Colisão de motos na estrada que dá acesso a Umãs deixa duas pessoas mortas

Duas pessoas morreram numa colisão entre motos na noite desse sábado, 4, na PE-483, estrada que dá acesso ao distrito de Umãs, em Salgueiro. Os veículos se chocaram de frente, deixando os condutores gravemente feridos.

Um dos motociclistas, identificado como Geone Muniz, morreu no local. O outro, Welton Carvalho, ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Regional de Salgueiro, mas não resistiu aos ferimentos.

Pessoas que passavam pelo local disseram que Geone seguia de Umãs sentido à BR-316, em alta velocidade, e Welton vinha na direção contrária. A polícia investiga as circunstâncias do acidente.

Da redação do Blog Alvinho Patriota 

Diante do Salgueiro, Santa Cruz volta a vencer no Campeonato Pernambucano

Depois de dois empates consecutivos, o Santa Cruz voltou a vencer no Campeonato Pernambucano neste sábado (04), contra o Salgueiro, no estádio Cornélio de Barros (Salgueirão). O único gol da partida foi marcado pelo estreante Felipe Gedoz.

Com o triunfo, a Cobra Coral entrou na zona de classificação para o mata-mata e chegou à terceira posição, com 11 pontos. O Carcará caiu para a quinta colocação e segue com nove pontos. O Santa volta a campo na próxima quarta (08) contra o Fluminense-PI, pela Copa do Nordeste. O Salgueiro só joga no sábado (11), contra o Belo Jardim.

O jogo

A dificuldade imposta pelo gramado do Cornélio de Barros fez o primeiro tempo ficar marcado pelas ligações diretas entre ataque e defesa feitas pelas duas equipes. A melhor chance do Santa Cruz aconteceu no início da partida. Após cobrança de escanteio, Pipico cabeceou de cima para baixo e o goleiro Tanaka conseguiu espalmar.

Os dois times tiveram muita dificuldade para criar chances. O Salgueiro teve duas boas chegadas em erros do zagueiro tricolor Ítalo Melo, na saída de bola. Aos 33 minutos, Bartô roubou a bola, entrou na área, mas chutou por cima do gol. Dois minutos depois, a bola sobrou para André, que também finalizou para fora.

O segundo tempo voltou equilibrado, como tinha sido na primeira etapa. Porém, num vacilo da defesa do Salgueiro, o Santa Cruz abriu o placar com Felipe Gedoz. O estreante só precisou de dez minutos com a camisa tricolor para deixar sua marca.

Lucas Silva recebeu um belo lançamento de Arthur Santos e saiu no mano a mano com a defesa do Carcará. O atacante teve calma e deixou de calcanhar para Gedoz, que bateu de chapa com a perna esquerda, no canto direito do goleiro.

Pouco depois do gol coral, o Salgueiro teve uma grande chance. Palominha saiu de frente com o goleiro Geaze, que conseguiu abafar o chute do atacante.

O Santa Cruz conseguiu ao longo do segundo tempo administrar bem a vantagem e manter a bola no campo de ataque, evitando a pressão dos donos da casa. O Carcará tentou no final no abafa, mas não chegou ao empate.

Tabu superado

O Tricolor não vencia o Salgueiro, jogando no Cornélio de Barros, desde 2017. Essa também era a única vitória desde 2012. Nesse período foram outros 15 confrontos, com oito triunfos do Salgueiro, sete empates.

Fonte:  Folha de Pernambuco

Marinha afunda porta-aviões com material tóxico a 350 km da costa brasileira

A Marinha afundou o porta-aviões São Paulo na tarde da sexta-feira (3). O afundamento, segundo uma nota da força, foi feito de forma controlada e planejada, a 350 quilômetros da costa brasileira, em uma região com cerca de 5 mil metros de profundidade.

A decisão recebeu críticas de alguns ambientalistas – entre eles a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva –, que demonstraram preocupação com os efeitos que o afundamento do porta-aviões poderia causar para o meio ambiente. Em seu casco, há resíduos de amianto. “O procedimento foi conduzido com as necessárias competência técnica e segurança pela Marinha do Brasil, a fim de evitar prejuízos de ordem logística, operacional, ambiental e econômica ao Estado brasileiro”, diz um comunicado assinado pela Marinha, pelo Ministério da Defesa e pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Em 2021, a empresa turca Denizcilik (SÖK) havia comprado o casco da embarcação para reciclagem, mas depois decidiu abandonar a embarcação. Segundo a Marinha, o casco do navio precisava de reparos que a SÖK não demonstrou interesse em fazer. O porta-aviões entrou em rota de retorno ao Brasil depois que a Turquia cancelou a autorização que havia emitido para a exportação em julho de 2022. “Não sobrou alternativa ao Estado brasileiro a não ser considerar o bem como perdido, e assumir o controle administrativo do casco, de modo a evitar danos ao meio ambiente e preservar a segurança da navegação”, informou a Marinha.

Fonte: Gazeta do Povo

Garimpeiros já estão deixando terras dos yanomamis, diz Guajajara

A ministra Sonia Guajajara (Povos Indígenas) afirmou neste sábado (4.fev.2023) que o governo identificou que muitos garimpeiros já estão deixando as terras indígenas dos yanomamis. Para ela, a saída sem uso de força policial é “melhor para todo mundo”. A ministra também afirma que o Estado deve “se fazer presente e assumir a responsabilidade” pela proteção e recuperação da terra indígena afetada.

“Temos essa informação já que muitos garimpeiros estão saindo, mas é bom que saia mesmo, assim a gente até diminui a operação”, disse em entrevista a jornalistas.

O governo publicou regras para aumentar a fiscalização do espaço aéreo da terra Yanomami. Na 4ª feira (1º.fev), a Aeronáutica iniciou a operação de controle. O objetivo é combater o garimpo ilegal.

“Se eles começam já a sair acho que estão corretos porque o chamado que estamos fazendo é para isso mesmo. Se eles saem sem precisar dessa força de segurança, dessa força policial é melhor para todo mundo”, afirmou.

Fonte: Poder 360

EUA derrubam suposto balão espião chinês no oceano

Os Estados Unidos derrubaram nesse sábado (4) um suposto balão espião chinês na costa dos estados da Carolina do Norte e do Sul depois que o equipamento atravessou locais militares sensíveis em toda a América do Norte e se tornou o mais recente ponto crítico nas tensões entre os EUA e a China.

Uma operação estava em andamento nas águas territoriais dos Estados Unidos no Oceano Atlântico para recuperar os destroços do balão, que voava a cerca de 60 mil pés e tinha o tamanho estimado de três ônibus escolares.

O presidente Joe Biden havia dito aos repórteres no início do sábado que iriam “cuidar disso”, quando questionado sobre o balão. Mais tarde, disse a repórteres que foi informado sobre o balão na quarta-feira (1º) e que pediu para que o objeto fosse derrubado “o mais rápido possível”. O Pentágono então esperou o momento mais adequado para derrubá-lo sobre o mar. “Quero parabenizar os pilotos que cuidaram disso”, completou o presidente norte-americano.

A Administração Federal de Aviação e a Guarda Costeira trabalharam para limpar o espaço aéreo e a água abaixo do balão quando ele alcançou o oceano.

Imagens de televisão mostraram uma pequena explosão, seguida pelo balão descendo em direção à água. Jatos militares dos EUA foram vistos voando nas proximidades e navios foram posicionados na água para montar a operação de recuperação.

Fonte: Associated Press