Veja opiniões dos candidatos sobre primeiro dia do Enem 2013

Neste sábado (26) foi dia de provas de ciências humanas e ciências da natureza. Veja opiniões de candidatos em todo o Brasil.

‘Muito texto’
Candidato da Paraíba, Jonathan Ulisses, de 20 anos, achou a prova cansativa. “Muita questão, muito texto, muita coisa”, relatou o jovem. Jonathan considerou as questões de geografia as mais difíceis. “Caiu muita coisa sobre a África. Eu não esperava”, comentou. Apesar da dificuldade com a prova de ciências humanas, o rapaz, que vai tentar uma vaga para o curso de Administração, achou que foi bem na de ciências da natureza: química foi a melhor matéria. Esse é o segundo Enem de Jonatha, que se preparou fazendo cursinho em paralelo ao trabalho.

‘Quem estudou não teve dificuldade’
De Rondônia, o funcionário público Luís Silva Pinto, de 52 anos, não encontrou dificuldade no primeiro dia de prova. “Foi tranquila. Mediana. Quem estudou um pouco não encontrou dificuldade”, ressaltou. Portador de necessidades especiais, ele conta que não teve complicações no acesso ao local da prova. “Em minha sala havia mais sete com deficiência, mas não vi problemas”, acrescenta. Luís faz o Enem para cursar serviço social.

‘Dificuldade em exatas’
De Sergipe, a aposentada Osmária Almeida de Freitas, 67 anos, é graduada em letras francês e bacharel em direito, está estudando o primeiro período de letras espanhol na UFS e tenta vaga no mesmo curso pela manhã.

“Senti um pouco de dificuldade em exatas, principalmente em química. Sempre estudei e li muito, agora estou com tempo livre e intensifiquei para me preparar e manter a lucidez”, revela.

Expectativa para domingo
De Goiânia, Kamila de Souza Brito, 17 anos, diz que as questões de química foram as mais difíceis. Ela acha que se saiu bem, mas a expectativa é em relação à redação, no domingo (27), quando o exame termina. “No ano passado, eu tirei uma nota muito menor do que esperava. Desta vez, estudei muito para conseguir uma média melhor. Acho que escrever bem será fundamental para qualquer profissão que eu escolher”.

‘Bateram em química orgânica’
De São Paulo, Giovanna Rocha, de 18 anos, considerou a prova cansativa e muito repetitiva. “Bateram muito em química orgânica. Não acho que estava muito complicado mas vamos ver o resultado”, disse. Ela deixou a sala logo depois das 15h. “Fico angustiada dentro da sala, está muito quente”.

‘Prova foi fácil’
De Alagoas, Lívia Chaves, de 21 anos, foi uma das primeiras a deixar o local de provas, no bairro do Farol. Lívia fez o Enem para tentar uma vaga no plano do governo federal ‘Ciência sem Fronteiras’. Ela disse que, apesar de cansativo, a prova foi fácil. “Me formo em fevereiro de 2014 no curso de Agronomia, mas quero fazer intercâmbio e sei que com o Enem posso realizar esse sonho. Não tenho preocupação com vestibular”, diz a estudante.

Fonte: Globo.com

Afogados terá desfalques para enfrentar o Sertânia nesse domingo na Copa do Interior

As seleções de Afogados da Ingazeira e Sertânia se enfrentam nesse domingo pela fase de mata-mata da Copa do Interior. Afogados pisará no gramado do Estádio Odilon Ferreira, às 15h, com o objetivo de defender sua invencibilidade no jogo de ida da competição.

Para a partida o técnico Cebolinha não poderá contar com as habilidades do lateral-direito Rafinha e do atacante, artilheiro, Francimar, que vão cumprir suspensão automática e desfalcam a seleção afogadense.

Nessa sexta-feira o time de Afogados da Ingazeira treinou no Estádio Vianão e a delegação viaja amanhã pela manhã para a cidade de Sertânia.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Mulheres desafiam neste sábado proibição de dirigir na Arábia Saudita

Mulheres sauditas tomaram o volante neste sábado (26), como parte de uma campanha de reivindicação, no único país do mundo onde elas são proibidas de dirigir um veículo.

Inicialmente, as militantes quiseram tornar o dia 26 de outubro uma data simbólica, mas renunciaram a isso após sofrerem fortes pressões do governo.

“Uma mulher que tomou o volante em Riad e outra em Jidá (oeste) publicaram vídeos” na conta do Twitter da campanha  @oct26driving, declarou à agência AFP a ativista e blogueira Eman Al Nafjan.

As organizadoras da campanha pediram na sexta-feira (25) às mulheres que se abstenham de desafiar as autoridades este sábado, após receberem ligações do Ministério do Interior, pedindo que não tomassem o volante.

O porta-voz do ministério lembrou na quinta-feira que as mulheres estão proibidas de dirigir no reino e advertiu que se aplicaria a lei “a quem a transgrida”, em um país regido por uma versão ultraconservadora do Islã sunita, o wahabismo.

