Pernambucano: Sport marca no fim e lidera; Salgueiro fica fora do G6

Dois jogos abriram neste sábado a sexta rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano. Enquanto o Sport venceu com gol aos 43 minutos do segundo tempo, o Salgueiro tropeçou em casa e ficou fora do G6.

Num jogo bastante difícil, o Sport venceu o Retrô, por 1 a 0, na Ilha do Retiro, em Recife. O único gol da partida foi marcado pelo uruguaio Labandeira. A vitória deixou o Leão na liderança isolada, com 13 pontos ganhos. O adversário ficou com dez e em segundo lugar na tabela.

No outro jogo do dia, o Salgueiro até saiu na frente, mas empatou com o Central, por 1 a 1, no estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro. André e Leandro Costa marcaram os gols do jogo. O Carcará é o sétimo colocado, com seis pontos. Mesma pontuação que o Central, que aparece em oitavo pelo critério de desempate.

A rodada ainda terá mais quatro jogos. Destaque para o Santa Cruz, que receberá o Maguary, neste domingo; e para o Náutico, que enfrentará o Porto amanhã.

Fonte: Futebol Interior

Grupo de familiares de vítimas da Kiss pretende processar Netflix por série sobre a tragédia

Um movimento formado por pais de vítimas e também moradores de Santa Maria está revoltado com a exibição da série Todo Dia a Mesma Noite, disponível na Netflix. Segundo o coordenador do grupo, o sentimento é de indignação e injustiça. O empresário Eriton Luiz Tonetto Lopes perdeu uma filha de 19 anos na tragédia, a jovem Évelin Costa Lopes.

– Nós fomos pegos de surpresa, ninguém nos avisou, ninguém nos pediu permissão. Nós queremos saber quem está lucrando com isso. Não admitimos que ninguém ganhe dinheiro em cima da nossa dor e das mortes dos nossos filhos. Queremos entender quem autorizou, quem foi avisado, porque muitos de nós não fomos. Há pais passando mal por causa da série. O mínimo que exigimos agora é que uma parte do lucro seja repassada para tratamento de sobreviventes e para a construção do memorial da Kiss. Nós não queremos nenhum dinheiro para nós – afirma Eriton.

Alegando “exploração financeira da tragédia”, pais e apoiadores começaram uma mobilização e criaram um grupo de Whatsapp para discutir o assunto. Eles não fazem parte da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria. A série Todo Dia a Mesma Noite, baseada no livro homônimo da jornalista mineira Daniela Arbex, é uma obra que mistura realidade e ficção, interpretada por atores.

O grupo contratou uma advogada de Santa Maria para receber orientações jurídicas, conduzir o caso e questionar a destinação do dinheiro arrecadado pela Netflix. Segundo Juliane Muller Korb, o ponto crucial é abordar a responsabilidade afetiva e social dos streamings.

– Todas as famílias sentem a mesma dor, mas de forma distinta, inclusive em relação a esta série. Todas têm mágoa com o poder judiciário e com a impunidade até aqui. A grande questão é que faltou sensibilidade, por parte da Netflix, de fazer um contato com os pais. Não para pedir permissão nem coibir a licença poética, pois a história não tem dono, mas para avisar que seria algo totalmente diferente de tudo que eles já viram. Eles estavam preparados para um documentário, não para uma série dramática. Os pais e os sobreviventes estão “acostumados” a ver materiais jornalísticos, com reproduções e relatos fidedignos. Mas a série é diferente. O impacto foi muito forte porque é uma simulação, uma reprodução, com rostos diferentes, com atores. Eles estão “acostumados” com o pós-tragédia. E a série mostra o antes, então, é como se ocorresse de novo. É uma linha muito tênue entre ficção e realidade – explica Juliane.

A advogada acrescenta que seu papel é fazer a interlocução com a Netflix, tentar um diálogo para que pelo menos uma parte do lucro seja destinada às vítimas, aos sobreviventes e à construção do memorial. Ela acredita que seja  viável ação por danos morais e sequelas médicas, pois, segundo ela, pais voltaram para a terapia por causa da série. O encaminhamento deve ser feito ainda nesta semana. Procurada, a Netflix não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Fonte: Gaúcha ZH

PGR defende que STF arquive pedido contra posse de deputados bolsonaristas

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu, neste sábado (28/1), que o Supremo Tribunal Federal (STF) arquive um pedido feito por um grupo de advogados para que o tribunal suspenda a posse de alguns deputados bolsonaristas.

No documento, o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, diz que a eventual análise da conduta dos parlamentares cabem ao Conselho de Ética da Câmara.

Para ele, os advogados não apresentaram elementos que justifiquem abertura de inquérito contra uma parte dos deputados citados.

“É atribuição do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar examinar as condutas imputadas na petição aos Deputados Federais eleitos e diplomados, nos termos do artigo 21, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados”, escreveu.

O pedido foi originalmente apresentado por um grupo de advogados por avaliarem que os deputados federais eleitos em questão estão ligados aos atos do início do mês que depredaram as sedes do Executivo, Legislativo e do Judiciário.

Os advogados alegam que os deputados federais eleitos teriam incitado, por meio de postagens em redes sociais, os atos violentos contra as sedes dos Três Poderes da República. Portanto, querem que seja concedida, de forma liminar, medida cautelar para suspender os efeitos jurídicos da diplomação dos alvos, impedindo a posse deles marcada para a próxima quarta.

A PGR se manifestou após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, estabelecer o prazo de 24 horas para a análise do pedido.

Fonte: Estado de Minas

Palmeiras vence Flamengo em jogo épico de 7 gols e é campeão da Supercopa do Brasil pela 1ª vez

O Palmeiras é campeão da Supercopa do Brasil! Em um jogo épico e repleto de viradas, o time alviverde venceu o Flamengo por 4 a 3, neste sábado (28), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Com dois gols de Raphael Veiga e Gabriel Menino, a equipe comandada por Abel Ferreira faturou o título inédito – e o primeiro da temporada 2023. Gabigol (duas vezes) e Pedro descontaram para o Rubro-Negro.

Palmeiras e Flamengo, campeões do Brasileiro e da Copa do Brasil de 2022, respectivamente, entraram em campo vivendo situações distintas, mas com um objetivo em comum: levantar a taça para aliviar a acalmar os ânimos no clube.

Sem deslanchar nas primeiras rodadas do Paulistão, o time comandado por Abel Ferreira ainda não se reforçou depois das saídas de Danilo e Gustavo Scarpa para a Inglaterra.

Por outro lado, a equipe carioca, campeã da Supercopa em 2020 e 2021, tratava a decisão como uma prévia do Mundial de Clubes e também como o primeiro grande desafio de Vítor Pereira antes da viagem para Marrocos.

Fonte: ESPN