O Governo de Pernambuco tornou público, nesta quinta-feira (26), o resultado final da Convocatória do Ciclo Carnavalesco 2023. Mais de mil artistas, agremiações e grupos culturais de palco e de rua estão habilitados para integrar a programação do Carnaval de Pernambuco 2023, em diversos municípios pernambucanos, neste ano que marca o retorno da folia de Momo. Após a análise dos recursos, 1145 atrações artísticas estão habilitadas a fazer parte da programação do Carnaval de Pernambuco 2023. Neste ano, o edital registrou 1.411 propostas inscritas em cinco categorias diferentes: cultura popular, música da tradição carnavalesca, orquestra de frevo (palco e cortejo), dança da tradição carnavalesca e música popular brasileira. Confira aqui o resultado final e aqui o resultado dos recursos apresentados ao edital.
A convocatória do Ciclo Carnavalesco 2023 é promovida pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
“A possibilidade de inscrição de modo virtual, por meio da plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco, permitiu que artistas de diversas regiões do Estado pudessem participar desta convocatória. Com isso, vamos poder fazer um Carnaval que contará com a representação de grande parte da cultura pernambucana, do Sertão ao litoral, com as diversas manifestações da cultura popular e artistas ligados ao Ciclo Carnavalesco presentes no retorno da folia de Momo”, destaca o secretário de Cultura de Pernambuco, Silvério Pessoa.
“De forma transparente e democrática, o Governo do Estado abriu as inscrições e, agora, divulga um resultado que contempla as mais diversas manifestações culturais presentes em Pernambuco. Um resultado que traz a importância da valorização da nossa cultura na base, para que a gente possa mostrar ao turista, e ao próprio povo pernambucano, toda a beleza da nossa história e daqueles que produzem, na prática, o que é a cultura pernambucana. Tenho certeza que vamos ter um lindo Carnaval, fomentando a atividade cultural nas diversas regiões do Estado e dando àquele que visita Pernambuco a compreensão de tudo aquilo que faz parte das manifestações culturais pernambucanas”, opina Daniel Coelho, secretário Estadual de Turismo.
A presidente da Fundarpe, Renata Borba, reforça que a programação artística de cada cidade é montada em conjunto com a Secult-PE/Fundarpe, considerando artistas e agremiações que enviaram propostas de show ou cortejo à convocatória pública. “É um modelo que visa dar espaço para todos os gostos e estilos, mas que prioriza o que é próprio do Carnaval, em cada município. O Governo de Pernambuco apoia a festa garantindo o maior número possível de atrações da nossa cultura popular expressiva deste ciclo, como frevo, maracatu, bois, coco, blocos líricos, entre outras riquezas culturais que só Pernambuco tem”, disse a gestora.
Eduardo Loyo, presidente da Empetur, comemorou a entrega da última etapa da convocatória do Ciclo Carnavalesco 2023. “Finalizamos mais uma etapa do Carnaval de Pernambuco. O resultado desse edital é fundamental para darmos nossos próximos passos. O Governo do Estado está de braços dados para este Carnaval que marcará a retomada e o início de um novo ciclo. A alegria estará de volta”, colocou.
É importante destacar que as propostas habilitadas não necessariamente terão sua participação assegurada na programação do Ciclo Carnavalesco. A formação da grade considerará o resultado final da Convocatória, a tradição carnavalesca de cada município que executará a festa, além da disponibilidade orçamentária e financeira do Estado para o Ciclo Carnavalesco de 2023.