Romildo Porto assume a presidência da Compesa

O Engenheiro Civil, Bacharel em Ciências da Computação e Pós-graduado em Direito Tributário, Romildo Bezerra Porto, toma posse agora à tarde como presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa. A solenidade acontece no Centro Administrativo da empresa, no auditório Pirapama, bairro de Santo Amaro.

O novo presidente da Compesa já atuou na Companhia como superintendente por duas vezes (de Planejamento e de Tecnologia da Informação) e na Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, quando ocupou o cargo de Coordenador de Tecnologia da Informação. Também foi Gerente Geral Administrativo e Financeiro da Empresa de Urbanização do Recife – URB – Recife e Gerente de Sistemas Tributários na Empresa Municipal de Informática – Emprel.

1ª Corrida da Bicharada abre as prévias carnavalescas de Salgueiro no dia 11 de fevereiro

Amigos e familiares de Mestre Jaime vão fazer mais uma homenagem a um dos maiores símbolos do Carnaval salgueirense, que faleceu em janeiro de 2021 com problemas de saúde. Depois do sucesso da 2ª Seresta da Saudade, promovida em dezembro, o grupo realiza no dia 11 de fevereiro a “1ª Corrida da Bicharada”, em alusão ao centenário do mestre. O evento abre oficialmente o período da folia de Momo em Salgueiro, que só termina na Quarta-Feira de Cinzas, dia 22 de fevereiro.

De acordo com os organizadores, a corrida terá concentração na Rua Gumercino Filgueira Sampaio, por trás da Igreja Matriz, onde serão feitas as inscrições dos participantes. A divertida corrida termina na Praça Benjamin Soares, na estátua do Cristo Rei, onde haverá entrega simbólica da chave do Carnaval para a presidente do bloco Banco da Praça, Dra. Denise. Tudo isso ao som de muito frevo e outras músicas carnavalescas.

No dia 12, o mesmo grupo do Bloco da Bicharada realiza um desfile de carros antigos, saindo da Academia das Cidades em direção à concentração do Bloco da Tabacaria. Na ocasião, Dra. Denise passará a chave do Carnaval para a Tabacaria, declarando aberto um dos mais animados carnavais do Sertão pernambucano.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Prefeitura de Petrolândia publica programação do “Carnaval da Prainha”

As festividades carnavalescas de Petrolândia já têm datas e atrações definidas. A prefeitura do município publicou nas redes sociais a programação completa do “Carnaval da Prainha”, que ocorre nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro. Três atrações por dia vão fazer a alegria dos foliões na Orla Fluvial, sempre a partir das 12h.

No primeiro dia se apresentam a Banda Adolfo e Alexandre de Melo, Erickson Seduzyr e Fredson e Banda Zuê. Nos outros dois dias, Banda Adolfo toca novamente, com Jeyninho Souza e Helinho Ventura, na segunda-feira, e Pagode pra Recordar e Eternos Amigos, na terça.

O evento é uma realização da prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Artigo da salgueirense Givânia Silva é publicado pela Folha de S. Paulo

Um artigo escrito pela educadora quilombola e pesquisadora Givânia Silva, natural de Conceição das Crioulas, em Salgueiro, foi publicado nessa terça-feira, 24, pelo jornal de abrangência nacional Folha de S. Paulo. No texto, ela discorre sobre as “desigualdades e perspectivas do novo governo” referentes aos povos quilombolas.

Confira abaixo:

“Os reflexos da herança da escravidão podem ser percebidos facilmente nas desigualdades entre os negros e os não negros e não indígenas no Brasil. A dominação de outros grupos sobre estes passa pela desterritorialização e pela apropriação indevida de seus corpos, mentes, saberes e territórios –colocados à disposição do capital, da moeda e da linguagem da colonização e da escravização–, que condenam tais grupos à pobreza e desumanização.

O Estado brasileiro tem dificuldade em reconhecer o papel dos movimentos sociais e em associá-los aos processos de luta e resistência negra e indígena e tenta ignorar, silenciar ou matar essas vozes, mesmo que estas ecoem de todos os cantos do Brasil.

Mas entender a situação dos quilombos no Brasil exige analisar, por um lado, suas lutas para garantir o acesso à terra como ponto de partida para o acesso às demais políticas públicas e, por outro, o papel do Estado brasileiro, sobretudo como ente promotor de violações de direitos constitucionais estabelecidos na Constituição Federal de 1988.

