Campinas-SP tem surto de febre maculosa; 796 pessoas morreram em dez anos

Pessoas que participaram de dois eventos na Fazenda Santa Margarida, área rural de Campinas (SP), estão sendo alertadas para que fiquem atentas a possíveis sinais de infecção por febre maculosa. Três pessoas que foram a uma festa na fazenda morreram em decorrência da doença, e três casos ainda estão sendo investigados: o de Erissa Nicole Santana, uma adolescente de 16 anos que teve a morte confirmada na terça-feira, e duas mulheres que estão internadas. Todas estiveram em eventos promovidos na propriedade rural entre o fim de maio e o início de junho.

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da cidade está investigando um possível surto a partir da contaminação de frequentadores da Feijoada do Rosa — evento tradicional que reuniu, neste ano, cerca de 2,5 mil pessoas, em 27 de maio — e do show do cantor e compositor Seu Jorge, com 10 mil pessoas, no início deste mês. Douglas Costa, 42 anos, a namorada dele, Mariana Giordano, 36 anos, e Evelyn Santos, 28 anos, todos com morte confirmada por febre maculosa, participaram da Feijoada do Rosa, assim como Erissa, cuja contaminação ainda está sob análise, e uma das mulheres internadas. O sexto caso suspeito é de uma moradora de Campinas que estava na plateia do show de Seu Jorge e permanece em tratamento.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da cidade, Andrea Von Zuben, “Campinas está vivendo um surto de febre maculosa”. Como a doença leva até 14 dias para se manifestar, novos casos ainda podem surgir. A Fazenda Santa Margarida suspendeu a programação de eventos e ficará fechada por 30 dias.

Douglas, Mariana e Evelin estavam entre as cerca de 3,5 mil pessoas que pagaram até R$ 750 por um ingresso para a festa Feijoada do Rosa. A adolescente Erissa era filha de um fornecedor da festa e foi à fazenda para acompanhar o pai em uma entrega. Ela começou a sentir sintomas característicos da doença poucos dias depois.

A organização do evento lamentou as mortes e se solidarizou com parentes e amigos das vítimas, em nota divulgada à imprensa. E declarou estar à disposição das autoridades para auxiliar no que for necessário. O distrito onde está localizada a fazenda é considerada pelas autoridades epidemiológicas como área de risco para febre maculosa na região da Grande Campinas.

Joana D’arc Gonçalves da Silvia, médica infectologista do Centro Especializado em Doenças Infecciosas, explica que a febre maculosa é uma doença infecciosa de gravidade variável, mas não é contagiosa, ou seja, não pode ser transmitida de uma pessoa para outra. “A febre maculosa é transmitida por um carrapato, o micuim ou carrapato-estrela, que se alimenta do sangue de alguns animais de grande porte, como cavalo e capivara. Esse carrapato infectado, quando pica o ser humano, pode transmitir a bactéria rickettsia e, assim, resultar na febre maculosa.”

O médico infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia Leonardo Weissmann informa que casos de febre maculosa são registrados tanto em áreas rurais quanto urbanas, mas costuma acometer quem frequenta ambientes de mata, beiras de rio ou cachoeiras. Pastos e áreas gramadas também são locais em que o carrapato-estrela pode estar presente.

Fonte: Correio Braziliense

Polícia recupera microfones furtados de igreja evangélica em Mirandiba

Nem os templos religiosos estão escapando de ações criminosas na região. Na manhã desta quinta-feira, 15, policiais militares do 8° BPM recuperaram microfones que tinham sido furtados de uma igreja evangélica em Mirandiba-PE.

Câmeras de segurança flagraram o furto na Igreja Batista, localizada na Rua Tiburtino de Carvalho, no Centro da cidade. Um responsável pela instituição procurou a delegacia e registrou queixa da subtração de três microfones.

