Brasil supera 1 milhão de vacinados com a dose bivalente contra a Covid

Em menos de uma semana de vacinação com o imunizante bivalente da Pfizer, o Brasil já supera  1 milhão de doses aplicadas. Os dados são do vacinômetro do DataSUS.

Mais precisamente 1.187.592 de brasileiros se vacinaram com a dose de reforço, que protege contra a cepa original do Sars-CoV-2 e variantes, incluindo a Ômicron. São Paulo é o estado que mais aplicou o imunizante bivalente e soma 262.371 paulistas vacinados.

Em seguida, vem o Rio de Janeiro, com 131.223 doses aplicadas. A Bahia conta com 76.103 indivíduos vacinados — ocupando o lugar de terceiro estado com o maior número de reforços administrados —, seguida do Rio Grande do Sul (58.889 doses).

Roraima (5.051), Amapá (6.075) e Acre (6.770) são os locais com os menores números de doses bivalentes aplicadas.

“Nós temos ainda casos de Covid, e as populações vulneráveis ainda têm um risco maior mesmo que vacinadas e, com o passar do tempo, essa proteção vai se perdendo. Hoje nós recomendamos fortemente que a vacinação seja feita”, disse o vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), Renato Kfouri, em entrevista ao R7.

“Não há indicação para uma [quarta] dose de reforço, monovalente ou bivalente, para a população em geral, apenas imunossuprimidos”, orientou a secretária de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, por meio do Instagram.

Em comunicado, a pasta informa que foram distribuídos “mais de 19 milhões de doses de vacinas bivalentes contra a Covid-19 a todos os estados e ao Distrito Federal para iniciar a primeira etapa do Movimento Nacional pela Vacinação. A complementação com a dose de reforço com as vacinas bivalentes confere maior segurança para os grupos específicos de maior vulnerabilidade, com riscos para complicações da doença e óbito”.

Fonte: R7

Nos EUA, Bolsonaro acena com candidatura em 2026: ‘Missão não acabou’

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizou ontem (4) que quer concorrer às eleições presidenciais de 2026 durante a participação no evento “Conferência de Ação Política Conservadora”, em Washington, nos Estados Unidos.

“Não é fácil ser político, pelo menos para aqueles que querem honrar sua palavra e fazer bem ao próximo. Agradeço a Deus pela minha segunda vida e também a ele pela missão de ser presidente da República por um mandato. Mas eu sinto que essa missão ainda não acabou”, disse.

O futuro da vida política de Bolsonaro, contudo, ainda será julgado pela Justiça Eleitoral. Atualmente, Bolsonaro enfrenta ao menos 16 ações de investigação que podem deixá-lo inelegível.

O que mais Bolsonaro falou

“Se eu fosse presidente, não teríamos esse problema agora com os navios iranianos”.

A declaração de Bolsonaro se refere aos navios de guerra iranianos atracados no Rio de Janeiro desde 26 de fevereiro, que receberam o aval da Marinha para ficarem no local até ontem (4). A decisão foi criticada pelo governo dos EUA.

As embarcações pertencem à Marinha da República Islâmica do Irã desde 2021 e estão equipadas com várias armas, como mísseis de cruzeiro antinavio, torpedos e canhões navais, segundo a agência de notícias Iran Press.

“Tem certos assuntos no Brasil que são proibidos de ser tratados. O primeiro é a vacina. É o tempo todo ‘ciência, ciência, ciência’. Eu digo: ‘É liberdade, é liberdade, é liberdade”.

O ex-chefe do Executivo debochou dos defensores da “ciência” ao comentar sobre as ações de combate à pandemia da covid-19 no país. Aplaudido de pé pela plateia, Bolsonaro disse que não obrigou a população a tomar a vacina.

O Brasil registrou 699.243 mortos pelo coronavírus desde o início da doença no país. Durante a pandemia, o ex-presidente ironizou as vítimas da covid-19, afirmou que não tomaria a vacina e foi contra as medidas de isolamento nos estados.

“Quando se fala em conservadorismo, o que queremos e lutamos são coisas básicas. Família, não queremos ideologias de gênero. Queremos os filhos crescendo à semelhança do pai, e as filhas, da mãe”.

O ex-presidente ressaltou as pautas ideológicas durante o discurso e afirmou ser contra o aborto. Bolsonaro disse que, atualmente, a propriedade privada encontra-se “ameaçada” no país e ela é um dos pilares da democracia.

Fonte: UOL

Corpo da vereadora Yanny Brena é sepultado em Juazeiro do Norte

Foi sepultado na manhã deste sábado, 4 de março, o corpo da médica, vereadora e presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Yanny Brena (PL). O sepultamento ocorreu às 11 horas, no Centro de Velório Anjo da Guarda.

Mais cedo, às 9 horas, ocorreu a missa de corpo presente, em Juazeiro do Norte. Compareceram os prefeitos de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e do Crato, Zé Ailton Brasil, além de vereadores e representantes da sociedade civil.

“Ainda estou processando essas informações, por conta de que eu era o segundo suplente da nossa chapa do PL”, informou Ednaldo Moura, que deve assumir a cadeira de Yanny na Câmara dos Vereadores, ao repórter Guilherme Carvalho da rádio CBN Cariri.

Yanny e o namorado, Rickson Pinto, foram encontrados mortos na casa em que moravam juntos, na manhã da última sexta-feira, 3 de março. A Polícia Civil de investiga a possibilidade de que a vereadora tenha sido assassinada pelo companheiro, que então teria cometido suicídio. A causa das mortes ainda não foi confirmada.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Rickson tinha antecedentes criminais por posse ilegal de arma de fogo. O corpo de Rickson será velado no município de Aurora, há 464 km de Fortaleza.

Fonte: Correio 24 Horas

Corinthians vira com dois de Yuri Alberto e vence o Santo André no Paulista

O Corinthians tomou um susto no primeiro tempo, mas com dois gols de Yuri Alberto conquistou a virada por 3 a 1 sobre o Santo André ontem (4), pela 12ª rodada do Paulistão, na Neo Química Arena.

O confronto foi o único adiantado da última rodada da primeira fase do Estadual, uma vez que o Alvinegro já estava classificado e com a liderança do Grupo C assegurada, enquanto o Ramalhão não tem mais chances nem de cair nem de avançar às quartas.

O triunfo deixou o Timão com 22 pontos e provisoriamente, com a terceira melhor campanha geral. Como as duas melhores campanhas (Palmeiras e São Bernardo) se enfrentam nas quartas, o time espera chegar à semi como segundo melhor para ter o mando de campo. O São Paulo, com 20, é quem mais ameaça essa possibilidade e ainda joga hoje (5). Os resultados das quartas de final também contam para a pontuação. Com 14 pontos, o clube da grande São Paulo se despede do torneio na terceira posição do Grupo D.

Fonte: UOL