E, antes disso, é preciso compreender como a racialização da terra criou, fomentou e ampliou as desigualdades no Brasil entre negros e brancos, tendo como referência o período entre a Abolição da Escravatura, em 1888, e a Constituição Federal de 1988, quando os quilombos conquistam o direito à terra.

A pesquisa “Quilombos do Brasil: segurança alimentar e nutricional em territórios titulados” (Cadernos de Estudos, nº 20/2014), do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome, identificou políticas públicas que deveriam chegar aos quilombos e que, até então, estavam apenas no papel, apontando ainda vários níveis de exclusão dos quilombolas.

À época, 75% da população quilombola vivia em situação de extrema pobreza, com baixíssima integração às redes de serviços públicos: somente 15% dos domicílios tinham acesso à rede pública de água, 5% à coleta regular de lixo (em 89%, o lixo doméstico era queimado) e apenas 0,2% estavam conectados à rede de esgoto e de águas pluviais. A existência de banheiro dentro de casa, outro indicador relevante de qualidade da habitação, era realidade em apenas um quarto das moradias; pouco mais da metade delas possuía o equipamento, mas situado fora da habitação; 21% não dispunham de banheiro.

Já o programa Luz para Todos levou energia elétrica a 90% dos territórios quilombolas, ainda que com fornecimento instável. Os programas que atingiam maior número de moradores eram o Bolsa Família (63%) e a Cesta Básica (58%) e representavam a única fonte de renda para 30% do universo pesquisado.

Com o advento da pandemia de Covid-19, esses índices pioraram, dado o estado de vulnerabilidade social em que as comunidades quilombolas se encontravam. A proliferação do vírus nos quilombos causou danos em muitos sentidos. A saúde, a educação, a segurança alimentar, o trabalho e a renda foram afetados de forma brutal. Com serviços de saúde precarizados, os quilombolas tiveram de se expor indo às cidades para buscar atendimento, momento em que muitos se contaminaram e morreram tentando acessar serviços básicos. Além disso, a falta de acesso (ou o acesso de péssima qualidade) à internet impediu que muitos estudantes participassem do ensino remoto e um número significativo deles acabou deixando os estudos.

Os dados de 2020 do Censo Escolar revelam que as escolas quilombolas são aquelas que possuem as piores condições. São 2.526 escolas quilombolas em todo o Brasil, nas quais estudam 275.132 alunos e atuam 51.252 docentes –uma queda de 10,1% em relação a 2019. As escolas quilombolas têm índices significativamente menores de acesso a salas de leitura/bibliotecas quando comparadas a os outros modelos de gestão das escolas no Brasil. Além disso, apenas 11,4% possuem quadra esportiva (coberta ou não coberta), apenas 13,1% das escolas têm computador e só 15,6% têm internet. Outros dados do censo detalham ainda mais tais desigualdades.

É preciso atualizar esses dados para que possamos produzir mais informações e indicadores. Entre os muitos danos que o governo Jair Bolsonaro causou aos quilombolas, alguns dos mais significativos foram a retirada de circulação de dados que existiam e o desmantelamento dos órgãos e políticas públicas voltadas a esses grupos. Se essa pesquisa for atualizada, certamente vamos perceber que as mais prejudicadas nesse cenário foram as mulheres.

Os governos eleitos em 2022 precisam recuperar as políticas públicas que já existiam para os quilombolas, restaurar seus espaços de participação social, ampliar a representação quilombola nos espaços de elaboração e implementação de políticas e elaborar novas políticas, não apenas focadas nos programas sociais. É preciso pensar políticas estruturais e estruturadoras para os quilombos, tais como aquelas voltadas para a regularização dos territórios e a abertura de linhas de crédito especificas para quilombolas. Além disso, é necessário garantir o acesso das mulheres quilombolas a políticas que respeitem suas especificidades e implementar a educação baseada nas diretrizes curriculares para a educação escolar quilombola (2012).

Tudo isso passa por um Ministério da Igualdade Racial forte, capaz de influenciar tanto os demais ministérios quanto os estados e municípios para que promovam políticas voltadas para as comunidades quilombolas. Passa também por um Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar capaz de formular e de estimular os estados a formularem e implementarem políticas de desenvolvimento para os quilombolas; pela retomada da missão do Ministério da Educação (MEC) como órgão elaborador de políticas de educação para os quilombolas e indutor de sua adoção pelos estados, sobretudo na aplicação das diretrizes já mencionadas e abandonadas; pelo fortalecimento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), completamente sucateado e desvirtuado no governo passado.

