Lula entra na lista de 100 pessoas mais influentes da “Time”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou para a lista de 100 pessoas mais influentes de 2023, da revista Time. O ranking foi divulgado nesta 5ª feira (13.abr.2023).

Lula divide a lista com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, além de outros líderes internacionais.

O perfil de Lula nesta edição da revista foi escrito pelo ex-vice-presidente dos EUA, empresário e ambientalista Al Gore. Segundo o texto, os brasileiros elegeram um “apoiador do clima” depois de “anos de degradação e destruição ambiental sancionadas pelo Estado”.

“A liderança do presidente Lula será fundamental nesta década decisiva para a ação climática”, afirmou Al Gore.

Fonte: Poder 360

Verdejante suspende aulas presenciais para aumentar segurança nas escolas

Escolas municipais de Verdejante não terão aulas presenciais entre essa sexta-feira, 14, e o dia 20 de abril, comunicou a Secretaria de Educação do Município nesta quinta-feira, 13, em postagem nas redes sociais.

A prefeitura tomou a decisão em meio a uma onda de ameaças de ataques a escolas, difundidas na internet em todo o Brasil. Nesse período de suspensão, o governo vai buscar “soluções para o retorno, com segurança, dos alunos das unidades escolares”.

O comunicado termina garantindo que não haverá prejuízo no aprendizado dos estudantes, que terão aulas online.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Secretaria de Educação de Salgueiro anuncia medidas de segurança nas escolas

Para tranquilizar pais, alunos, professores e todos que fazem a comunidade escolar, a Secretaria de Educação de Salgueiro anunciou nesta quinta-feira, 13, algumas medidas de segurança nas escolas.

Serão adotado o seguinte protocolo:

O acesso e permanência nas unidades escolares ficará restrito. Pais ou responsáveis deverão se identificar na portaria com RG ou outro documento oficial com foto. Será preciso usar um crachá e a entrada vai ser permitida apenas para tratar de assuntos na secretaria ou setor administrativo.

O uso de farda passa a ser obrigatório para a devida identificação do aluno. As portas das salas de aula ficarão fechadas e as chaves em poder dos professores. Haverá um vigia durante as aulas para o reforço da segurança. Funcionários e alunos serão orientados sobre como agir em situações de violência nas escolas, de acordo com instruções da Polícia Militar.

A prefeitura ainda orienta que os pais prestem atenção nos filhos. “Orientamos que as famílias estejam atentas ao uso do celular dos seus filhos e ao que eles acessam na internet, além de verificar as suas mochilas, mas com muito cuidado para que as crianças não fiquem expostas a riscos”, recomendou.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Ministério Público recomenda novo procedimento para serviço de pavimentação em São José do Belmonte

Através da Promotoria de Justiça local, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que o prefeito de São José do Belmonte, Romonilson Mariano, anule um procedimento administrativo, bem como todos os atos subsequentes, que visa o asfaltamento de diversas ruas da cidade.

O órgão fiscalizador orientou a prefeitura a realizar um novo procedimento, após indícios da ausência de disponibilização do edital da Concorrência Pública n° 03/2023, inviabilizando a competição entre as empresas interessadas.

Fora isso, o prefeito deve se abster de realizar novos pedidos de fornecimento e novos pagamentos às empresas vencedoras do processo em vigor, levando em consideração as irregularidades constatadas.

O gestor recebeu prazo de 48 horas para responder por escrito à Promotoria de Justiça sobre o acatamento ou não da recomendação. Em caso de descumprimento, os infratores podem ser responsabilizados com ações cabíveis, sem prejuízo dos atos de defesa do patrimônio público.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Empreendimentos Econômicos Solidários terão oportunidade de exposição gratuita na Fenearte 2023

Promover a economia popular solidária está entre os objetivos das políticas públicas realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE-PE). Assim, a entidade dará início, ainda neste mês de abril, a um processo seletivo de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) para ocupação de um espaço coletivo na 23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (FENEARTE). O edital foi publicado nesta quinta-feira (13/04). Nele, estão disponibilizadas 20 vagas no estande institucional da secretaria na Feira, para que os artesãos possam expor e comercializar seus produtos, de forma gratuita.

