Lira manda recado a Lula e diz que leis aprovadas pelo Congresso não podem retroceder

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deu um duro recado ao governo na manhã desta terça (9) de que as leis e marcos já aprovados pelo Congresso não devem ser questionadas. A fala foi dada durante a participação em um dos painéis do evento Lide Brazil Investment Forum, realizado em Nova York.

A declaração de Lira ocorreu enquanto explicava sobre o “caráter reformista” do Congresso nos últimos anos destacando reformas já aprovadas, como a previdenciária, a trabalhista e a administrativa, que está pronta para ser levada ao plenário. Citou, ainda, que a meta da Câmara para este semestre é aprovar a nova regra fiscal e a tributária, mas que o que já foi aprovado no passado não pode ser mexido.

“A principal reforma que o Congresso tem que se debruçar não é a da vez, como muitos dizem, como a tributária. E sim a de não deixar retroceder tudo o que já foi aprovado no Brasil no sentido da amplitude do que é liberal. Temos que vigiar o tempo todo”, disse.

Lira citou a votação recente de dois decretos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em abril, que alteravam algumas das principais inovações trazidas pelo novo marco legal do saneamento básico. Os parlamentares rejeitaram as modificações por 295 a 136, impondo uma derrota ao governo.

“Temos que respeitar contratos no nosso país, como o setor elétrico e o saneamento”, completou Ciro Nogueira (PP-PI), que também participou do painel com Lira.

Arthur Lira citou, ainda, que a Câmara está empenhada em aprovar a reforma tributária que “for possível”, e que não terá dificuldade em negociar com o governo. “O mundo do Brasil não é o mesmo de 2002, quando não tínhamos Lei de Responsabilidade Fiscal e maior protagonismo do Congresso”, completou no recado ao governo.

Fonte: Gazeta do Povo

Belém do São Francisco desativa Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19

Com o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional da Covid-19, municípios da região já começam a desmontar estruturas organizadas emergencialmente para o enfrentamento da pandemia. Um exemplo é Belém do São Francisco, que anunciou nesta terça-feira a desativação do Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19.

“A Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco, através da Secretaria de Saúde, informa que em detrimento da baixa demanda, o Centro de Atendimento para Enfrentamento da COVID-19, localizado no Centro de Saúde Aníbal Lustosa Sobrinho, será desativado a partir de sexta-feira, dia 12. Os testes para diagnóstico da COVID-19 estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município”, comunicou a prefeitura.

O término da emergência foi declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na última sexta-feira, 5, representando o fim simbólico da pior pandemia dos últimos tempos.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Dormentes: Confira a programação completa da Caprishow 2023

No último fim de semana, a Prefeitura de Dormentes, no Sertão do São Francisco, divulgou a programação completa da Exposição, Feira e Leilão de Ovinos e Caprinos do Nordeste (Caprishow). O evento será realizado de 17 a 21 de maio, mas os animais serão recepcionados no dia 16.

Integram a programação, palestras, cursos, workshops, comercialização de animais, desfile, julgamentos, leilão virtual, apresentações culturais, cavalgada dos vaqueiros, Missa dos Vaqueiros, evento de churrasco, shows musicais, entre outras atividades.

A grade artística conta com Elisson Castro e Pega Leve, Mari Fernandez, Nattan, Marcos & Belutti, Toca do Vale, Tarcísio do Acordeon e Sirano & Sirino.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Organizadores de festas de São João em Pernambuco já podem solicitar policiamento

Produtores de eventos públicos ou privados de São João, em Pernambuco, já podem solicitar à Secretaria de Defesa Social (SDS) o reforço de policiamento. Os policiais serão destinados às festividades a serem realizadas no período de 2 de junho a 2 de julho. Os pedidos devem ser feitos com ao menos 15 dias de antecedência.

As solicitações podem ser realizadas por meio do preenchimento de formulário online disponível neste site, sob a responsabilidade do Grupo de Trabalho São João 2023 da SDS. A partir dessa formalização, será gerado automaticamente um processo online, comunicando aos batalhões para a prestação do serviço.

O pedido de segurança deve conter, obrigatoriamente: local do evento com descrição da modalidade; quantidade de palcos, camarotes, trios elétricos, carros de apoio e demais estruturas físicas; qualificação, contendo cópia da carteira de identidade, cópia do CPF, endereço e contatos dos responsáveis; além de autorização da prefeitura e deferimento do batalhão que atende a área da festa.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Rita Lee, rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos

Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.

A família da cantora divulgou um comunicado nas redes sociais dela: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.

