Nutricionista explica as propriedades nutricionais do milho, um dos alimentos mais populares do São João

No Nordeste, muita gente é fã do milho, mas ele também faz sucesso em outras regiões do país. No mês de junho, ele é uma das principais estrelas da comemoração do São João. Seu consumo fica ainda mais intensificado por causa dos pratos típicos da data, como canjica, pamonha, munguzá e bolos, além disso, é preparado assado e cozido também. No dia a dia dos pernambucanos, ele se faz presente na mesa, no tradicional cuscuz, prato que combina com muitos acompanhamentos e, por isso, fica difícil de enjoar. Apesar de fazer bastante sucesso na culinária por ser versátil, ele possui muito valor nutricional e é um aliado da saúde do corpo.

De acordo com a nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Alyne Nunes, essa data serve para estimular e lembrar o quanto esse cereal é importante. “O milho é muita fonte de energia, de nutrição. Mas a cultura do milho é também fonte de matéria-prima mais importante na fabricação de alguns subprodutos em grandes indústrias, como as químicas, farmacêuticas, bebidas e até combustível. Além disso, também é importante na culinária do Nordeste porque é um dos símbolos da festa junina, por causa dos pratos típicos dessa celebração. O desenho representativo desse alimento também faz parte da decoração das festas e, todos os anos, está presente nas roupas de quem se veste a caráter”, comenta.

O grão de milho é fonte de vitaminas A e B, rico em minerais, como ferro, potássio, cálcio, que ajudam a fornecer energia e bem-estar. Além disso, possui altos níveis de antioxidante, que ajuda na manutenção da saúde dos olhos, estimulando a prevenção de doenças pelo fortalecimento do sistema imunológico. Suas propriedades também ajudam a baixar o nível de colesterol ruim, ainda melhora o trato gastrointestinal e auxilia no controle da glicemia.

Para quem deseja emagrecer, ele é um bom aliado. O milho de pipoca também ajuda o funcionamento do intestino por ser rico em fibras e minerais como fósforo, magnésio e zinco. “É preciso apenas cuidado na hora do preparo para aquelas pessoas que desejam emagrecer, afinal de contas, um alimento rico nutricionalmente, pode ficar muito calórico. Nesse caso, seria interessante evitar óleo de cozinha e manteiga. As pipoqueiras elétricas são uma das melhores opções para fazer esse passo a passo”.

Já o cuscuz, um dos pratos de milho mais consumidos em Pernambuco, pode ser uma excelente alternativa para aquelas pessoas que desejam evitar outros tipos de carboidratos. A versão nordestina é fácil de preparar, usando apenas a farinha do cereal, água e sal. Seu sabor é neutro e harmoniza bem com outros ingredientes, sendo eles doces ou salgados.

“Ele é uma excelente opção de carboidrato, mas ainda possui fibras e um pouco de proteína. Os flocos de milho, também possuem vitaminas A e B1, ácido fólico, ferro, magnésio, zinco, carotenóides, antioxidantes e bioativos. É uma data que merece ser celebrada por causa de todos esses benefícios”, finaliza.

Entremontes: O canal da transformação do Sertão pernambucano

Como um extraordinário Nordestino, Luiz Gonzaga foi o artista que trouxe o Nordeste para o resto do País, não apenas com sua genialidade com a Sanfona, cantando e tocando o baião, o forró e o maxixe; trouxe também ao conhecimento popular a vida do Sertão com suas tradições, geografia, religiosidade, ritmos, injustiças, aridez, suas dificuldades e suas riquezas. Com a música, Asa Branca, considerada o Hino do Nordestino, destacou a luta de um Povo, por ações que eles pudessem se sobressair das suas adversidades climáticas, imortalizada logo na primeira estrofe desse épico clássico, quando diz:

“Quando ‘oiêi’ a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu preguntei a Deus do céu, ‘uai’
Por que tamanha judiação?”

Com esta elucidativa menção, em acréscimo, cabe destacar que o Sertão Nordestino, sofre consideravelmente com um problema climático, criando uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região.

Em 1886, desde o seu primeiro projeto, elaborado pelo engenheiro cearense Tristão Franklin Alencar de Lima, as águas do Rio São Francisco tornaram-se sonho para os nordestinos.

No Sertão árido, um rio de vida surge, ó São Francisco, correnteza imponente. Nas suas águas, histórias se insurgem, refletindo o vigor de sua gente. Suas margens abraçam a vegetação, onde o verde se faz resistência. É o oásis em meio à desertificação, a fonte de vida em meio à carência.

