Mais Médicos: divulgado resultado preliminar dos selecionados

O Ministério da Saúde publicou, nesta sexta-feira (9), o resultado preliminar da escolha das vagas dos profissionais com inscrição validada no Programa Mais Médicos. O edital oferece 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios. Do total de vagas, mil são inéditas para a Amazônia Legal. O objetivo é recompor vagas ociosas dos últimos quatro anos. Cerca de 45% delas estão em regiões de vulnerabilidade social, de difícil acesso e que historicamente sofrem com a falta de médicos.

O resultado preliminar divulgado nesta sexta mostra que 84,7% dos alocados são médicos brasileiros formados no país, enquanto 15,3% brasileiros com diploma de medicina emitidos no exterior.

Para ter saber se foi selecionado no 28º ciclo do programa, basta o candidato acessar este link.

Para a classificação dos médicos, o programa do governo federal considera o currículo do candidato, como formação, titulação e experiência profissional. Serão considerados para pontuação os seguintes critérios: residência médica em medicina da família e comunidade, concluída e reconhecida; título de especialista em medicina de família e comunidade, conferido pela Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC); especialização em saúde da família ofertada pelo Sistema de Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS); entre outros.

Desde o lançamento do edital, o ministério informou que os médicos brasileiros registrados no Brasil têm prioridade na seleção.

Próximas fases

Conforme previsto no cronograma do edital do programa, a próxima fase é a apresentação de recurso pelo candidato que discordar do resultado preliminar, até segunda-feira (12). A interposição de recurso deve ser feita diretamente no Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), a plataforma do Ministério da Saúde usada por gestores municipais de saúde e por médicos para fazerem as adesões e inscrições no programa.

O recurso interposto pelo candidato deverá ser individual. Será admitido apenas um único recurso por profissional.

Na próxima quinta-feira (15), após o período de avaliação de cada um dos recursos, o Ministério da Saúde divulgará o resultado final dos selecionados e os respectivos locais de atuação.

Entre 16 e 22 de junho, o candidato contemplado deverá confirmar o interesse pela vaga, no mesmo site de inscrição do Mais Médicos. Excepcionalmente, os médicos que ainda estão em processo de emissão do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), em uma das 27 unidades da federação, terão até 30 de junho para confirmar a participação no programa.

Caso o candidato não confirme o interesse na vaga e local designado, será excluído do chamamento.

Mais Médicos 2023

A edição de 2023 do Mais Médicos, o 28º ciclo do programa, registrou recorde de inscrições, com mais de 34 mil profissionais cadastrados. Deste total, 27,4 mil indicaram um local para atuação profissional, de acordo com o Ministério da Saúde.

A expectativa da pasta é que, até o fim deste mês, os médicos selecionados neste 28º ciclo comecem a atuar no programa para reforçar o atendimento na atenção primária à saúde, em áreas mais necessitadas, principalmente, de extrema pobreza.

Até o fim de 2023, o governo federal planeja ter 28 mil profissionais no Mais Médicos atendendo em todo o país. A previsão é que mais de 96 milhões de brasileiros tenham atendimento médico de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Agência Brasil

Manchester City bate Inter de Milão e conquista a Liga dos Campeões

A Europa é do Manchester City Football Club. Neste sábado (10), os Citizens (como o time inglês é conhecido) derrotaram a Inter de Milão, da Itália, por 1 a 0 no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, para conquistarem a Liga dos Campeões da Uefa (União das Federações Europeias de Futebol), também chamada de Champions League, pela primeira vez.

Conquistar o maior torneio de clubes do planeta era uma obsessão no City desde a compra pelo Abu Dhabi United Group, em 2008. O conglomerado, de origem árabe, investiu pesado para transformar o time, então pouco expressivo, em uma potência mundial. De lá para cá, os Citizens venceram sete vezes o Campeonato Inglês (Premier League) e ainda levantaram as taças das Copa da Inglaterra (três) e da Liga Inglesa (seis).