Sem regularizar os territórios quilombolas, todas as políticas públicas ficarão no vazio. É preciso ainda recuperar a Fundação Cultural Palmares para que cumpra sua missão institucional. E, finalmente, o Ministério da Saúde precisa saber que existem cerca de 6.000 quilombos, em mais de 1.700 municípios, e inclui-los no pacto federativo.

Isso é combate à fome e às desigualdades. Não combateremos a fome e às desigualdades sem combater o racismo.

Alemanha autoriza entrega de tanques Leopard a Ucrânia

A Alemanha autorizou a entrega de tanques Leopard 2 à Ucrânia, anunciou o porta-voz do governo alemão, Seffen Hebestreit, em um comunicado divulgado nesta quarta-feira (25).

De acordo com o porta-voz, a Alemanha entregará 14 tanques Leopard 2A6 à Ucrânia e permitirá aos países europeus que assim desejarem fornecerem a Kiev os veículos blindados em seu poder.

O modelo 2A6 é mais recente e aperfeiçoado do que os 2A4 que Polônia e Finlândia querem entregar.

“O objetivo é reunir, rapidamente, dois batalhões de tanques com o Leopard 2 para a Ucrânia”, disse o porta-voz, após a reunião do conselho de ministro realizada nesta quarta.

O treinamento das forças ucranianas para o uso desses tanques “começará em breve na Alemanha”, acrescentou Hebestreit.

O pacote acordado após intensas negociações com os aliados da Ucrânia inclui apoio logístico, munição e manutenção desses tanques de combate.

“Essa decisão está de acordo com nossa linha, que consiste em apoiar a Ucrânia com todas as nossas capacidades. Agimos de maneira estritamente coordenada e concertada em nível internacional”, disse o chanceler alemão, Olaf Scholz, em um comunicado.

Fonte: R7

Prefeitura de São José do Belmonte divulga Processo Seletivo Simplificado para diversas secretarias

Foram abertas nesta quarta-feira, 25, as inscrições para um Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de São José do Belmonte, que objetiva contratações temporárias de profissionais de níveis fundamental, médio e superior.  Os contratados vão atuar nas secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Agricultura, da Mulher e de Obras. As remunerações vão R$ 1.302 a R$ 4.000.

Leia o edital

As inscrições podem ser feitas desta quarta-feira, 25, até o dia 2 de fevereiro na sede da Secretaria de Administração. Os candidatos precisam apresentar currículo, além de cópias e originais de um documento de identidade com foto e comprovante de residência.

A seleção será feita em etapa única, através da análise curricular, de caráter classificatório. Os contratos terão duração de 12 meses, podendo ser prorrogados, não excedendo o máximo de 24 meses. O cronograma prevê a divulgação do resultado final no dia 9 de fevereiro.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Escola de Proteção Animal abre inscrições para workshop com recursos revertidos para ONG que resgata animais das ruas em Salgueiro

A Escola de Proteção Animal (EPA) abriu inscrições para a formação online “Nossos Laços com os Pets: do Convívio ao Luto”, que trata sobre a questão do luto após a perda de animais de estimação. Interessados em participar podem se inscrever mediante pagamento de R$ 50 e todo o recurso arrecadado será revertido para as ações da ONG Instalata, que resgata animais das ruas em Salgueiro.

O workshop será realizado nos dias 9, 14 e 16 de março, das 18h às 19h30, com transmissão ao vivo pela plataforma Google Meet. As orientações serão compartilhadas pelas psicólogas paulistas Talita Rodrigues e Égle Olivari, abordando experiências sobre o acolhimento de pessoas enlutadas pela morte de um pet. Elas fazem parte de um serviço de apoio psicológico especializado em luto, por meio do qual auxiliam muitos tutores, protetores e cuidadores de animais.

Interessados em participar do workshop podem se inscrever através deste formulário, preenchendo informações básicas como nome, cidade e estado. O comprovante de pagamento deve ser enviado para o WhatsApp (87) 9 8823-0435 (Raquel).