Policiais militares olharam as imagens das câmeras e se dirigiram à casa do suspeito que aparece na gravação. Ele não estava no imóvel, mas os PMs conseguiram recuperar dois dos microfones furtados. Um inquérito foi aberto na Delegacia de Polícia Civil local para investigar o crime.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Câmara de Vereadores de Salgueiro media diálogo entre prefeito e servidores por reajuste salarial

Atendendo requerimento do vereador Professor Agaeudes, a Câmara de Vereadores de Salgueiro realizou na manhã desta quinta-feira, 15, uma audiência pública para tratar sobre o reajuste salarial dos professores da Rede Municipal de Ensino e dos demais servidores da prefeitura que recebem acima do salário mínimo. Funcionários efetivos da prefeitura, que estão em estado de greve, lotaram o plenário para acompanhar a reunião.

O evento contou com presenças do prefeito do município, Marcones Sá; os secretários Marcelo Sá (Educação), George Arraes (Saúde) e João Gomes (Finanças); o contador da prefeitura, Tadeu André Bezerra; a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Salgueiro (Sisemsal), Edvane Teixeira; e os vereadores Agaeudes, que presidiu a audiência, Emmanuel Sampaio, Henrique Leal Sampaio, Bruno Marreca, Flavinho Barros, André de Zé Esmeraldo, Baldin dos Anjos, Eliane Alves, Fátima Carvalho, Tiago Arraes e Mariano Barros.

A audiência foi aberta por Edvane, fazendo um retrospecto sobre a luta dos servidores por aumento salarial e reclamando da falta de propostas do Poder Executivo. “A gente teve três audiências e em nenhum momento foi colocado para a gente a condição de não ter esse reajuste, mas nos deparamos na última audiência com o prefeito, onde ele colocava que não poderia dar o reajuste por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal”, relatou, afirmando que os servidores que não recebem salário mínimo precisam da revisão, pois não estão isentos da inflação.

Em sua fala, o prefeito alegou dificuldades financeiras, disse que todos os anos dava o reajuste, mas no ano corrente não está sendo possível porque teme extrapolar a LRF e responder por improbidade administrativa. “Não se trata de que o prefeito não quer dar o aumento. Não se trata que o prefeito é contra isso. Se trata realmente de insuficiência, diante da legislação. […] Quando está na administração pública você não faz só o que você quer, você tem que obedecer às leis e se você não obedecer às leis, aí você vai ser processado por improbidade administração”, disse, afirmando que no momento não tem como se enquadrar no limite da LRF.

Após a fala do prefeito e um debate entre os vereadores e o contador da prefeitura, que apresentou números sobre a gestão fiscal do governo, servidores também puderam se manifestar na tribuna. Representantes dos professores e dos profissionais da saúde pediram que a prefeitura encontre uma maneira de se enquadrar na Lei de Responsabilidade Fiscal e conceda o reajuste.

Na ocasião também ficou acordado que o Poder Executivo vai se sentar novamente com o Sisemsal para tentar chegar a um consenso sobre a questão. Além disso, Edvane informou que amanhã ocorrerá uma Assembleia Geral para deliberação sobre os próximos passos do estado de greve do funcionalismo público municipal.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Campus Ouricuri do IFSertãoPE prorroga inscrições do “Coral em Libras: Cantando as Raízes Nordestinas e o Gospel”

As inscrições do projeto de extensão “Coral em Libras: Cantando as Raízes Nordestinas e o Gospel”, realizado pelo Campus Ouricuri do IFSertãoPE, foram prorrogadas até o dia 18 de junho. Interessados em participar podem se inscrever on-line, neste formulário do Google Docs, informando os dados requeridos.

São ofertadas 35 vagas, sendo 15 para os estudantes do curso de Libras promovido pelo Centro de Línguas do campus, cinco para o público interno e as outras 15 para a população em geral. Os objetivos são propiciar a inclusão de pessoas surdas e ouvintes, difundir a cultura nordestina e proporcionar momentos de expressão artística e espiritualidade através da música.