A seleção é direcionada a organizações de caráter coletivo que realizam atividades econômicas, cujos participantes sejam trabalhadores do meio urbano ou rural, exercendo democraticamente a gestão das atividades e a alocação dos resultados – como, por exemplo, associações e cooperativas.

Para a gestora da SEDEPE, Amanda Aires, a ação é uma forma de “incentivar o trabalho dos empreendedores solidários, das mais diversas regiões do estado, gerando um impacto social muito positivo para a comunidade de origem dessas pessoas”.   A Secretária destaca ainda que “a apresentação das peças na Fenearte, a maior Feira de Artesanato da América Latina, vai além da importância comercial, pois representa a oportunidade de oferecer uma grande visibilidade a esses produtos, fortalecendo toda uma cadeia de desenvolvimento social e sustentável”.

INSCRIÇÕES – Os interessados em concorrer às oportunidades devem realizar a inscrição no período 18 de abril a 17 de maio de 2023, preenchendo o formulário que será aberto no site www.sedepe.pe.gov.br. É necessário possuir Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL). A escolha dos candidatos passa por alguns critérios, como qualidade do produto, criatividade/inovação e consciência ambiental. Os candidatos podem ter acesso a todos os detalhes no edital, disponível no site da Secretaria. Para outras informações ou dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (81) 3184-7877, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

Workshop gratuito sobre empreendedorismo começa nesta quinta-feira em Salgueiro

A Universidade de Pernambuco (UPE), por meio do Lócus de Inovação – Sertão Central, inicia nesta quinta-feira, 13, um workshop gratuito para fomentar o empreendedorismo em Salgueiro. O evento, voltado a comerciantes, prestadores de serviços e quem deseja empreender, ocorre na cidade e nos distritos de Conceição das Crioulas e Umãs.

Nesta quinta, o workshop será realizado no Centro de Vocação Tecnológica (CVT), das 18h às 22h30; amanhã, no CPA de Conceição das Crioulas, das 13h às 17h50; e domingo, 16, no Salão Comunitário da Escola Maria Dalva, em Umãs, das 8h às 12h. Ainda é possível se inscrever neste formulário.

A ação tem apoio da prefeitura, Sebrae, CÉOS, FACEPE (Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco) e Governo de Pernambuco.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

8° BPM discute segurança nas escolas de Salgueiro com gestores e Secretaria de Educação

Ações e estratégias sobre proteção e prevenção de casos de violência nas escolas e creches de Salgueiro foram tratadas pelo 8° BPM nessa quarta-feira, 12, em reunião com gestores escolares e Secretaria Municipal de Educação na Sala de Instrução da unidade. A reunião foi realizada devido ao temor de muitos pais em mandar seus filhos às unidades escolares, após propagação de boatos nas redes sociais com ameaças de ataques.

O comandante, do 8° BPM Ten-Cel PM Ivanildo, assegurou o compromisso da Polícia Militar em atuar na prevenção da violência na escola. Os trabalhos já começaram ontem, com patrulhamento em escolas e creches do município. Também serão realizadas palestras nas instituições de ensino.

“Precisamos articular para dar respostas a esse problema, tranquilizar a população, os docentes, discentes e familiares. A escola não pode se tornar um ambiente de medo, onde todos devem estar unidos e a melhor solução é a prevenção, em que todos devem colaborar, inclusive os pais”, ressaltou o comandante.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Delegacia da PRF em Salgueiro recebe visita do superintendente regional da corporação

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco, Alexandre Rodrigues da Silva, visitou a Delegacia da PRF em Salgueiro nessa quarta-feira, 12. Na visita, conheceu os avanços e necessidades da delegacia que atende diversos municípios do Sertão pernambucano.

