Parabéns a todos os trabalhadores de Salgueiro, Pernambuco, Brasil e do mundo
Neste Dia Internacional do Trabalhador, celebrado em quase todos os países do mundo, o Blog Alvinho Patriota parabeniza a todos os trabalhadores de Salgueiro, Pernambuco, Brasil e mundo por não desanimarem diante das dificuldades e matarem um leão por dia para fazer a catraca da economia girar.
Mesmo os 13,4 milhões de trabalhadores desempregados no Brasil, segundo dados do IBGE, merecem parabéns nesta data. Para estes, nós desejamos que muito em breve as coisas melhorem e consigam retornar ao mercado de trabalho.
Cada trabalhador desempenha funções essenciais à sociedade, do gari ao médico, todo trabalho é digno, sem distinção. Dito isso, vamos descansar neste dia que nos foi dedicado e regressar amanhã para mais uma intensa jornada de trabalho. Parabéns trabalhadores.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Servidores públicos municipais de Mirandiba fazem ato em comemoração ao Dia do Trabalhador
Os servidores públicos municipais de Mirandiba realizam na manhã desta quarta-feira, 1, a partir das 9h, um ato público em comemoração ao Dia do Trabalhador. A concentração será em frente ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mirandiba. “Vista-se de preto. Traga sua família. Venha se unir aos servidores municipais na luta pela moralização das políticas públicas”, convidam.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Gonzaga Patriota discursa na Câmara dos Deputados por permanência da Agência da Receita Federal em Salgueiro
Em discurso na Câmara dos Deputados na tarde dessa terça-feira, 30, o deputado federal Gonzaga Patriota parabenizou Salgueiro pelos 155 anos de emancipação política e pediu que a Agência da Receita Federal da cidade não seja desativada. A solicitação foi direcionada ao ministro da Fazenda, Paulo Guedes, e outros órgãos responsáveis pela Receita Federal.
“Quero parabenizar minha querida Salgueiro que hoje completa 155 anos de história. Quero também fazer um apelo em nome do povo de Salgueiro, ao ministro da Fazenda, Paulo Guedes, ao secretário da Receita Federal e ao Comitê de Governança Institucional da Receita Federal do Brasil, para manterem a Agência da Receita Federal de Salgueiro ou, transformá-la, pelo menos, em Posto da Receita Federal e não extingui-la”, requereu.
“No caso de fechamento da Agência da Receita Federal de Salgueiro, que atende o contador que tem entendimentos e, apesar dos serviços on-line, alguns de solução presencial, qual é a Agência que vai atender? Serra Talhada? Ou Salgueiro vai ficar subordinado à Ouricuri? 100 quilômetros de distância, cada uma dessas cidades e, o usuário da zona rural? Totalmente leigo, com dificuldade em resolver questões relacionadas ao CPF e ITR, dentre outros, vai ter que se deslocar para esses municípios distantes?”, questionou.
Segundo informações de associações de funcionários da Receita Federal, o Comitê de Governança Institucional – CGI da Receita Federal deliberou uma nova reestruturação do órgão, determinando que delegacias com até 100 servidores sejam transformadas em agências e agências com até cinco servidores sejam extintas ou transformadas em postos de atendimentos. A diretoria do órgão no Nordeste pretende desativar a agência de Salgueiro.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Homem de 34 anos é assassinado a tiros no bairro Cohab, em Salgueiro
Aconteceu um homicídio por volta das 20h40 dessa terça-feira, 30, na Rua 9 do bairro Cohab, em Salgueiro. Um homem identificado como Joque Fernando Horas, 34 anos, foi assassinado por dois indivíduos que estavam trafegando em uma moto. Testemunhas não conseguiram anotar as características do veículo.
A Polícia Militar foi chamada, mas ao chegar ao local constatou que Fernando já estava morto. Os PMs isolaram a cena do crime e aguardaram a chegada dos agentes do Instituto de Criminalística (IC) e do IML. Os autores do crime não foram presos até o momento.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
PSOL realiza uma roda de conversa com novos filiados em Ouricuri
Nesta quarta-feira, 1ᵒ de maio, o presidente do PSOL em Pernambuco, Severino Alves, participa de uma plenária com filiados, simpatizantes e novos membros em Ouricuri. O encontro ocorre a partir das 13h30, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).
