Personagem – Professor Baldoíno Gomes de Sá

Resgatamos nosso quadro Personagem neste domingo, 26, para fazer uma breve homenagem ao professor Baldoíno Gomes de Sá, salgueirense de destaque, falecido em 1979, que dá nome a uma escola do município.

Baldoíno nasceu em Salgueiro no ano de 1894 e alfabetizou muita gente entre as décadas de 1910 a 1940 em áreas rurais de Salgueiro-PE, Verdejante-PE, São José do Belmonte-PE, Penaforte-CE e Jati-CE.

Era autodidata e lecionava de forma improvisada, sem material escolar formal, uniforme ou merenda. Chegava aos locais de jegue ou a pé. Não tinha salário, sendo remunerado com alimentos, como carne seca e legumes. A maior recompensa era alfabetizar pessoas simples, esquecidas pelo poder público.

Com essa iniciativa, tirou muitos sertanejos do analfabetismo, o que fez toda diferença em muitas vidas. Seu legado ficou eternizado na educação de Salgueiro, imortalizado na denominação da escola municipal localizado no bairro Primavera.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Recife registra primeira morte por chikungunya em 2023; vítima é um homem de 33 anos

A primeira morte por chikungunya registrada no Recife em 2023 foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade (Sesau).

De acordo com a pasta, a vítima fatal é um homem de 33 anos, que residia no bairro do Ibura, na Zona Sul da capital pernambucana.

Ele morreu no dia 26 de fevereiro, mas a causa do óbito só foi confirmada neste sábado (25). Segundo a Sesau, a vítima tinha hipertensão e era cardiopata.

O homem, que apresentava tosse seca, febre e sintomas gripais, com hipótese diagnóstica de pneumonia, buscou uma unidade de saúde estadual no dia 21 de fevereiro.

Após o atendimento, ele foi liberado para fazer o tratamento em casa, mas voltou ao local no dia seguinte apresentando tosse com sangue.

O quadro de saúde do homem se agravou quatro dias depois e ele precisou ser transferido para um hospital estadual, onde morreu.

A causa da morte foi confirmada após análise de amostra analisada em laboratório.

Fonte: Folha de Pernambuco

LollaPalooza: depois do trabalho escravo, festival é flagrado em nova violação trabalhista

Na última terça-feira (21) auditores da Superintendência Regional do Trabalho do Estado de São Paulo, órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, resgatou cinco homens em condições análogas à escravidão na montagem e preparação do festival Lollapalooza, realizado neste final de semana.

De acordo com o depoimento dos trabalhadores que foram resgatados, eles atuavam como carregadores de caixas de bebidas e eram obrigados a enfrentar jornadas de 12 horas diárias em situação degradante. “Depois de levar engradados e caixas pra lá e pra cá, a gente ainda era obrigado pela chefia a ficar na tenda de depósito, dormindo em cima de papelão e dos paletes, para vigiar a carga”, disse um dos resgatados ao site Repórter Brasil.

Reincidente

Em nova fiscalização feita por auditores do Trabalho, realizada nessa sexta-feira (4), cerca de 800 funcionários que atuam nos bares do festival estão com os seus direitos trabalhistas “gravemente violados”.

Os auditores encontraram uma série de infrações cometidas pela empresa terceirizada Team Eventos, que substituiu a Yellow Stripe, que foi flagrada com os cinco trabalhadores em condições análogas à escravidão.

Fonte: Forum

Esposa e sogra de tenente-coronel da PM são mortas no Ceará

Rafaela Vasconcelos e a mãe dela, Maria Socorro de Vasconcelos, foram mortas a tiros nessa sexta-feira, 24, no município de Morrinhos, no interior do Ceará.

Rafaela era advogada e esposa de um tenente-coronel da Polícia Militar. As duas vítimas morreram no local. Não há informações sobre as circunstâncias do crime. Em nota, a Secretaria da Segurança afirma que a polícia investiga o caso e procura os autores do crime. A pasta não informou a motivação do duplo homicídio.

De acordo com informações do G1, Rafaela de 34 anos, sofreu diversos tiros, um dele no rosto, e morreu no local. A mãe, de 78 anos, chegou a ser socorrida e foi levada ao Hospital Municipal de Morrinhos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sobral, que cobre também a cidade onde ocorreu o crime, decretou luto de três dias pelo assassinato da advogada. “A Subseccional de Itapipoca e a Subseccional de Sobral da OAB expressa irrestrito apoio à Família enlutada, de pronto designando Advogados das Subsecções para comporem Comissão para acompanhar o desenrolar das investigações e do processo judicial. A vida de todos e de cada um traz sonhos que não podem ser interrompidos num ato de supressão do outro”, declarou.

Fonte: Correio 24 Horas

Brasil de Ramon vai mal na defesa contra Marrocos e perde 1º jogo pós-Copa

O Brasil perdeu por 2 a 1 para o Marrocos neste sábado, em Tânger, no primeiro jogo depois da Copa do Mundo do Qatar. O time do interino Ramon Menezes teve muita dificuldade diante do time que surpreendeu e foi quarto lugar no Mundial.

– Ramon escolheu Rony como titular e deixou Antony no banco. No gol, Weverton jogou por causa do desconforto estomacal de Ederson.

– O Marrocos começou pior, equilibrou o jogo e abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo, com Boufal. O lance teve erros de Rony e Emerson Royal.

– O Brasil melhorou no segundo tempo, empatou com Casemiro e parecia perto de virar, mas desperdiçou chances e deixou Marrocos no jogo.

– Os donos da casa desempataram na parte final do amistoso, com bonita finalização de Sabiri. Allah cruzou e Militão errou na interceptação.

– O Brasil teve alguns bons momentos ofensivos, mas foi sempre inseguro na defesa, perdendo a característica principal do trabalho de Tite.

O novo Brasil do técnico interino Ramon Menezes sofreu contra o entrosamento do time do Marrocos, quarto lugar da Copa do Mundo do Qatar.

A partida teve mais de 60 mil pessoas e muita festa nas arquibancadas, mas no campo se viu disputas acirradas, discussões e uma arbitragem confusa.

Fonte: UOL