoaçavam de encontro aos janelões do velho sobrado.

Não usava de violência nem erguia a voz. Persuadia com os gestos e as palavras da imensa ternura humana que lhe brotavam do coração. E tal era a orientação que imprimia aos estudos, promovendo reuniões literárias, levando a cena pequenos dramas, incentivando, abrindo as almas e clareando as inteligências infantis, que pouco tempo depois bugrezinhos do Pajeú e do Moxotó declamavam versos de Castro Alves, de Olavo Bilac e de João de Deus, com a voz desacostumada dos aboios”.

O Bispo da Diocese, Dom José de Oliveira Lopes, certa vez mandou que constasse em ata, ter sido o padre Urbano “educador emérito de várias gerações sertanejas”.

Na Catedral de Santa Águeda em Pesqueira em solene celebração, com a presença do clero diocesano, familiares e fiéis, foi-lhe entregue o título de Monsenhor. A honraria foi concedida pelo Papa Bento XV, atendendo pedido feito por Dom José de Oliveira Lopes e o Conselho de Presbíteros. Esta concessão do título de monsenhor concedida pelo Santo Padre foi uma forma de reconhecimento os relevantes serviços prestados pelo sacerdote Urbano Carvalho na sua comunidade e a Igreja.

Em anos de fé, o monsenhor Urbano peregrinou a Roma mais de uma vez.

Em 31/08/1933 embarcou para Salvador para participar da grande solenidade do 1º Congresso Eucarístico Brasileiro na Bahia.

Em substituição a Antônio Correia da Cruz, foi nomeado prefeito do município de Floresta em maio de 1931 e por imperativo do seu sacerdócio, em janeiro de 1933 foi chamado a dirigir os destinos da Diocese de Pesqueira, em substituição ao saudoso bispo D. José de Oliveira Lopes que havia falecido. Desta forma, a vaga de prefeito de Floresta foi então ocupada pelo coronel João Novaes.

Presidiu o “1º Congresso Econômico do Sertão” ocorrido em Triunfo, em princípios do mês de julho de 1934, destinado a discutir e promover medidas de interesse para o progresso e desenvolvimento daquela vasta região. O referido congresso foi uma iniciativa de um comitê central composto das seguintes pessoas: Monsenhor Urbano Carvalho, presidente; Dr Deocleciano Pereira Lima, vice-presidente; Dr. João da Luz, 1º secretário; Dr. José A. de Souza Ferraz, 2º secretário, e Dr. José Cordeiro. À assembléia compareceram pessoas de destaque inclusive os prefeitos de todos os municípios do Sertão; registro aqui a participação no referido evento do prefeito de Belmonte, Sr. Jacinto Gomes dos Santos.

Monsenhor Urbano Carvalho, uma das mais destacadas figuras do clero pernambucano, no entanto foi na Paróquia de Sertânia que o mesmo realizou um trabalho invulgar assinalado por um intenso movimento religioso e por esplêndidas obras sociais que o tornam um benemérito da terra onde havia se fixado há vários anos, alvo da estima, do respeito e da admiração de todos os seus paroquianos.

Em Sertânia monsenhor Urbano construiu um santuário na cidade. Fundou um albergue para os pobres. Construiu nova Casa Paroquial. Ergueu a golpes de tenacidade um Centro de Estudos em Custódia. À frente de duas paróquias, ainda encontrava tempo para, no meio dos seus livros e dos seus quadros familiares, no gabinete modesto, onde uma caveira em cima de uma mesa sorria da humana vaidade, meditar, estudar e escrever artigos para os jornais.

No dia 1º de maio de 1965 Sertânia festejou os 40 anos de vida sacerdotal de monsenhor Urbano. Na ocasião os fiéis daquela cidade prestaram carinhosa homenagem ao velho pároco. Todos que o conheceram sabem de seu espírito de abnegação e verdadeiro amor pelas suas ovelhas. Monsenhor Urbano, pelos serviços prestados ao Clero brasileiro, por duas vezes mereceu o acesso ao posto de bispo tendo declinado, por não se considerar merecedor de tão alta distinção.

Por ocasião das comemorações dos seus 40 anos de sacerdócio, o reverendo fez distribuir, entre os presentes uma linda poesia de sua autoria e transcrita a seguir:

OFERTÓRIO

(À meus afins pelo sangue, sacerdócio, amizade e trato espiritual)

Senhor! Senhor! As minhas primaveras,

Que são belas, porque sacerdotais,

Recebei-as, Jesus. Tornai-as veras

Com os vossos carismos paternais.

São quarenta eras vividas. E, deveras

Passados tão somente entre os trigais

Das almas mais humildes, mais sinceras

Da terra sertaneja. Roseirais.

Em todo esse passado no Sertão

Neste dia, no altar, agradecido.

Enviai-me, ó Deus! – eis-me o pedido:

A benção do SANTÍSSIMO CORAÇÃO.

Sertânia – PE – 26/04/1965 – Monsenhor Urbano de Carvalho.

Aos 83 anos de idade, já suspirava pela união definitiva com seu Deus. No dia 2 de abril de 1978 depois de receber a Unção dos Enfermos, com o rosário nas mãos e nos lábios os nomes de Jesus e Maria, sua alma voou ao Céu.

Por: Valdir José Nogueira de Moura

Jequié, na Bahia, é a cidade mais violenta do país, mostra anuário

A cidade de Jequié, no interior da Bahia, teve a mais elevada taxa de homicídios por 100 mil habitantes no Brasil no ano passado. O dado é do novo anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que foi divulgado nesta quinta-feira, 20. De acordo com o documento, o município baiano teve uma taxa de 88,8 assassinatos para cada grupo de 100 mil pessoas.

A Bahia ocupa as quatro primeiras posições da lista das 50 cidades mais violentas. Além de Jequié, aparecem no topo os municípios de Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari. Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, Sorriso, no Mato Grosso, e Altamira, no Pará, também possuem taxas de homicídio elevadas.

As 20 cidades com mais mais homicídios do Brasil em taxa por 100 mil habitantes:

1 – Jequié (BA): 88,8
2 – Santo Antônio de Jesus (BA): 88,3
3 – Simões Filho (BA): 87,4
4 – Camaçari (BA): 82,1
5 – Cabo de Santo Agostinho (PE): 81,2
6 – Sorriso (MT): 70,5
7 – Altamira (PA): 70,5
8 – Macapá (AP): 70,0
9 – Feira de Santana (BA): 68,5
10 – Juazeiro (BA):68,3
11 – Teixeira de Freitas (BA): 66,8
12 – Salvador (BA): 66,0
13 – Mossoró (RN): 63,5
14 – Ilhéu (BA): 62,1
15 – Itaituba (PA): 61,6
16 – Itaguaí (RJ): 61,6
17 – Queimados (RJ): 61,2
18 – Luís Eduardo Magalhães (BA): 56,5
19 – Eunápolis (BA): 56,3
20 – Santa Rita (PB): 56,0

Fonte: Correio 24 Horas