Na Champions, porém, a equipe de Manchester vinha batendo na trave. Participando regularmente da competição desde a temporada 2011/12, o City esteve perto da taça anteriormente em 2021, quando chegou à final pela primeira vez. Em uma decisão 100% inglesa, o Chelsea levou a melhor, no Estádio do Dragão, no Porto (Portugal).

Quem também perseguia um título de Liga dos Campeões era Pep Guardiola. À frente do City desde 2016, o treinador não vencia a Champions desde 2011, quando estava no Barcelona, clube espanhol pelo qual já tinha ganhado a edição de 2009. O treinador, que também passou pelo Bayern de Munique (Alemanha), chegou ao 35º troféu em 14 anos de carreira.

Único brasileiro presente na decisão, Ederson se tornou o 56º jogador do país a conquistar a Champions. O goleiro do City, que foi um dos destaques da final, com duas defesas à queima-roupa, entrou para uma lista encabeçada pelo lateral Marcelo e o volante Casemiro. Ambos, com cinco títulos cada, são os brasileiros mais vitoriosos. Ela foi inaugurada em 1959 com o ex-ponta Canário, campeão pelo espanhol Real Madrid.

O título do City coroa uma campanha invicta, de oito vitórias e cinco empates, com 32 gols marcados e cinco sofridos. O atacante norueguês Erling Haaland, dos Citizens, terminou a Champions como artilheiro, com 12 gols.

Fonte: Agência Brasil

Pastor e missionário cearense é encontrado morto após ser sequestrado no Quênia

O pastor e missionário Francisco Barbosa foi sequestrado e morto após sair de casa para ir ao supermercado, em Nairóbi, no Quênia, onde vivenciava missão religiosa. Ele estava desaparecido desde a última quarta-feira (7) e, neste sábado (10), a entidade Missão Cristã Mundial (MCM) confirmou que ele foi encontrado morto.

Barbosa era natural de Varjota, no Ceará, conforme confirmado ao Diário do Nordeste por representante da MCM. Há sete anos ele morava com a família no Quênia, que fez campanha, nos últimos dias, por informações de Barbosa.

O falecimento foi informado pela filha de Francisco, Anny Victoria, nas redes sociais. “O céu faz uma grande festa para receber meu papai. É com muita dor no coração e em prantos que escrevo isso. Agradeço de coração a todos que divulgaram e se juntaram a nós no pior momento de nossas vidas. Mas Deus quis levar o meu pai”.

O pastor atuava com uma vasta gama de etnias no Quênia, fazendo trabalho de evangelização. Ele também atua no resgate e no cuidado de mulheres viúvas e crianças. No Instagram, Francisco compartilhava diversas publicações de seus trabalhos como missionário.

RELIGIOSO FOI MORTO E QUEIMADO

De acordo com a esposa do pastor, Franciane Barbosa, Francisco foi executado a tiros dentro de seu carro por dois homens. A Embaixada do Brasil no Quênia informou à família que o crime foi capturado por câmeras de segurança.

Após matarem o cearense, os homens atearam fogo no veículo, e o corpo do pastor foi carbonizado. A pastora agradeceu o apoio e as orações feitas desde o desaparecimento.

Fonte: Diario do Nordeste

Insatisfeito com o governo, União Brasil quer mais além da mudança no Turismo

A iminente troca de Daniela do Waguinho (RJ) por Celso Sabino (PA) no Ministério do Turismo é vista no União Brasil como a chance de o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) melhorar sua relação com a bancada do partido na Câmara dos Deputados. Parlamentares ouvidos pelo Metrópoles indicam, porém, ser necessário o Planalto dar liberdade para o novo ministro liberar cargos e emendas. Além disso, os congressistas cobram mudança no Ministério da Integração.

Daniela do Waguinho assumiu o Ministério do Turismo representando o União Brasil, mas como uma indicação alheia à vontade da bancada da sigla. O mesmo cenário não ocorre com Celso Sabino. O deputado paraense detém o apoio de 90% dos colegas. Ao todo, o partido tem 59 assentos na Casa Baixa.