Rita, a padroeira da liberdade

Rita ajudou a incorporar a revolução do rock à explosão criativa do tropicalismo, formou a banda brasileira de rock mais cultuada no mundo, os Mutantes, e criou canções na carreira solo com enorme apelo popular sem perder a liberdade e a irreverência.

Sempre moderna, Rita foi referência de criatividade e independência feminina durante os quase 60 anos de carreira. O título de “rainha do rock brasileiro” veio quase naturalmente, mas ela achava “cafona” – preferia “padroeira da liberdade”.

Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. O pai, Charles Jones, era dentista e filho de imigrantes dos EUA. A mãe, a italiana Romilda Padula, era pianista, e incentivou a filha a estudar o instrumento e a cantar com as irmãs.

Aos 16 anos, Rita integrou um trio vocal feminino, as Teenage Singers, e fez apresentações amadoras em festas de escolas. O cantor e produtor Tony Campello descobriu as cantoras e as chamou para participar de gravações como backing vocals.

Fonte: G1

Homem é detido em flagrante por furto de canos da Compesa em Salgueiro

A Polícia Militar deteve em flagrante na madrugada desta terça-feira, 9, um homem acusado de furtar quatro canos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na Travessa Ulisses Trapiá, no bairro Nossa Senhora das Graças, em Salgueiro.

De acordo com o 8° BPM, policiais militares estavam fazendo patrulhamento ostensivo quando foram informados, através da Central de Rádio, que alguém estava furtando canos da Compesa em Salgueiro. A denúncia foi feita por um funcionário da companhia.

O homem foi detido em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da cidade com o material furtado.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Prefeitura de Salgueiro publica licitação para exploração econômica do espaço da antiga estação durante festas juninas

Depois de paralisar a obra de construção do Campus da Univasf, que tinha sido iniciada pela universidade em março, a Prefeitura de Salgueiro decidiu realizar mais uma edição das festividades juninas na antiga estação. Hoje, 9, o governo do município publicou o Processo Licitatório n° 082/2023 – Concorrência n° 004/2023, visando conceder o espaço público a uma empresa para exploração econômica durante o São João.

Vencerá a licitação a empresa que ofertar o maior lance, podendo explorar economicamente todo o espaço da festividade, que acontecerá de 21 a 24 de junho. Recentemente, o prefeito disse em entrevista a uma emissora de rádio local, que haverá até uma área uma paga. Mais uma forma de a empresa vencedora da licitação faturar.

Companhias interessadas em concorrer podem entregar propostas na prefeitura até o dia 9 de junho, quando ocorre a sessão de análise das ofertas. O lance mínimo aceitável é de R$ 75 mil.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Governo de Pernambuco está comprometido com a construção do ramal Salgueiro-Suape na Transnordestina, diz secretário

Durante participação na reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina, nessa segunda-feira, 8, na Alepe, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, disse que o Governo do Estado está comprometido com a construção do traçado Salgueiro-Suape na Ferrovia Transnordestina. O ramal foi retirado do projeto original do empreendimento no final de 2022, através de um aditivo do contrato.

“Nós estamos fazendo uma defesa muito forte, e estamos sendo irredutíveis, no trecho que liga Salgueiro ao Porto de Suape. Nós já temos ciência de todos os caminhos e possibilidades que estão postos à mesa e vamos agora defender aquilo que é melhor para o Estado de Pernambuco. Estou convicto de que muito em breve vamos estar anunciando a retomada de uma estratégia ferroviária para o país como um todo, e não apenas o atendimento casuístico do interesse de fulano ou de sicrano”, afirmou o secretário.

De acordo com Guilherme, o estudo de viabilidade da obra usado para embasar a mudança do traçado não aponta necessariamente a exclusão do ramal até o Porto de Suape. Essa foi uma, dentre várias possibilidades apontadas no documento, que analisava a viabilidade do empreendimento do ponto de vista da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). O secretário defende a continuidade das obras no trecho paralisado até que o Tribunal de Contas da União (TCU) faça uma avaliação da obra e indique as possíveis irregularidades no que já foi executado. Em Pernambuco, a Transnordestina está concluída até Custódia.

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina, deputado João Paulo (PT), disse que debaterá o assunto com a bancada federal de Pernambuco na próxima semana e pretende fazer uma audiência pública em Salgueiro. “Nós tivemos aqui já grandes esclarecimentos, eu acho que hoje fechou aqui uma grande unidade do Parlamento com o Governo do Estado na defesa da Transnordestina, e também vamos nos deslocar para Salgueiro, para que a gente possa fazer uma reunião com audiência lá, para ouvir a região”, disse.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Servidores da Prefeitura de Salgueiro fazem nova paralisação nesta terça-feira

Funcionários públicos da Prefeitura de Salgueiro que ainda não receberam reajuste salarial em 2023, como professores e profissionais de nível Superior, realizam mais uma paralisação nesta terça-feira, 9.

