MST estressou relação com o governo Lula com invasões, diz ministro

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirma ao Painel que uma das demandas do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), um plano nacional de reforma agrária, estava na mesa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas invasões promovidas nas últimas semanas geraram tensão e impossibilitaram o anúncio.

Teixeira destaca especialmente as ações em propriedades da empresa Suzano, na Bahia e no Espírito Santo, e em terras em que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza experimentos, em Pernambuco. O movimento diz que são latifúndios improdutivos.

“Nós organizamos para lançar em abril um plano nacional de reforma agrária. Mas quando aconteceu a ocupação de Alagoas [na sede do Incra], aquilo estressou muito a nossa relação. Depois, teve a ocupação da Embrapa e a reiteração da ocupação da Suzano estressou demais. O plano já estava na mesa dele [Lula]”, afirma Teixeira.

“Eles estão no mês da jornada da reforma agrária e achavam que nos iríamos ao encontro. Mas essas ocupações acabaram estressando demasiadamente”, completa. O MST realiza anualmente o chamado Abril Vermelho, uma série de ações para lembrar o massacre de Eldorado do Carajás (1996) e chamar atenção para a pauta da reforma agrária.

Como mostrou a coluna, lideranças do MST vinham caracterizando a postura do ministro como intransigente e se queixavam de dificuldade de interlocução. Teixeira diz que o diálogo entre eles voltou a bons termos na quarta-feira (19), quando o MST se comprometeu a desocupar as áreas da Suzano e da Embrapa.

“A partir desse compromisso nós sinalizamos uma retomada de diálogo para maio. [A relação] tem que se dar por diálogo, por conversa, trazendo demandas para nós”, afirma Teixeira.

O novo plano nacional de reforma agrária deve ser anunciado no próximo mês, segundo ficou definido nos encontros entre lideranças do MST e do governo Lula.

O ministro diz que o governo não cedeu ao MST ao promover trocas no comando das superintendências do Incra, como vinha cobrando o movimento. Segundo ele, nenhum dos nomes escolhidos foi indicado pelo MST.

Ele afirma que as mudanças já estavam em curso e que demoraram a se concretizar porque as indicações partiram das bancadas federais aliadas e passaram pelo filtro da Casa Civil.

“Todo o arranjo da ocupação do governo teve uma dimensão político-parlamentar. Todos os nomes que recebi foram indicados pelas bancadas ao ministério. Nenhum nome foi indicado pelo MST”, afirma o ministro.

Ao todo, foram trocados os comandos do Incra em 19 estados, além do Distrito Federal, nas últimas semanas. Permanecem sem mudanças as chefias de Minas Gerais, Amazonas, Alagoas, Tocantins, Rondônia, Roraima e Amapá.

“Nenhum nome foi negociado com o MST. Os nomes que estão indo para as superintendências do Incra nos estados são especialistas na área da política agrária”, conclui.

Fonte: Folha de S. Paulo

Concurso do Banco do Brasil: presidente do BB manda recado para quem vai fazer a prova

Neste domingo, 23, acontecem as provas do concurso do Banco do Brasil, e a atual presidente do banco resolveu dar um incentivo extra aos candidatos. Em postagem no LinkedIn, Tarciana Medeiros lembrou de quando também fez a prova, há 22 anos.

No texto, ela conta que contou com o apoio do pai, mas teve que enfrentar a descrença de um vizinho. Primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do BB, Tarciana ainda desejou sucesso a quem vai fazer a prova.

“Um xêro e sucesso a todos que vão fazer a prova. Estarei de braços abertos e com um sorriso no rosto para dar as boas-vindas aos nossos novos colegas. E tenham sempre em mente que independente dos seus ‘vizinhos’, com determinação, vocês vão chegar aonde quiserem. E contem com o BB para isso!”, escreveu.

Ao todo, cerca de 1,5 milhão de candidatos são esperados neste domingo, em 178 cidades. São 6 mil vagas de escriturário, nas funções de Agente de Tecnologia e Agente Comercial, com remuneração inicial de R$ 3.622,23.

No total, são 4 mil vagas imediatas e mais 2 mil para cadastro de reserva, distribuídas da seguinte forma:

– 2 mil vagas de Escriturário – Agente de Tecnologia, mais mil de cadastro de reserva;

– 2 mil vagas para Escriturário – Agente Comercial, e outras mil de cadastro de reserva.

Há vagas disponíveis em dependências situadas em todos os Estados e no Distrito Federal. Os cargos exigem certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio.

Do total de vagas oferecidas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% para candidatos que se autodeclaram negros.

Fonte: EXAME

Sport derrota Retrô e conquista o Campeoanto Pernambucano de forma invicta

De forma invicta, o Sport voltou a ser campeão pernambucano neste sábado (22), na Ilha do Retiro. O Leão derrotou o Retrô por 2×0 e conquistou seu 43º título estadual, com gols de Vagner Love e Gabriel Santos.

A equipe rubro-negra entrou em campo com a vantagem por ter vencido o primeiro jogo por 2×1, na Arena de Pernambuco, e confirmou o título dentro de casa.