“A nossa ideia é formar uma base mais sólida do partido no Sertão pernambucano, com calendário de atividades e discussões aprofundadas sobre os problemas da região. Teremos também a participarão de pessoas de cidades vizinhas, como Granito”, ressalta Alves.
Antes da roda de conversa, as codeputadas ‘Juntas’ conduzirão uma atividade unificada do Dia do Trabalhador, com debates sobre a Reforma da Previdência, os precatórios do Fundef e o papel do político na construção social.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Deputado estadual sugere Mutirão dos Superendividados em São José do Belmonte e Serra Talhada
O deputado estadual Rogério Leão (PR) apresentou recentemente uma Indicação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), sugerindo a realização de um “Mutirão dos Superendividados” nos municípios de São José do Belmonte e Serra Talhada. A proposta foi enviada ao governador Paulo Câmara e, de forma extensiva, ao secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, e ao Diretor Geral do Procon, Fernando Marcondes.
Por meio do Mutirão, afirma o deputado, as pessoas muito endividadas poderão renegociar suas dívidas em parceria com o Procon. Serão oferecidas melhores condições de parcelamento e redução de juros aos devedores da Compesa, Celpe, bancos, empresas de telecomunicações, entre outras empresas.
“Seria de extrema importância regionalizar e interiorizar o Mutirão, montando centrais no interior do estado. Nesse âmbito, ante a relevância do serviço, temos plena convicção de que a viabilização de um Mutirão nos municípios de São José do Belmonte e Serra Talhada seria extremamente vantajosa para a população e para as empresas”, destaca o parlamentar.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Ministro da Educação anuncia punição a universidades por conta de manifestações políticas
O ministro da Educação, Abraham Weintrab, determinou o corte de recursos da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) por terem permitido que ocorressem atos políticos – classificados por ele como “balbúrdia” – em seus campi, informa o jornal O Estado de São Paulo dessa terça-feira (30). “Universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas”, disse Weintrab. Os cortes chegariam a 30% das despesas discricionárias.
Segundo Weintraub, universidades têm permitido que aconteçam em suas instalações eventos políticos, manifestações partidárias ou festas inadequadas ao ambiente universitário. “A universidade deve estar com sobra de dinheiro para fazer bagunça e evento ridículo”, disse. Ele deu exemplos do que considera bagunça: “Sem-terra dentro do campus, gente pelada dentro do campus”.
Em 2018, a UFF foi palco de um rumoroso “ato contra o fascismo”, na reta final da eleição presidencial. Já a UnB foi palco recentemente de debates com Fernando Haddad (PT) e Guilherme Boulos (PSOL).
De acordo com o MEC, as três universidades tiveram 30% das suas dotações orçamentárias anuais bloqueadas, medida que entrou em vigor na semana passada. Os cortes atingem as chamadas despesas discricionárias, destinadas a custear gastos como água, luz, limpeza, bolsas de auxílio a estudantes, entre outros.
Em 29 de março, o governo federal publicou o decreto 9.741, que determinou o corte de R$ 5,839 bilhões nas verbas de custeio e investimento das universidades públicas brasileiras. O valor é cerca de 25% do total dos recursos previstos para 2019 que não são destinados para o pagamento de pessoal.
Questionado se essa forma de escolha caracteriza, na prática, uma “lei da mordaça” nas universidades, ferindo a liberdade de expressão de alunos e professores, ele afirmou que todos “têm logicamente o direito de se expressar”, desde que o desempenho acadêmico esteja bom. “Só tomaremos medidas dentro da lei. Posso cortar e, infelizmente, preciso cortar de algum lugar”, afirmou. “Para cantar de galo, tem de ter vida perfeita.”
Fonte: Fórum
Líder da oposição venezuelana está na embaixada do Chile em Caracas
Poucas horas após deixar sua casa, onde cumpria prisão domiciliar desde fevereiro de 2014, para se juntar às manifestações contra o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro, o líder oposicionista venezuelano Leopoldo López se abrigou na embaixada do Chile, em Caracas.