Uma manifestação liderada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Salgueiro (Sisemsal) está agendada para as 9h. Os servidores farão uma caminhada entre o Girador do Prado e a prefeitura, reivindicando aumento de 14,95%, no caso dos professores, e de 5,93%, as demais categorias.

Essa é a terceira paralisação dos servidores municipais no ano. As outras duas aconteceram nos dias 11 e 26 de abril. Nas duas ocasiões não foram recebidos pelo prefeito, que não se encontrava na sede do Poder Executivo municipal.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Governadora dispensa antiga gestora e nomeia Allain Carvalho para função de gestor do Hospital Regional de Salgueiro

O Hospital Regional Inácio de Sá (Hris), localizado em Salgueiro, passou a ter um novo gestor nesta terça-feira, 9. A governadora Raquel Lyra dispensou a antiga gestora, que estava há mais de 10 anos na função, e nomeou o fisioterapeuta Allain Carvalho para comandar a unidade hospitalar. Como ele não é concursado, atuará de forma comissionada.

Gilciia Sá, servidora concursada do Estado que exercia a função de gestora do hospital de forma gratificada, tinha sido mantida no cargo pela governadora, em decisão publicada esta semana, mas muitos não gostaram. Além disso, ela estava no cargo por indicação do PSB, partido de oposição a Raquel.

A nomeação de Allain também representa um aceno da governadora ao vice-prefeito, Edilton Carvalho, que apoiou sua candidatura no município.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Concurso de Quadrilhas Juninas de Petrolina segue com inscrições abertas

Continuam abertas até o dia 25 de maio as inscrições para o Concurso de Quadrilhas Juninas de Petrolina 2023. Grupos de qualquer cidade do Brasil podem se inscrever, mas somente 10 serão selecionados. Desse total, seis devem ser de Petrolina e quatro de outras cidades. Os cadastros são feitos de forma presencial na Secretaria Executiva de Cultura, no Núcleo de Administração Municipal.

O evento já é uma tradição na cidade e integra o circuito junino, que conta com diversas atividades. Ocorre no dia 10 de junho, na quadra do Sesc, com apoio da TV Grande Rio. A quadrilha vencedora do concurso receberá R$ 9 mil mais troféu; a segunda, R$ 7.500 mais troféu; e a terceira, R$ 5.500 mais troféu.

A finalidade da ação é valorizar, difundir e incentivar as quadrilhas juninas, uma das manifestações culturais mais populares do Nordeste, sobretudo no período de São João.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

CDL Salgueiro prevê aumento de 36% das vendas no comércio para o Dia das Mães

O comércio de Salgueiro espera boas vendas nesta semana que precede o Dia das Mães, celebrado este ano em 14 de maio. Segundo o blog de Vinicius Oliveira, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade informou que a previsão é de um aumento de 36% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

Quem divulgou esse dado foi o novo presidente da CDL, William Carvalho, destacando que em 2022 as vendas para o Dia das Mães tiveram um crescimento de cerca de 27%.  “Nós fizemos uma pesquisa básica dentro dos nossos associados e a estimativa de crescimento de vendas é de 36%”, disse William.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Festejos em honra à Nossa Senhora de Fátima começam nessa terça-feira no Residencial Santo Antônio

Fiéis católicos do Residencial Santo Antônio, abrangidos pela Paróquia Santa Cruz, celebram os festejos em honra à Nossa Senhora de Fátima a partir desta terça-feira, 9. O evento visa arrecadar recursos financeiros para a construção da capela da comunidade. Todas as noites haverá celebração de Missa e apresentação musical.

A programação cultural, que se estende até sábado, 13, conta com as seguintes atrações: Faguinho & Gil e Marcos Magalhães nesta terça-feira; Antunes Alves amanhã; Hélio Lima na quinta-feira, 11; Antônio da Mutuca, Zezito Doceiro e Paulo Soares, sexta-feira, 12; e TH do Arrocha, Lucas Ferraz e Paulinho do Arrocha, sábado, 13.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Bolsonaro poderia ter evitado 350 mil mortes de Covid, diz Mandetta

“Poderíamos ter evitado metade dos mortos. Se tivesse feito a campanha direitinho, falando todos a mesma língua, diminuindo a velocidade de transmissão, teríamos tido um resultado muito melhor”, avalia Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, em sua primeira entrevista após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter decretado o fim da emergência sanitária mundial.