O jogo

A partida na Ilha do Retiro teve um início equilibrado. Com a desvantagem no placar, o Retrô não se intimidou com o estádio totalmente lotado e foi para cima do Sport. Aos oito minutos, a Fênix quase abriu o placar. O lateral foi cobrado para dentro da área e Alencar acertou a trave. No rebote, Fernandinho acertou a barra, mas o lateral-direito Ewerthon tirou em cima da linha.

Após o susto, o Leão passou a se impor e conseguiu abrir o placar. Fabinho desarmou Alencar na tradicional saída de bola do Retrô. O volante fez o passe para Jorginho, que parou no goleiro Jean. Fabinho recuperou a bola e tocou para Vagner Love. O camisa nove rubro-negro driblou dois defensores para balançar as redes, aos 20 minutos.

O Sport deixou de pressionar depois que fez o gol e o Retrô não conseguiu criar boas chances. Já no final da primeira etapa, Radsley foi expulso por uma entrada em Ronaldo. O árbitro Rodrigo Lima tinha dado o cartão amarelo, mas expulsou o jogador após revisão no VAR. O treinador Dico Wooley também foi expulso por reclamação.

Mesmo com um a menos, o Retrô fez mudanças ofensivas e começou pressionando o Sport. Aos 2 minutos, Luisinho fez a jogada pela esquerda, cortou para o meio e finalizou para fora. Após a pressão inicial, o Leão passou a controlar a partida, mas sem criar grandes chances.

A tônica da partida começou a mudar quando, aos 27 minutos, o lateral-direito Ewerthon foi expulso. O Retrô aproveitou a igualdade numérica para pressionar o Sport. Aos 34 minutos, a bola rebateu na grande área e sobrou para Renato Henrique, na meia-lua. O meia bateu de primeira e a bola passou perto do gol.

O Sport matou o jogo num ataque rápido. Vagner Love deixou Gabriel Santos na cara do gol e o atacante bateu sem chances para Jean. Foi o gol que garantiu mais um título estadual rubro-negro.

Fonte: Folha de Pernambuco

Com Pix, Brasil é o vice-líder mundial em pagamentos instantâneos

O Brasil foi o segundo país que mais registrou pagamentos instantâneos no ano passado, de acordo com dados da pesquisa Prime Time for Real-Time Report, divulgada pelo Banco Central (BC). Foram 29,2 bilhões de transações no país, o que corresponde a 15% do volume global.

Os pagamentos instantâneos tiveram um crescimento de mais de 220% entre 2021 e 2022 no Brasil, segundo o levantamento. Com o trunfo do Pix, o sistema de transferências e pagamentos instantâneos do BC, o país foi superado apenas pela Índia, que contabilizou 89,5 bilhões de operações no ano passado (76,8%).

“Ao mostrar um panorama internacional, o trabalho evidencia o quanto o Pix é uma política pública bem-sucedida que está impactando positivamente a sociedade“, afirma Mayara Yano, assessora sênior do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do BC.

Além de Índia e Brasil, aparecem no topo 5 do ranking de pagamentos instantâneos no mundo em 2022 a China (17,6 bilhões), a Tailândia (16,5 bilhões) e a Coreia do Sul (8 bilhões).

O relatório mostra que os pagamentos instantâneos somaram 195 bilhões de transações durante o ano passado, um aumento de 63% em relação a 2021. A estimativa é que, em 2027, o total chegue a 511,7 bilhões.

Fonte: Metrópoles

Lula pede desculpas sobre fala em que diz que pessoas com transtornos mentais têm “desequilíbrio de parafuso”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi as redes sociais neste sábado (22) para se desculpar por uma declaração feita na última semana.

Durante uma reunião em Brasília com ministros e governadores, para tratar de ações para prevenir a violência nas escolas, Lula disse que pessoas que possuem problemas mentais têm “desequilíbrio de parafuso”.

“A OMS sempre afirmou que na humanidade deve haver 15% de pessoas com algum problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro, e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes, significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso. Pode uma hora acontecer uma desgraça”, disse.

Pelo Twitter, o presidente se desculpou, e afirmou que “não devemos relacionar qualquer tipo de violência a pessoas com deficiência ou pessoas que tenham questões de saúde mental”.

“Gostaria de pedir desculpas sobre uma fala que fiz na semana passada. Conversei e ouvi muitas pessoas nos últimos dias e não tenho vergonha de assumir que sigo aprendendo e buscando evoluir. Quero me retratar com toda a comunidade de pessoas com deficiência intelectual, com pessoas com questões relacionadas à saúde mental e com todos que foram atingidos de alguma maneira por minha fala”, disse.

“Não devemos relacionar qualquer tipo de violência a pessoas com deficiência ou pessoas que tenham questões de saúde mental. Não vamos mais reproduzir esse estereótipo. Como presidente de um país com uma grande parcela da população de PCDs, estou disposto a aprender e fazer o possível para que todos se sintam incluídos e respeitados. É assim que avançamos enquanto pessoas, país e sociedade”, completou.

Fonte: CNN