Em 2007, a água “saiu” do papel, escorreu pelos canais, desencalhou sonhos e extinguiu angústias. Ó rio São Francisco, tesouro precioso, patrimônio do Sertão, de valor incalculável. Que tu sigas firme, seja preservado, poderoso e inabalável.

Daqui já se vislumbra o que mais importa: o sonho já é quase uma realidade. Prossigo minha narrativa, evidenciando que para que esse sonho seja concretizado e finalizado, obras precisam ser finalizadas, como bem cantou grande Flávio José, “deixa o Rio Desaguar”.

O nordestino parnamirinense roga a autorização da ordem de serviço da obra do Canal do Açude Entremontes, localizado em nosso Município de Parnamirim-PE, sendo parte constante do Projeto, com a Nota Técnica nº. 34/2017/DPE/SIH, saindo a água reservatório Mangueira, do trecho 6, Eixo Norte da Transposição, a perenização do Açude Entremontes, Barragem do Chapéu e Barragem do Cachimbo, ambas localizadas na área rural do Município, e todas regiões de grande potencialidade agrícola e pecuária.

Consigno, também, que o Açude Entremontes, está construído sobre o rio São Pedro, afluente da margem direita do Rio Brígida, e forma um lago que abrange uma superfície de 4.688ha na cota 389,00 e acumula um volume de 339.333.700 m3.

A Barragem do Chapéu construída no ano de 1986, no Rio Brígida, tendo sua Capacidade 188.000.000m3, já a Barragem do Cachimbo está localizada no Rio Quixaba com capacidade de 31.000.000m3.

Verifica-se em segunda análise, que esta é uma obra transformadora, para o Sertão Pernambucano, que segundo cálculos, as áreas serão identificadas e a partir do avanço do canal do Entremontes poderemos irrigar pelo menos 25 mil hectares de terra, visto que, afeta também, todos os aspectos: a agricultura, a educação, a saúde, a condição de vida, também na geração de empregos e renda.

Assim, concluiremos a obra e, como um verso em folha, concluiremos a lição inicialmente cantada por Luiz Gonzaga, que encerra assim:

“Quando o verde dos teus ‘óio’
Se ‘espaiar’ na ‘prantação’
Eu te asseguro, não chore, não, viu
Que eu ‘vortare’’, viu, meu coração.”

Por Andryele Saraiva – Vereador de Parnamirim-PE e Bacharel em Direito

Ordem de Serviço para construção da sede da Inspetoria Regional do Crea-PE em Afogados da Ingazeira será assinada amanhã

Ocorre na tarde dessa sexta-feira, 9, a partir das 16h, a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para construção da sede da Inspetoria Regional do Crea-PE em Afogados da Ingazeira. O evento será realizado na Rua Inácio José da Silva, no bairro da Sobreira, próximo à UBS de Sobreira. Mais um importante passo no fortalecimento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco no Sertão do Pajeú.

“Teremos um prédio moderno, com os conceitos mais inovadores da engenharia, acessibilidade, reuso de água, energia limpa. Renovamos, assim, um compromisso com a cidade e a região. Estamos fazendo esse novo espaço para os profissionais, mas também para dizer que a nova sede do Crea estará de portas abertas para contribuir com o desenvolvimento inclusivo e sustentável de Afogados da Ingazeira e de todas as cidades vizinhas”, ressalta o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.

A entidade convida todos os profissionais da região para participar da solenidade. O local da construção, cedido pela prefeitura, fica no bairro Padre Pedro Pereira, em uma localização estratégica na cidade e de fácil acesso.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Confira o que abre e o que fecha em Salgueiro neste feriado de Corpus Christi

Hoje é feriado no Brasil em comemoração ao dia de Corpus Christi, uma das datas mais importantes no calendário da Igreja Católica. Em Salgueiro, muitos estabelecimentos públicos e privados estão fechados, mas órgãos do Governo do Estado abriram, devido ao decreto da governadora Raquel Lyra que transferiu o ponto facultativo da data para o dia 23 de junho.

Confira abaixo o que abre e o que fecha na cidade neste feriado:

Estabelecimentos comerciais: Mesmo com orientação da CDL para que os comércios funcionem hoje, muitos resolveram não abrir e os que abriram devem pagar hora extra aos funcionários, já que o decreto estadual não abrange o setor privado.

Agências bancárias: Todas as agências bancárias e lotéricas estão fechadas nesta quinta-feira. Transações financeiras podem ser feitas nos caixas eletrônicos e/ou pelos aplicativos de cada banco.

Prefeitura, Câmara de Vereadores e serviços municipais: A prefeitura, Câmara de Vereadores e outros órgãos municipais não estão funcionando neste feriado. Os atendimentos serão retomados amanhã, no horário normal.

