Vídeo: bandido faz live e transmite roubo no Rio de Janeiro

Um bandido fez uma live nas redes sociais para transmitir em tempo real um roubo na Avenida Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. O criminoso, identificado como Marlon de Oliveira dos Santos, possui quatro passagens por roubo. Segundo a polícia, ele é morador da Vila Aliança, em Bangu, e está sendo procurado pelos policiais.

Os Setores de Inteligência da Delegacia de Bangu, Campo Grande e de Santa Cruz fazem pesquisas para localizar possíveis vítimas. A Polícia Militar informou que o batalhão de Campo Grande tomou conhecimento do fato e do vídeo.

O vídeo

O bandido aparece descendo de um carro e seguindo em direção a um veículo parado logo atrás. Com uma arma, ele aponta para o motorista e o manda descer. O criminoso rouba os pertences da vítima e de outros motoristas que estavam parados no trânsito. Em determinado momento, ele ameaça atirar em uma das vítimas: “Vai tomar”.

Em seguida, ele entra no carro roubado e filma o próprio rosto ao comemorar o assalto. Demonstrando nenhum receio de ser preso, o ladrão ainda anuncia na live que “vai pegar outro agora”, enquanto dirige pelas ruas da cidade.

Na sequência, o criminoso para o veículo e, com a arma em punho, desce, ameaçando outras vítimas. Ele rouba os pertences e foge com o comparsa que dirigia outro veículo.

Fonte: Revista Oeste

Brasil continua com os juros reais mais altos do mundo, mostra levantamento

O Brasil continua sendo o país com um dos juros reais mais altos do mundo. O país é o líder no ranking feito pela gestora Infinity Asset Management, que acompanha um grupo das 40 principais economias globais.

Os juros reais são a taxa de juros corrente descontada a inflação. Em fevereiro, eles ficaram em 7,4% no Brasil, depois que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a Selic em 13,75%, o maior nível desde 2016.

Na metodologia usada pela Infinity, são usadas tanto as taxas de juros futuros para 12 meses à frente (DI com vencimento em janeiro/24) quanto a projeção de mercado para a inflação, também para daqui a 12 meses. Pelo Boletim Focus, relatório semanal de projeções econômicas do BC, a inflação esperada para o período era de 5,75%.

A lista dos maiores juros reais é liderada por outros países latinos que vêm logo na sequência do Brasil: no México, a taxa descontada da inflação está em 5,5%, no Chile é 4,7% e, na Colômbia, 3%.

Já é o quarto levantamento em que o Brasil se mantem na dianteira dos juros reais globais, de acordo com a Infinity, que renova o ranking a cada reunião do Copom. Os encontros são realizados a cada 45 dias com o presidente e os diretores do BC para definir a taxa Selic.

Fonte: CNN

Sobreviventes são encontrados 12 dias após terremoto na Turquia

Pai, mãe e filho foram retirados com vida dos escombros de um prédio na cidade de Hatay, no sul da Turquia, neste sábado (18.fev.2023), 296 horas depois do terremoto que atingiu o país, informou a agência de notícias estatal Anadolu.

Os adultos sobreviveram, mas a criança morreu de desidratação logo depois, disse a equipe de resgate à agência Reuters. Outras duas pessoas da mesma família também estavam embaixo dos escombros, mas já mortas.

“Ouvimos gritos quando estávamos cavando hoje, uma hora atrás. Quando encontramos pessoas vivas, sempre ficamos felizes”, disse Atay Osmanov, membro da equipe de resgate, à Reuters.

As pessoas que faziam o resgate pediram silêncio total e que todos se agachassem ou sentassem enquanto as equipes subiam até o topo dos escombros do prédio onde a família foi encontrada para ouvir mais sons por meio de um detector eletrônico.

Enquanto os esforços de resgate continuavam, um trabalhador gritou para os escombros: “Respire fundo se puder ouvir minha voz”.

TERREMOTOS NA TURQUIA E NA SÍRIA

Segundo dados oficiais, os terremotos que atingiram a Turquia e a Síria em 6 de fevereiro causaram até às 9h12 (horário de Brasília) deste sábado (18.fev.2023) a morte de pelo menos 45.472 pessoas nos 2 países.

Fonte: Poder 360

MST diz que governo Lula está ‘lento’ e planeja mobilizações em abril

Movimentos por reforma agrária como MST e Contag têm se incomodado com o que veem como falta de prioridade à questão agrária no começo do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Está prevista para abril uma mobilização nacional pela terra, com a instalação de acampamentos em áreas simbólicas e realização de marchas. O MST espera que o governo apresente até lá um plano emergencial para a área. Caso contrário, deverá retomar ações de ocupação.

Para os movimentos, entre os quais também se incluem Contraf, Via Campesina e Conaq, a dedicação que tem sido mostrada por Lula à questão indígena, com mudanças significativas nas estruturas governamentais e grandes anúncios, mostra que seria possível fazer muito mais no período pelas demandas do campo.

Um dos principais sintomas da lentidão é a continuidade de nomes escolhidos pelo governo Jair Bolsonaro (PL) em superintendências do Incra, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Desde o começo do governo Lula, apenas 8 dos 29 superintendentes do Incra foram exonerados, segundo mostra o Diário Oficial da União, ainda que nem todos os remanescentes tenham sido escolhidos por Bolsonaro.

O superintendente de São Paulo, Edson Alves Fernandes, é um representante da gestão anterior cuja sequência no Incra é criticada pelos movimentos do campo, que tiveram com ele uma relação conflituosa nos últimos anos. Em Alagoas, o superintendente desde 2017 é Cesar Lira, primo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e que aparece em diversas fotos com a família Bolsonaro na internet.

Além disso, havia a expectativa de nomeação de aliados dos movimentos do campo para superintendências e outros postos do Incra na última semana, como um aceno efetivo em relação às políticas para área, mas que não se concretizou.

O MST aguarda as nomeações dos novos superintendentes do Incra para pedir ao governo federal medidas emergenciais para resolver os problemas das famílias acampadas, que hoje são cerca de 100 mil.

Fonte: Estado de Minas