O curso é gratuito e o primeiro encontro será realizado no dia 20 de junho, das 10h às 12h, no auditório do campus. A seleção dos participantes do projeto será feita por intermédio de sorteio.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Câmara aprova PL para punir discriminação contra políticos e autoridades

A Câmara aprovou, na noite desta quarta-feira (14), o projeto de lei que tipifica a discriminação contra políticos, autoridades públicas e seus familiares.

Foram 252 votos a favor e 163 contra. A votação ocorreu após aprovação de caráter de urgência da pauta, que agora segue para análise do Senado.

O PL estipula que deverá haver punição quando um político ou autoridades forem discriminados por serem réus em processo judicial em andamento, ou quando ainda for possível recorrer à acusação na ação.

Além dos políticos e autoridades, estão inclusos como beneficiários do PL os familiares e eventuais colaboradores associados a eles.

As penas, segundo o texto, devem variar entre dois a quatro anos de prisão, além de multas. O projeto não destaca manifestações públicas feitas contra políticos nas redes sociais, pública ou anonimamente.

Apenas um artigo foi removido do texto final, pelo relator, Claudio Cajado (PP-BA), o que versava sobre injúria sofrida.

Parlamentares tanto do lado governista quanto de oposição reclamaram que o tema foi pautado tarde, com a votação começando por volta das 21h30, e sem condição para que eles lessem a matéria com detalhes. Erika Kokay (PT-DF) acusou que a votação foi “na calada da noite”, enquanto Nikolas Ferreira (PL-MG) reclamou de tempo bastante curto para refletir sobre o tema.

O projeto é de autoria de Dani Cunha (União-RJ), filha do ex-deputado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

São discriminações contra políticos e seus familiares, segundo o PL:

– Acusar políticos por condutas que viraram caso de Justiça, mas que ainda não transitaram em julgado;

– Impedir o acesso a cargos de administração;

– Impossibilitar a promoção dentro do trabalho ou outro benefício profissional por motivos de relação política;

– Negar emprego em empresa privada por associação política;

– Negar abertura de contas bancárias apenas porque alguém é político, autoridade ou a eles associados.

Fonte: UOL

Sesc Ler Bodocó realiza programação junina a partir desta quinta-feira

O Sesc Ler Bodocó inicia uma programação especial nesta quinta-feira, 15, dentro do ciclo junino no Sertão do Araripe. A programação de São João da unidade terá o Forró Pé de Sesc hoje e no dia 18 de junho, bem como a 2ª Mostra de Quadrilhas Juninas amanhã. Serão três noites de festas, resgatando as tradições com shows de artistas regionais, apresentações de quadrilhas e muitas comidas e bebidas típicas dessa época.

Hoje, a partir das 19h, ocorre a abertura do Forró Pé de Sesc, incluindo apresentações artísticas dos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Sesc, brincadeiras recreativas e muito forró com o cantor Rhony Sakana. A entrada é grátis.

Nessa sexta-feira, apresentações de quadrilhas juninas encantarão o público que for ao Sesc. Estão confirmadas performances de grupos de Trindade, Santa Cruz, Ouricuri, Exu e Bodocó. As quadrilhas vão concorrer a troféus e prêmios em dinheiro. A entrada custa R$ 4, mas trabalhadores do comércio recebem desconto de 50%.

No dia 18 acontece mais uma edição do Forró Pé de Sesc, começando mais cedo, às 13h. Nesse dia o público curtirá shows do Forró Novo Grau e da cantora Ísis Maia. Ingressos podem ser adquiridos no Sesc por R$ 6 para trabalhadores do comércio e por R$ 7 para o público em geral.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Polícia deflagra operação no Sertão do Pajeú para investigar homicídios

Nessa quarta-feira, 14, a Polícia Civil deflagrou uma operação no Sertão do Pajeú com objetivo de investigar homicídios registrados na região. A operação de intervenção tática denominada “Thanatos” foi realizada após investigações das equipes da 185ª Circunscrição de Quixaba e da 180ª Circunscrição de Carnaíba.