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Campus Salgueiro do IFSertãoPE seleciona bolsistas para projeto de desenvolvimento da agricultura familiar

Desde segunda-feira, 23, o Campus Salgueiro do IFSertãoPE está inscrevendo para seleção de cinco bolsistas que vão atuar no “Projeto Sigma: Solução integrada para irrigação e comercialização de produtos para a agricultura familiar”. Das vagas disponíveis, três são para alunos de cursos de nível médio e duas para os de nível superior, devidamente matriculados no campus, nos cursos de Agropecuária, Informática e Sistemas para Internet.

Os bolsistas deverão cumprir carga horária de 20 horas semanais, no contraturno das aulas, recebendo uma bolsa no valor de R$ 600 para nível médio/técnico e R$ 800 para nível superior. As atividades terão duração de 10 meses e os alunos que não forem selecionados ficarão em cadastro reserva.

As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário até o dia 30 de janeiro. Inicialmente serão selecionados oito alunos, com base na nota do Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE), juntamente com a participação em projetos de pesquisa e extensão. Na segunda fase, o processo seletivo acontecerá por meio de entrevistas individuais de 15 minutos. O não comparecimento acarretará na eliminação do candidato. Mais informações no edital.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Prefeitura de Arcoverde abre inscrições para Concurso de Fantasias do Baile Municipal

Começaram nessa segunda-feira, 23, as inscrições para o Concurso de Fantasias do 15° Baile Municipal de Arcoverde, organizado pelo Comitê Gestor de Eventos da prefeitura.  Quem quiser competir, pode se inscrever no site da prefeitura, clicando no ícone “Carnaval Folia dos Bois”, até 4 de fevereiro.

Segundo a organização do baile, o Concurso de Fantasias objetiva ajudar na promoção, divulgação e incremento da festa, incentivando a participação de foliões fantasiados nos mais variados estilos artísticos, culturais e históricos. O evento está agendado para o dia 4 de fevereiro, a partir das 22h, no Esporte Clube.

Os jurados vão avaliar os competidores nas categorias “Grupo Destaque”, “Casal Destaque”, “Destaque Masculino” e “Destaque Feminino”. Vencedores de cada categoria serão premiados.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Salgueiro empata em 0 a 0 com o Íbis pelo Campeonato Pernambucano

O Salgueiro Atlético Clube não conseguiu marcar, mas também não levou gol em jogo contra o Íbis na tarde dessa terça-feira, 24, no Estádio Gileno de Carli, em Cabo de Santo Agostinho. Com o empate em 0 a 0, o Carcará do Sertão chegou a cinco pontos, ocupando a 6ª posição da tabela, na zona de classificação para o mata-mata. Já o Íbis está na 9ª colocação, quase na zona de rebaixamento.

O jogo

Na primeira etapa da partida, o Íbis dominou a posse de bola e teve mais chances de gols. Não conseguiu por falta de efetividade nas finalizações. No segundo tempo, mesmo com substituições feitas pelo técnico Marcos Tamandaré, o Salgueiro continuou com baixo desempenho no jogo, sem conseguir criar chances de balançar as redes. As melhores oportunidades eram nos contra-ataques. Diante da pressão do Pássaro Preto, o goleiro César Tanaka se destacou, evitando a derrota do Carcará.

Próximo desafio

A equipe do Salgueiro volta a jogar pelo estadual no próximo sábado, 28, encarando o Central de Caruaru no Estádio Cornélio de Barros (Salgueirão), a partir das 20h.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Campeonato de Futebol Amador de Serrita começa nesse sábado

Está agendada para esse sábado, 28, a abertura oficial do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Serrita. A competição conta com a participação de 14 times, que enfrentam em jogos no estádio “O Ferreirão” até a grande final, agendada para o dia 1° de maio, Dia do Trabalhador.

A partida oficial de abertura começa às 16h, num duelo entre os times Pé de Serra EC e JRA Brígida. Antes, o público presente assiste a um pré-jogo, a partir das 15h, entre as escolinhas Revelando Craques, de Serrita, e CW8, de Salgueiro. As partidas serão transmitidas ao vivo no YouTube e Facebook da prefeitura.

Esse ano a prefeitura dobrou o valor da premiação para R$ 10 mil. O time vencedor receberá R$ 6 mil e o segundo colocado embolsa R$ 4 mil. A prefeitura espera aumentar a competividade com essa premiação. Os jogadores campões e vice-campeões ainda vão ganhar troféu e medalha. Na partida final também haverá premiação em dinheiro para o melhor goleiro e o artilheiro do campeonato.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Neoenergia Pernambuco leva projeto “Energia com Cidadania” para Cedro

Clientes da Neoenergia Pernambuco que residem em Cedro podem se beneficiar do projeto “Energia com Cidadania”, com a substituição de lâmpadas usadas por LED. A ação acontece na “Capital do Milho” até essa quinta-feira, das 8h30 às 16h30.