Aliados de Sabino alertam, no entanto, que somente a troca não surtirá o efeito esperado pelo governo Lula. O enfraquecimento de Daniela do Waguinho deu-se, avaliam colegas, também pela dificuldade para nomear cargos ainda vagos no ministério. A ministra também demonstrou dificuldade para cumprir as promessas de emendas a deputados que esperam contemplar suas bases eleitorais.

“A ministra acaba sendo uma rainha da Inglaterra, não tem gestão. Não tem como fazer a politica sem levar eventos, praças, orlas e obras que a bancada quer e precisa levar para seus estados, para suas bases. A gente precisa de orçamento, a bancada não vai votar [com o governo] sem orçamento. Se o ministério continuar travado, [a mudança] pouco vai adiantar”, diz uma das lideranças do União Brasil, ouvida sob reserva.

Esses cargos e esses recursos, caracterizados como emendas RP-2, estão represados, reclamam os deputados do União Brasil, tanto na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), comandada pelo ex-deputado Marcelo Freixo, quanto na Casa Civil, comandada pelo ministro-chefe Rui Costa. O ex-governador da Bahia, inclusive, segue sendo alvo de críticas de parlamentares do Centrão.

Além dos problemas internos no minsitério do Turismo, Daniela Carneiro se enfraqueceu quando seu marido, Waguinho, prefeito de Belford Roxo, deixou o União Brasil após briga com Luciano Bivar, presidente da legenda, e se filiou ao Republicanos. O “nó” acontece porque o governo Lula também estuda maneiras de atrair o partido presidido pelo deputado de Marcos Pereira (SP).

“O problema do PT é que dão ministérios parecendo que querem tirar. Entregam sem os principais cargos, sem acesso devido ao orçamento. O ideal para levar a bancada seria o ministério da Integração”, reclama um líder do União Brasil. Outro resume: “Só resolve se o Celso tiver liberdade pra nomear todos os cargos do ministério”.

De olho em outros ministérios

O ministério da Integração é chefiado por Waldez Goés. Apesar de filiado ao PDT, ele foi uma indicação da bancada do União Brasil no Senado, na figura de Davi Alcolumbre (AP). Os representantes do partido na Câmara, porém, cobram uma troca. Lideranças governistas, porém, não enxergam como possibilidade uma troca além do Turismo, nesse momento.

Enquanto isso, também seguem conversas envolvendo uma possível substituição de Juscelino Filho, ministro das Comunicações. O atual comandante da pasta desfruta de melhor relação com membros do governo, mas o deputado Marangoni (SP) ganhou força no União Brasil para uma possível troca no comando da pasta.

Fonte: Metrópoles

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 45 milhões na quarta-feira

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.600 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado na noite deste sábado (10) pela Caixa Econômica Federal. O prêmio estava estimado em R$ 35 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 04 – 18 – 37 – 38 – 46 – 60

O próximo sorteio será realizado na quarta-feira (14) e o prêmio está acumulado em R$ 45 milhões.

Apesar de ninguém ter levado o prêmio principal, 44 apostas acertaram cinco números e receberão R$ 83.945,89. A quadra (quatro acertos) saiu para 3.901 apostas. Cada uma receberá R$ 1.352,62.

Bolão

Uma forma de apostar na Mega-Sena, além dos jogos individuais, é formar um grupo para escolher os números, o chamado Bolão.

Ao ser registrada no sistema, a aposta gera um recibo de cota para cada participante, que pode resgatar a sua parte do prêmio individualmente.

Os bolões têm valor mínimo de R$ 10 e cada cota deve ser de pelo menos R$ 5, sendo possível realizar um bolão de no mínimo duas e no máximo 100 cotas.

O apostador também pode adquirir cotas de bolões organizados pelas lotéricas. Basta solicitar ao atendente a quantidade de cotas que deseja e guardar o recibo para conferir a aposta no dia do sorteio.

Nesse caso, poderá ser cobrada uma tarifa de serviço adicional de até 35% do valor da cota, a critério da lotérica.

Fonte: CNN