Pela estimativa de Mandetta, dos cerca de 700 mil óbitos ocorridos no Brasil – que representam 10% dos registros no mundo – as mortes de 350 mil pessoas por Covid-19 poderiam ter sido evitadas se o governo Jair Bolsonaro não tivesse politizado o enfrentamento da doença e desmantelado a coordenação unificada do Ministério da Saúde no combate à pandemia.

Em balanço retrospectivo do enfrentamento da pandemia pelo governo federal, Mandetta afirma que Bolsonaro fez tudo o que um chefe de estado não deveria, naquele cenário de pandemia, se quisesse salvar vidas. “Quando iniciamos o enfrentamento, tivemos alguns princípios: proteger a vida incondicionalmente, manter a coordenação do enfrentamento no Ministério da Saúde, usando o SUS como meio e a ciência para decidir. Eram os pilares de nossa estratégia” , afirma Mandetta.

“Mas a ideia dele (Bolsonaro) era retirar o Ministério da Saúde do enfrentamento, deixando isso a cargo de governadores e prefeitos, ficando o presidente como crítico e oposição, transformando a vida de governadores e prefeitos num inferno”, avalia o ex-ministro.

“As pessoas acham que ele é louco, mas foi decisão política, com começo, meio e fim. Foi decisão deliberada e consciente, porque informei por escrito e avisei qual era a projeção de mortes nesse cenário de confusão informacional e de falta de coordenação de Brasília, caso fosse adotada a tese da imunidade de rebanho, dentro da máxima do Paulo Guedes de que entre economia e saúde, ficaria com a economia”, revela Mandetta.

A primeira providência de Jair Bolsonaro, depois da exoneração de Mandetta – e na sequência, a saída de Nelson Teich – foi desmantelar a estrutura unificada no Ministério da Saúde sob o Sistema Único de Saúde (SUS), com um grupo técnico de pesquisadores e profissionais das maiores instituições brasileiras, em contato permanente com os principais centros de pesquisa do mundo, para o embasamento do processo decisório.

Também a estrutura de comunicação permanente com a sociedade, para esclarecimento devido, evitando o charlatanismo nas mídias digitais, foi interrompido. A imprensa brasileira precisou se organizar em consórcio para acompanhar e divulgar as estatísticas da Covid-19, o que era papel do Ministério da Saúde.

“Fizeram uma intervenção militar no Ministério da Saúde, com o que tem de mais desqualificado no Exército, o pessoal de logística. Se o Exército tem generais da área da saúde, por que não colocaram um deles? Porque queriam uma pessoa servil, que sem compromisso com o combate à Covid-19”, afirma o ex-ministro.

“Foi uma decisão política que levou muitas pessoas à morte. E não foi decisão política tomada sem ter sido avisado. Fizemos três cenários, e o cenário mais pessimista que projetamos, foi exatamente aquele que Bolsonaro escolheu: o caos informacional e a desarticulação do sistema de saúde. Bolsonaro foi para esse cenário de forma completamente consciente. E eu mandei por escrito”, diz Mandetta.

Fonte: Correio Braziliense

Montanha-russa infantil descarrila e deixa pessoas feridas no interior de SP

Uma montanha-russa infantil descarrilou e deixou pessoas feridas em Itapeva, interior de São Paulo, na madrugada de sábado, 6. Segundo relatos, o brinquedo deu uma volta e começou a chacoalhar além do normal, até que um vagão parou de forma brusca e outro tombou para fora dos trilhos. Ao menos 5 pessoas se feriram.

Todas as pessoas envolvidas no acidente estão fora de perigo. Uma das vítimas, um homem de 36 anos, teve um corte de aproximadamente 10 centímetros na cabeça e também machucou o braço. Uma mulher e uma criança de 6 anos também ficaram em observação em uma unidade de saúde da região. As informações são da TV Tem.

Tudo aconteceu no parque de diversão Riquinho Park, instalado no bairro Vila Isabel, em Itapeva. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), foi requisitada perícia no local e o caso foi registrado como lesão corporal na Delegacia Seccional de Itapeva, que dá sequência às investigações.

O que diz o parque

Em nota, a assessoria jurídica do Riquinho Park afirma que a empresa está no mercado há mais de 25 anos e que esse é o primeiro acidente ocorrido em suas instalações. A representação diz aguardar pela conclusão do laudo pericial e afirma estar dando todo suporte material à vítima que teve ferimentos mais graves.

“Todos os documentos do parque estão regulares para funcionamento e à disposição das autoridades. Os brinquedos, além de vistoriados por engenheiros, são conferidos e testados diariamente por funcionários competentes”, complementa a nota.

O parque segue em funcionamento. Segundo informações compartilhadas nas redes sociais da empresa, o Riquinho Park está instalado em Itapeva desde o último dia 29.

Fonte: Terra