Para ter acesso ao benefício, os moradores devem entregar lâmpadas fluorescentes compactas, incandescentes ou halógenas, com potência a partir de 14 watts. As luminárias LED oferecem melhor iluminação e reduzem significativamente o valor da fatura.

O projeto integra o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia PE, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Lira aumenta em 137% o valor do complemento do auxílio-moradia às vésperas das eleições na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), aumentou em 137% o valor do complemento de reembolso do auxílio-moradia dos parlamentares, às vésperas da eleição para a nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2023/2024, que irá ocorrer no dia 1º de fevereiro.

O valor do complemento, por meio de compensação de cota parlamentar, que atualmente é de R$ 1.747, passou para R$ 4.148,80. Com a decisão publicada no Diário Oficial da Câmara de segunda-feira (23), o valor do benefício de R$ 4.253 pode chegar a R$ 8.401.

O auxílio-moradia é pago para deputados e senadores que não ocupam os imóveis funcionais em Brasília. A Câmara possui 432 imóveis funcionais destinados à residência dos deputados federais em efetivo exercício do mandato, dos quais 345 estão ocupados atualmente.

O valor poderá ser pago ao parlamentar em espécie, sujeito a desconto do imposto de renda na fonte, ou por reembolso de despesa, mediante a apresentação de nota fiscal de serviço de hotel ou contrato de locação e recibo de aluguel, sendo, neste caso, isento de imposto de renda. Na decisão, Lira afirma que o ato busca adequar o valor da Cota Para o Exercício da Atividade Parlamentar aos maiores custos relacionados ao exercício do mandato, que são deslocamento e habitação.

A Mesa Diretora da Câmara é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Entre suas atribuições, também está a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado. Ela é composta pela Presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da Secretaria, formada por quatro secretários e quatro suplentes.

Fonte: Gazeta do Povo

Mais de 1.000 yanomamis foram resgatados para não morrer, diz chefe de Saúde Indígena

O secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba, classificou como alarmante o cenário da saúde pública nas comunidades yanomamis, disse que mais de 1.000 indígenas foram resgatados, e afirmou que há subnotificação de casos de doenças.

“Nós acreditamos que mais de 1.000 indígenas foram nesses últimos dias resgatados do território para não morrer, né? […] Nós acreditamos que há inclusive uma subnotificação muito grande [de doenças]”, afirmou Tabepa nesta terça-feira (24) em Boa Vista (RR).

Região com 30 mil habitantes em Roraima, a terra indígena yanomami vive uma explosão de casos de malária, incidência de verminoses facilmente evitáveis, infecções respiratórias e agravamento da desnutrição, especialmente entre crianças e idosos. O quadro de desassistência em saúde no território é agravado pela permanência de mais de 20 mil garimpeiros invasores na área demarcada.

O secretário de Saúde Indígena participou de uma incursão em três comunidades Yanomami com o apoio da Força Aérea Brasileira e afirmou que as comunidades vivem um cenário de guerra.

“Eu estive no território, quando eu falo em operação de guerra, não é figura de linguagem. [Temos] a todo momento aeronaves pousando e decolando, trazendo e levando pacientes graves”, disse Tapeba, destacando que foram resgatadas crianças com quadro de desnutrição grave e jovens com malária em estado crítico.

Ele afirmou que ainda há regiões da território yanomami que as equipes do governo ainda não conseguiram acessar devido à complexidade logística e questões de segurança, já que parte das comunidades foi invadida pelo garimpo ilegal.

“O garimpo invadiu as aldeias e essas comunidades estão à mercê do crime organizado. Eu não falo garimpeiros, eu falo crime organizado, porque são muitas pessoas armadas coagindo e não se intimidam com a presença da Força Aérea Brasileira”, disse Tapeba.

Ele ainda cobrou a implementação de um plano de retirada do garimpo ilegal da terra indígena, seguindo inclusive uma decisão do Supremo Tribunal Federal que determina a remoção de 20 mil garimpeiros. “O que nós estamos fazendo aqui é um caminho sem volta, que vai finalizar com a remoção dos garimpeiros”, completou.

Fonte: Folha de S. Paulo