Alexandre foi recepcionado pelo chefe da delegacia, Carlos Evaldo, e pelo chefe do NPF, Clemildo Barbosa, que apresentaram a situação da unidade em relação a recursos humanos, gestão de frota, escala de serviço e convocação de servidores. Também destacaram ações realizadas nas rodovias da região.

“Conhecemos a realidade da região, onde atuei por oito anos, e estamos buscando melhorias sobretudo na infraestrutura, pessoal e viaturas, tendo em vista a grande quantidade de escoltas e ações operacionais realizadas pelo efetivo da Delegacia”, destacou Alexandre, que veio a Salgueiro acompanhado do superintendente executivo, Filipe Ranier; o chefe do SEOP, Washington Barros; o chefe da corregedoria, Roberto Suruagy; e o assessor parlamentar Pedro Cavalcanti.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Gonzaga Patriota diz que deseja voltar à Câmara dos Deputados e se candidatar ao Senado em 2026

Quem pensa que Gonzaga Patriota (PSB) vai se aposentar da política depois de uma extensa trajetória pública, com vários mandatos de deputado federal e um de deputado estadual, muito se engana. Ontem, 12, em entrevista à Salgueiro FM, o socialista demonstrou animação com a possibilidade voltar à Câmara dos Deputados, na condição de primeiro suplente do PSB, e anunciou que pretende se candidatar ao Senado na eleição de 2026, se tiver apoio do partido. Ele pode assumir um novo mandato de deputado se Guilherme Uchoa Jr for para o TCE-PE, com a aposentadoria de Teresa Duere.

“Eu estou sabendo que Guilherme Uchoa, que é do meu partido, está muito bem, juntamente com ele têm outros nomes, mas eu acho que ele vai ganhar [a vaga de Teresa] e se ele ganhar, agora em junho Gonzaga Patriota volta [à Câmara dos Deputados]. Eu quero voltar para ser deputado de novo até 2026, porque em 2026, se o partido me ajudar, eu quero ser Senador, até porque quem tem 10, 11 mandatos como eu vou ter, chegando no Senado vou poder ajudar muito mais do que eu tenho ajudado”, disse o socialista em entrevista ao comunicador Vinicius Oliveira.

Na oportunidade, Gonzaga também destacou emendas destinadas ao município de Salgueiro que estão chegando, como recursos para a reforma do Hemope, poços artesianos em comunidades rurais, construção de praças e Academias da Saúde em diversos bairros e distritos. Ele agradeceu mais uma vez a expressiva votação que obteve no município em 2022, sendo majoritário para o cargo de deputado federal.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Policiais presos emprestavam dinheiro e ameaçavam de morte quem não pagava, afirma Polícia Federal

Novas informações sobre a Operação Metástase, que movimentou Salgueiro e região nessa quarta-feira, 12, foram divulgadas pela Polícia Federal. Segundo as investigações da PF, os policiais suspeitos de integrar um grupo de milícia emprestavam dinheiro e ameaçavam de morte quem não pagava. Eles também atuavam com segurança clandestina, extorquindo, através de ameaça, comerciantes que não pagavam uma taxa.

De acordo com o JC Online, até as 16h de ontem tinham sido cumpridos 10 mandados de prisão temporária, sendo presos cinco policiais militares, dois policiais civis e outras três pessoas. A polícia afirma que a organização tem “características típicas de grupo de extermínio”, agindo em crimes violentos contra a vida, principalmente em Salgueiro, Serra Talhada, Parnamirim e Ouricuri.

Ao todo, a Justiça expediu 16 mandados de prisão temporária, 17 de busca e apreensão e medidas cautelares, a exemplo do sequestro de bens dos principais investigados. Os possíveis crimes são associação para constituição de milícia privada, homicídio, agiotagem, extorsão, segurança privada ilegal e jogos de azar. Policiais federais continuam fazendo diligências na região.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Moto Fest integra as comemorações pelos 120 anos de Belém do São Francisco

Belém do São Francisco completa 120 anos de emancipação política em 2023 e preparou uma série de atividades para comemorar. Dentro da programação, será realizado o Moto Fest, encontro de motociclistas agendado para os dias 5 e 6 de maio.