Supermercados e shopping: Os grandes supermercados instalados na cidade abriram as portas. Já o shopping ainda não informou como será seu funcionamento hoje.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Licitação da Prefeitura de Salgueiro para contratação de serviços de publicidade e propaganda é suspensa

Mais um Processo Licitatório da Prefeitura de Salgueiro foi suspenso. A Comissão Permanente de Licitação (CPL) comunicou nessa quarta-feira, 7, a suspensão da Licitação n° 069/2023 – Concorrência n° 003/2023, que previa gasto de até R$ 1,2 milhão na contratação de serviços de publicidade e propaganda.

Segundo o comunicado, o Processo Licitatório foi suspenso por conta do recebimento de impugnação. A comissão ainda informa que, se houver alteração, uma nova data será publicada no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco.

A abertura da licitação foi publicada no início de maio pela prefeitura e as propostas podiam ser entregues na sede da gestão municipal até o dia 19 de junho. Era neste dia que as ofertas seriam analisadas.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Prefeitura de Brejo Santo-CE divulga programação da ExpoBrejo 2023

Entre os dias 20 e 27 de agosto, o município de Brejo Santo-CE, distante cerca de 74 km de Salgueiro, realiza a edição 2023 da ExpoBrejo. A programação completa foi publicada pela prefeitura nessa quarta-feira, 7. Shows musicais estão agendados para o período de 24 a 27 de agosto, no Parque de Eventos e Agronegócios Mário Leite Tavares.

As atividades começam domingo, 20, com uma grande cavalgada percorrendo as principais ruas da cidade em direção ao Parque de Eventos. Na chegada, será feita a Bênção dos Vaqueiros, seguida de shows na área externa do parque. Segunda-feira, 21, haverá Missa e show católico; terça, 22, Noite Cultural; e quarta, 23, Noite Cultural e abertura da 52ª Grande Vaquejada.

O Festival ExpoBrejo começa no dia 24, com shows de Tarcísio do Acordeon, Buscapé & Arreio de Ouro, Melry Furtado e Pica Pau. Nos outros três dias sobem ao palco: Iguinho e Lulinha, Zé Cantor, Felipe Amorim, Toca do Vale, Wallas Arrais, Raquel dos Teclados, Eliane (a rainha do forró) e artistas da região.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

TCE-PE julga irregular condições de segurança do transporte escolar de Trindade em 2022

Em sessão realizada no dia 1° de junho, a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou irregular as condições de segurança do transporte escolar de Trindade em 2022. O processo, relatado pelo conselheiro Carlos Neves, é um desdobramento da Operação Transporte Seguro do órgão, realizada em abril do ano passado em todo Pernambuco.

A auditoria avaliou os serviços com ênfase nas rotas efetivamente percorridas e pagas. Conforme relatório da equipe, a prefeitura contratou duas empresas em 2022 para fazer o transporte escolar. No contrato de uma delas, que atuou de junho a dezembro, o TCE determinou dedução de um percentual apontado como sobrepreço nos pagamentos à empresa. Verificou-se, em seguida, despesa indevida total no valor de R$ 680.906,77.

Uma Auditoria Especial, formalizada no intuito de aprofundar a análise acerca das contratações, constatou que nenhum motorista satisfazia as condições legais para conduzir ônibus escolar. Ademais, todos os veículos apresentavam irregularidades. Os auditores ainda constataram que os profissionais e os veículos foram subcontratados integralmente e que a prefeitura deixou de fazer o recolhimento de contribuições previdenciárias e de apresentar o projeto básico para o serviço.

Carlos Neves impôs multa de R$ 9.183 à prefeita Helbe Nascimento e à secretária municipal de Educação, Maria Edilene dos Reis. Também foi aplicada multa de R$ 4.591,50 ao fiscal de transporte da prefeitura, Emanoel Max Gonçalves.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Câmara de Vereadores de Salgueiro aprova projeto que autoriza prefeitura a reforçar segurança nas escolas

A Câmara de Vereadores de Salgueiro aprovou na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 7, em segunda votação, um Projeto de Lei de autoria de Léo Parente, que estabelece regulamentação para reforço da segurança nas escolas do município. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Através da proposta, a casa legislativa autoriza o Poder Executivo a instalar detectores de metais nas portas das escolas, podendo ser portáteis ou fixos. Também podem ser instaladas câmeras de monitoramento nas entradas de acesso e nos muros que circundam as unidades escolares.