De acordo com o blog de Nill Jr, a operação aconteceu nos municípios de Carnaíba, Quixaba e Afogados da Ingazeira. Os trabalhos foram coordenados pela 20ª Delegacia Seccional (20ª Desec), com apoio operacional da Polícia Militar.

Durante a ação os policiais cumpriram nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão, expedidos pela Vara Única da Comarca de Carnaíba. O material recolhido vai auxiliar nas investigações de homicídios, tráfico de drogas e porte e posse ilegal de armas em Quixaba e Carnaíba.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Granito celebra São João nesse sábado com programação diversificada

O município de Granito, localizado no Sertão do Araripe, vai celebrar o São João nesse sábado, com uma diversificada programação alusiva à cultura nordestina. A festividade conta com tradições culturais, competição de ciclismo, celebração religiosa e o tradicional desfile dos vaqueiros pelas ruas da cidade, com participação dos aboiadores e poetas Chico Justino & Cícero Mendes.

A programação começa cedo, às 7h, com concentração e acolhida dos vaqueiros na Chácara Pessoa. O desfile sai às 9h30, levando a cultura da vaqueirama para várias vias públicas da cidade. Em seguida, às 11h, haverá celebração de missa e a festa segue após o almoço, com muito forró ao som de Gibão Surrado e Tony dos Teclados.

“É uma ótima oportunidade para visitar a simpática cidade de Granito e viver o mais legítimo roteiro cultural do Sertão nordestino”, ressalta a prefeitura.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Homem é detido após desferir golpes de machado em portas e janelas de residência em Serrita

Um homem foi detido por policiais militares do 8° BPM nessa quarta-feira, 14, sob a acusação de ter arrombado portas e janelas de uma residência localizada na Rua Antônio Catinin Filho, na Vila Vaqueiro, em Serrita.

A vítima chamou a polícia e denunciou que ao chegar em casa encontrou portas e janelas arrombadas, mas não sabia quem havia praticado o crime. Contudo, uma testemunha que estava nas imediações do imóvel denunciou quem tinha cometido o delito.

Os policiais encontraram o acusado e ao indagá-lo sobre o crime, ele disse que desferiu golpes de machado nas portas e janelas da casa porque entregou R$ 50 a vítima para comprar drogas e ela não retornou, nem com a droga, nem com o dinheiro.

O homem foi levado à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com arma usada no delito, e acabou assinando TCO por dano/depredação.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Ex-vereador de Dormentes-PE morre em acidente de moto na cidade

Gilvan Adolfo Coelho, ex-vereador de Dormentes, no Sertão do São Francisco, morreu em acidente de moto na noite dessa quarta-feira, 14, no bairro Josias Elpídio, na referida cidade. Segundo informações de testemunhas, ele perdeu o controle do veículo e bateu a cabeça de forma fatal.

A Prefeitura de Dormentes publicou Nota de Pesar e cancelou uma inauguração que estava prevista para essa quinta-feira, 15.

“A prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti, e a vice-prefeita, Corrinha de Geomarco, em nome da Prefeitura Municipal, lamentam o falecimento de Gilvan Adolfo Coelho, ocorrido nesta quarta-feira (14). Ex-vereador, Gilvan prestou relevantes serviços ao nosso município quando atuou de maneira marcante na nossa Câmara de Vereadores”, expressa a nota.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Polícia Militar cumpre mais um mandado em Salgueiro por falta de pagamento de pensão alimentícia

Policiais militares do 8° BPM cumpriram nessa quarta-feira, 14, mais um mandado de prisão em Salgueiro, decorrente do atraso do pagamento de pensão alimentícia. A ordem judicial, expedida pela Vara Única da Comarca de Verdejante, foi cumprida na Quadra J do Residencial Santo Antônio.

De acordo com boletim de ocorrência do 8° BPM, os PMs se dirigiram ao endereço do inadimplente juntamente com a equipe Malhas da Lei. A Justiça determinou a prisão por 60 dias ou até que se comprove o pagamento das parcelas da pensão em atraso.