A grade de atrações musicais do evento foi publicada nessa terça-feira, 11. Na sexta-feira se apresentam a Banda Vertigem, Renato Marinho e Philipe Salgueiro. No sábado, as bandas Um 9 Zero, MacFly e Flashback.

Serão dois dias de muita adrenalina, rock e MPB, com a participação de motociclistas de diversas cidades do Brasil. A entrada é gratuita.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Operação apreende vários materiais ilícitos na Cadeia Pública de Serra Talhada

A Secretaria Executiva de Ressocialização (SERES), através da Gerência Prisional (GP), realizou a ‘Operação Carcará’ na Cadeia Pública de Serra Talhada nessa quarta-feira, 12, resultando na apreensão de diversos materiais ilícitos. Ação teve apoio dos Núcleos Prisionais de Caruaru (NPC), Arcoverde (NPA), Salgueiro (NPS) e Petrolina (NPP). Participaram 30 policiais penais e seis policiais militares do 14° BPM.

Durante a operação foram apreendidos 17 fones de ouvido, 24 aparelhos celulares, 27 carregadores de celular, duas baterias de celular, três facas artesanais, um cachimbo, um relógio digital e seis barrotes.

No decorrer da revista, dois detentos passaram mal, um com problema de crise epiléptica e outro com problemas lombares. Ambos foram socorridos pelo SAMU e medicados. Os agentes também cumpriram medidas judiciais referentes a transferências de internos para outras unidades.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Melhor prevenir do que remediar

Ao invés de compartilhar ameaças às escolas e alarmar a todos, olhem a mochila dos seus filhos antes deles saírem de casa. Olhem as mochilas, as gavetas. O que eles andam acessando na Internet.

A privacidade dos filhos deve ser acompanhada pelos pais. Conversem com eles, deem atenção. Quem deve ter os primeiros cuidados são os pais, responsáveis, a família. Protejam seus filhos começando dando atenção e amor. (autor desconhecido)

Câmara de Vereadores de Salgueiro debate reforço na segurança de escolas e creches do município

Com os recentes acontecimentos envolvendo ataques e ameaças de ataques a escolas públicas e privadas, inclusive na região, a Câmara de Vereadores de Salgueiro debateu o assunto na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 12. O tema foi abordado nas falas dos vereadores Tiago Arraes, Bruno Marreca, Fátima Carvalho, Mariano Barros, Zé Carlos e Henrique Leal Sampaio. Nildo Bezerra também opinou sobre o assunto em aparte. Bruno e Zé Carlos defenderam segurança armada nas escolas.

Em sua fala, Mariano disse que apresentou uma indicação para que sejam instalados detectores de metais em todas as creches e escolas do município. “Não dá para subestimar a capacidade dos que plantam a sementinha do mal em cabeças vazias e vulneráveis. Para não termos que remediar, para não termos que escrever uma história trágica na nossa cidade, eu peço ao nosso prefeito e à nossa governadora que, se for o caso, decrete uma situação de emergência, para ao menos adquirir detectores de metal portáteis”, solicitou.

Henrique lembrou que o município já conta com uma lei, oriunda de projeto de sua autoria, que pode ajudar em casos emergenciais nas escolas, mas, que infelizmente não foi colocada em execução pela prefeitura até o momento, mesmo com recomendação do Ministério Público. O projeto em questão, determina que as escolas capacitem um percentual de seus profissionais para prestar primeiros socorros aos estudantes em situações de urgência.

“Nós pudemos dar um pouquinho da parcela de nossa contribuição, do qual aprovamos nessa casa um projeto de lei, que de certa forma também seria muito eficaz nesse momento, onde a gente enxerga a necessidade de cada escola ter o máximo possível de professores capacitados com curso de primeiros socorros para eventuais situações ruins, que possam acontecer nas escolas. O projeto foi aprovado por unanimidade e infelizmente ainda não colocado em prática”, lamentou.