Segundo o ministro das Relações Exteriores do Chile, Roberto Ampuero, López, sua esposa, Lilian Tintori, e a filha do casal estão na embaixada chilena na condição de “hóspedes”. Em mensagem postada no Twitter, Ampuero não diz se López pediu asilo ou refúgio, mas reafirma o que classifica como o compromisso do Chile com “os democratas venezuelanos”.
A informação de que López buscou abrigo na embaixada tinha sido divulgada poucos instantes antes, pelo embaixador da Venezuela na ONU, Samuel Moncada. Em pronunciamento a jornalistas, Moncada revelou que o líder oposicionista venezuelano se encontrava na embaixada chilena, o que, segundo ele, é um indício do fracasso da tentativa da oposição de tomar o poder do presidente Nicolás Maduro. A embaixada fica a menos de dez quilômetros de distância do Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano.
Mais cedo, milhares de venezuelanos contrários e favoráveis a Maduro tomaram as ruas da capital, Caracas, e de outras cidades venezuelanas, desde a manhã de hoje (30). De um lado, eles responderam às convocações do presidente eleito Nicolás Maduro. De outro, o chamado do presidente da Assembleia Nacional, o deputado venezuelano e autodeclarado presidente interino Juan Guaidó, que travam, nas redes sociais, uma disputa de narrativas.
Enquanto Guaidó afirmou ter obtido o apoio de oficiais das Forças Armadas para tirar Maduro do poder e conclamou a população a sair às ruas para se manifestar contra o governo e livrar o país do que classifica como “a usurpação” do poder pelo grupo do líder chavista, Maduro e seus principais ministros garantem que a maioria dos oficiais das Forças Armadas continuam fiéis ao governo, “protegendo a Constituição” do que classificam como uma tentativa de golpe de Estado.
Fonte: Agência Brasil
Beth Carvalho, a Madrinha do Samba, morre no Rio aos 72 anos
A cantora e compositora Beth Carvalho, conhecida como a Madrinha do Samba e um dos maiores nomes da história do gênero, morreu no Rio, nesta terça-feira (30), aos 72 anos. Ela estava internada no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul da cidade, desde o início de 2019. A causa da morte foi infecção generalizada, informou o hospital, em comunicado.
Em nota, o empresário da artista, Afonso Carvalho, disse que ela morreu às 17h33 desta terça “cercada de amor por seus familiares e amigos”. O velório está marcado para começar às 10h desta quarta-feira (dia 1º), no salão nobre do Botafogo, time para o qual Beth torcia. Às 16h, o cortejo, com carro do Corpo de Bombeiros, deve partir para o Crematório do Caju.
Com mais de 50 anos de carreira, dezenas de discos gravados e sucessos como “Andança” e “Coisinha do pai”, Beth Carvalho era considerada madrinha de artistas como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Jorge Aragão – daí o apelido.
Fonte: G1
Maia diz que cabe ao Congresso, e não a Bolsonaro, autorizar guerra
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta terça-feira que cabe ao Congresso Nacional autorizar a declaração de guerra a outro país. Pelo Twitter, Maia respondeu ao presidente da República, Jair Bolsonaro , que havia escrito na mesma rede social que “qualquer hipótese” sobre o papel do Brasil diante da crise na Venezuela “será decidida EXCLUSIVAMENTE pelo Presidente da República, ouvindo o Conselho de Defesa Nacional”.
De Madri, onde fez uma parada antes de ir para uma missão oficial ao Líbano e Azerbaijão, Maia relembrou a atribuição do Congresso:
“Em relação ao tuíte do presidente Jair Bolsonaro sobre a situação da Venezuela, é importante lembrar que os artigos. 49, II c/c art. 84, XIX; c/c art. 137, II da Constituição Federal precisam ser respeitados. E eles determinam que é competência exclusiva do Congresso Nacional autorizar uma declaração de guerra pelo presidente da República”, escreveu Maia.
Fonte: O Globo