O acusado, um homem de 33 anos, foi levado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade e encaminhado ao presídio.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Prefeito de Petrolina anuncia Aline Barros como primeira atração do Festival Cristão 2023

Dentro das comemorações do aniversário do município, a Prefeitura de Petrolina realiza em setembro mais um Festival Cristão, que já tem a primeira atração confirmada. Em reunião com lideranças evangélicas na noite de segunda-feira, 12, o prefeito Simão Durando anunciou que a cantora Aline Barros, conhecida em todo o país, vai se apresentar no evento.

O Festival Cristão, que atraiu um grande público em 2022 com show de Fernadinho, terá outras atrações musicais, voltadas tanto para o público evangélico quanto o católico. O evento acontecerá novamente na Orla da cidade.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Giovanni Costa, destaca que o festival contempla um público que sempre ficou de fora das festividades públicas. “Sempre houve uma certa lacuna para envolver mais o público cristão. Por isso, de forma democrática, estamos pensando em atender a todos. No ano passado, o festival foi um sucesso e em 2023, com Aline Barros e diversas outras atrações, será melhor ainda”, frisou.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Cantor salgueirense Antunes Alves fará turnê junina em São Paulo

Labutando na música há anos, sonhando em fazer sucesso e ganhar os palcos em todo o Brasil, o cantor salgueirense Antunes Alves recebeu uma oportunidade para bater asas e, quem sabe, alçar altos voos. No dia 21 de junho ele viaja a São Paulo, onde fará seis shows no período junino. Se apresentará quatro vezes na capital paulista, sendo uma no CTN (Centro de Tradições Nordestinas), além de passar por Guarulhos e Santo André, na região do ABC.

Segundo Antunes, os shows foram viabilizados pela empresa NG Produções, que teve acesso a seu conteúdo através de um amigo e se interessou muito por seu trabalho. “Agora estou indo para São Paulo, dia 21, fazer seis shows e se reunir pessoalmente, sendo que já houve uma reunião virtual, onde me interessei muito. Se tudo ocorrer como o planejado, provavelmente já irei assinar contrato”, comentou, ansioso para a viagem na próxima semana.

Antunes disse que retorna a Salgueiro no dia 28 de junho, com objetivo de fazer alguns shows na região e se der tudo certo em São Paulo, voltará ao maior centro econômico do país para se fixar na cidade e gravar alguns trabalhos.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Morte de escrivã que denunciou assédio moral é investigada em MG

A Polícia Civil de Minas Gerais investiga a morte da escrivã Rafaela Drummond. Uma semana antes, ela havia feito denúncias de assédio e sobrecarga de trabalho.

A escrivã de 31 anos foi encontrada morta pelos pais na última sexta-feira (9), em um distrito da cidade de Antônio Carlos, na região de Campo das Vertentes, em Minas Gerais.

Segundo informações do Registro de Eventos de Defesa Social da Polícia Militar (REDS), o caso foi registrado como suicídio.

Dias antes de sua morte, Rafaela, que trabalhava na cidade de Carandaí (MG), protocolou uma série de denúncias de assédio moral, sexual, pressão psicológica e sobrecarga no ambiente de trabalho ao Sindep-MG (Sindicato dos Escrivães da Polícia Civil de Minas Gerais).

Além das denúncias, áudios em que a vítima detalha episódios de perseguição dentro da instituição, vazados nas redes sociais, motivaram abertura de inquérito para a apuração do caso.

O Sindep-MG confirmou que recebeu as denúncias. No entanto, mantém o conteúdo sob sigilo.

Em nota, a Polícia Civil informou que instaurou procedimento disciplinar e inquérito policial e destacou que disponibiliza suporte aos servidores no Centro de Psicologia do Hospital da Polícia Civil, por meio de sessões presenciais e teleconsulta.

Fonte: UOL