Ele também informou que apresentou um novo projeto, autorizando a prefeitura a reforçar a segurança nas escolas. “Nós protocolamos hoje e irá tramitar na próxima semana, um projeto de lei que trata sobre a segurança na escola, onde iremos aprovar esse projeto, sem dúvida, para que a gente autorize a Prefeitura de Salgueiro a contratar empresas de segurança para ter um maior cuidado com as nossas crianças nas escolas”, informou.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Ataques em escolas: nova regra do governo prevê multa de R$ 12 milhões e até suspensão de redes

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública publicou nesta quarta-feira, 12, uma portaria que cobra ações das redes sociais para impedir o compartilhamento de conteúdos digitais que façam apologias, ameaças ou incentivem ataques em escolas. Caso as plataformas se recusem a remover as contas ou mensagens, a empresa estará sujeita a multa de até R$ 12 milhões ou a ter sua atividade suspensa no Brasil. A medida passa a valer a partir desta quinta-feira, 13.

O governo federal tem monitorado de forma contínua as ameaças online desde a última semana, quando houve ataques a uma escola de São Paulo e a uma creche de Blumenau (SC). O trabalho tem sido feito em articulação com agentes estaduais da Polícia Civil e das Delegacias Especiais de Repressão aos Crimes Cibernéticos para impedir novos atos de violência.

De acordo com o ministro Flávio Dino, esse trabalho de identificação dos perfis com conteúdo violento “tem rendido operações praticamente diárias de apreensão”. “Identificamos milhares de ameaças e postagens de conteúdos de ódio com vídeos e convites (para ataques)”, disse em coletiva de imprensa. “Quando você vive um desafio, uma necessidade objetiva, deve agir proporcionalmente.”

A portaria, segundo o ministro, não interfere no Marco Civil da Internet e está baseada no Código de Defesa do Consumidor e no Código Civil. “Não se trata de uma regulação ampla dos serviços, mas específica para ameaças contra estudantes, crianças e adolescentes”, disse. A suspensão de algum serviço ou plataforma seria feita apenas em último caso, de forma liminar.

O texto prevê a abertura de processos administrativos, através da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), para “apuração e responsabilização das plataformas de rede social, pelo eventual descumprimento do dever geral de segurança e de cuidado em relação à propagação de conteúdos ilícitos, danosos e nocivos” que incentivem ataques contra ambiente escolar ou façam apologia e incitação a esses crimes ou a seus perpetradores.

“Não basta dizer que está aberto a receber as solicitações da polícia ou do judiciário. Queremos medidas proativas”, disse o ministro. A portaria estabelece que as redes sociais são obrigadas a informar as medidas proativas tomadas para limitar a propagação desses conteúdos; o atendimento das requisições pelas autoridades competentes; o desenvolvimento de protocolos para situações de crise; e outras medidas cabíveis.

Outro ponto abordado pela portaria é a exigência de maior transparência sobre os “sistemas de recomendação e de qualquer outro sistema algorítmico pertinente”, pelo qual são “responsáveis politicamente, socialmente e juridicamente”, segundo Dino. “Essas empresas são prestadoras de serviço e selecionam os conteúdos que visualizamos, impulsionam e, portanto, influenciam no que circula na internet.”

As plataformas serão obrigadas ainda a compartilhar imediatamente com as polícias locais, no prazo máximo de até 2 horas, “os dados que permitam a identificação do usuário ou do terminal da conexão com a Internet daquele que disponibilizou o conteúdo”.

Elas também deverão bloquear os protocolos de Internet (IPs) dos usuários “em que já foram detectadas atividades ilegais, danosas e perigosas” e impedir que eles criem novas contas de acesso nas plataformas.

Segundo Dino, a portaria é uma “medida firme e proporcional diante da gravidade” do que ele classificou como “mercado vil da morte”.

Fonte: Estadão