O parágrafo único do projeto determina que o sistema de segurança “será destinado exclusivamente à preservação da segurança e à prevenção de atos de violência e outros que ponham em risco a segurança de professores, alunos, colaboradores, e demais pessoas que adentram as unidades escolares”.

A proposta diz ainda que “o ingresso de toda e qualquer pessoa em estabelecimento de ensino do município, sem exceção, está condicionada à passagem por uma inspeção visual de seus pertences, quando identificada alguma irregularidade ou autuado pelos responsáveis do estabelecimento de ensino”.

Outro ponto importante indica que funcionários das escolas públicas e privadas recebam treinamento, anualmente, voltado à conscientização e identificação de possíveis sintomas que indiquem problemas relacionados à saúde mental. O curso também deve oferecer abordagens pedagógicas que identifiquem e previnam fatores existentes no ambiente, que influenciam e potencializam a prática de ações lesivas à comunidade escolar

Sesc Arcoverde está com inscrições abertas para Aulões Pré-Enem

O Sesc Arcoverde abriu inscrições para mais uma edição dos Aulões Pré-Enem, com objetivo de preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio 2023. Nas aulas serão revisados tópicos de Matemática, Redação, História, Química, Biologia, Física, Gramática, Geografia, Espanhol, Inglês, Filosofia e Sociologia. O cursinho acontecerá na Biblioteca José Lins do Rego, da Escola Sesc, entre os dias 12 de 16 de junho.

Interessados em participar devem reservar vaga na Central de Relacionamento do Sesc, localizada na Avenida Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364, no Centro da cidade. É preciso doar 2 kg de alimentos não perecíveis no momento da inscrição. Tudo que for arrecadado vai ser destinado ao Banco de Alimentos do Sesc.

Supervisora pedagógica do Sesc Arcoverde, Fabiana Araújo destaca a dinâmica dos aulões. “São dicas sobre os principais assuntos relacionados às questões das provas, uma vez que o nosso preparatório conta com professores atualizados e uma estrutura inovadora, o que resulta em alto índice de aprovação”, explica.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Câmara aprova MP do Minha Casa, Minha Vida

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou em votação simbólica a medida provisória do Minha Casa, Minha Vida (1.162 de 2023) nesta quarta-feira (7.jun.2023). O relatório da MP foi feito pelo deputado Marangoni (União Brasil-SP). Agora, o texto segue para o plenário do Senado e precisa ser votado até 14 de junho, quando perde a validade.

Como foi uma votação simbólica, não há lista de como votou cada deputado. A aprovação dessa MP do Minha Casa, Minha Vida faz parte ainda do chamado “voto de boa vontade” do presidente da Câmara, Arthur Lira, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A base de apoio político ao Planalto entre deputados ainda não está montada. Tudo dependerá de conversas diretas de Lula com partidos a partir da semana que vem.

O texto aprovado inclui o fim da exclusividade da Caixa Econômica Federal para as transações do programa, com a habilitação de instituições financeiras autorizadas pelo BC (Banco Central) em imóveis para a Faixa 1 de cidades com até 80.000 habitantes.

O Minha Casa, Minha Vida foi recriado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em fevereiro. O programa de habitação popular é uma das principais marcas das gestões petistas anteriores.

Durante a discussão, só o partido Novo orientou voto contra a aprovação. A sessão estava esvaziada por causa do feriado de Corpus Christi e a votação virtual foi autorizada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

O texto final incluiu a indicação de quais são as pessoas com prioridade no programa habitacional. Além das mulheres que são chefes de família, as famílias que tenham pessoas com deficiência, idosos, crianças ou adolescentes e pessoas com câncer ou doença degenerativa também são prioridade.

Além desses grupos, pessoas em situação de vulnerabilidade social, de calamidade ou emergência, em situação de rua ou em área de risco estão inclusos. Mulheres vítimas de violência doméstica também serão prioritárias.

O relator disse que se a Câmara chegou a um consenso sobre a MP, o Senado deve seguir o mesmo caminho. “Deve ser mantido o texto do jeito que está”, afirmou.

Marangoni também incluiu no programa o uso de recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para projetos que sejam relacionados à Reurb (Regularização Fundiária Urbana), como acesso a vias, iluminação pública e saneamento básico.

Os congressistas também decidiram que os usuários do Minha Casa, Minha Vida devem ter uma redução de no mínimo 50% no preço da conta de energia em relação ao valor mínimo aplicado ao restante dos consumidores.

Outro ponto está na prerrogativa do governo da aplicação de subsídios, incluindo o de localização, para as moradias populares. A ideia é evitar que as construtoras escolham locais com menos infraestrutura para os empreendimentos do programa.

Fonte: Poder 360