Na sexta-feira, o porta-voz advertiu também que aqueles que apoiarem a campanha nas redes sociais se expõem a uma pena de até cinco anos de prisão.

Até mesmo o imã da Grande Mesquita de Meca, xeque Usama al Jayat, interveio na polêmica, ao lançar nesta sexta-feira em seu sermão uma advertência contra “os slogans que contêm reivindicações suscetíveis de ameaçar a paz social”.

“Por precaução e respeito às advertências do Ministério do Interior e para evitar que a campanha seja aproveitada por outros grupos, pedimos às mulheres que não dirijam amanhã (sábado) e transformem a iniciativa de 26 de outubro em uma campanha aberta pelo direito das mulheres a dirigir”, declarou à AFP uma ativista, Najla Al Hariri.

“A data era meramente simbólica. As mulheres começaram a dirigir antes de 26 de outubro e continuarão fazendo depois deste dia”, declarou a blogueira Eman Nafjan.

A campanha tinha sido lançada nas redes sociais. Mais de 16 mil pessoas firmaram na internet uma petição pelo direito das mulheres a dirigir, no site oct26driving.com, até que esta foi bloqueada há duas semanas.

As organizadoras da campanha destacaram desde o começo que não estão convocando nenhuma manifestação e que o que pedem é que as mulheres tomem o volante individualmente.

Seu objetivo é evitar o ocorrido em 1990, quando um grupo de mulheres fez uma carreata em Riad e foi detido.

Fonte: G1

Coordenadoria da Juventude promove projeto Espaço Jovem em Salgueiro

Vai ser realizado nesse domingo (27) na Praça da Bomba, em Salgueiro, o projeto Espaço Jovem, da Coordenadoria da Juventude. A ação começa às 19h e contará com apresentações das bandas Black-Out e 48 Graus, além de Bike Trial e dos grupos de hip hop e dança Step Crew e Estilo Black.

O objetivo da iniciativa é tornar os espaços públicos dinâmicos, transformando-os em áreas de lazer e cultura para o público juvenil. Também serão realizadas palestras, com o intuito é contribuir com a formação cidadã. Ainda haverá bate papo sobre prevenção e uso de drogas com a equipe do Nuprev.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Ministério da Integração Nacional reunião moradores de comunidades quilombolas em Salgueiro

Na última quinta-feira (24) o Ministério da Integração Nacional promoveu em Salgueiro o seminário “Comunidades quilombolas e o Projeto São Francisco: construindo soluções e apontando caminhos”. O evento faz parte do Programa de Desenvolvimento das Comunidades Quilombolas, um dos 38 programas ambientais do Projeto de Integração do Rio São Francisco, cujo objetivo é apoiar o processo de reconhecimento e territorialização, promover melhorias na qualidade de vida e fortalecer o desenvolvimento dos processos produtivos das 12 comunidades assistidas pelo programa.

Participaram do evento cerca de 190 pessoas, entre representantes de associações e comitês locais das comunidades quilombolas localizadas nos municípios de Cabrobó, Mirandiba e Salgueiro. O seminário marcou o encerramento do Programa Integrado de Capacitações, organizado nas comunidades quilombolas, buscando promover um processo de formação continuada e contribuindo para autonomia e organização socioeconômica e ambiental das comunidades.

No decorrer das capacitações foram desenvolvidas atividades como oficinas temáticas nas áreas de organização social, incentivo ao empreendedorismo e busca de parceria, além de ações produtivas de agricultura orgânica e agroflorestal; criação de animais de pequeno e médio porte, apicultura, gestão integrada de resíduos sólidos e beneficiamento de frutas.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Instrutores do GPREV/7ª CIPM participam da 1ª Semana de Prevenção as Drogas em Santa Maria da Boa Vista

instrutoresgprev

Os instrutores do GPREV da 7ª CIPM, soldados Júlio César e Vitório Lopes de Souza, ministraram na noite de quinta-feira (24), no horário das 19h30 às 21h, uma palestra na Escola Estadual Judith Gomes, no centro de Santa Maria da Boa Vista. A palestra foi ministrada a pedido do presidente da Fundação Asa Branca, Paulo Jericó.

A palestra faz parte da programação da “1ª Semana de Prevenção às Drogas”, realizada pela Fundação Asa Branca, com apoio da 7ª CIPM, rádios locais e demais órgãos da Rede de Proteção Social.

Na ocasião foram debatidos os malefícios das drogas no corpo humano, tendo sido abordado o tema “Drogas: O que fazer?”, direcionado as pais, alunos e professores da comunidade. No evento estiveram presentes cerca de 350 pessoas.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Evento comemora 104 anos do Departamento Nacional de Obras contras as Secas

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, destacou, nesta sexta-feira (25), o papel no fomento do desenvolvimento que instituições federais, como o Departamento Nacional de Obras contras as Secas (Dnocs), têm no Nordeste. A declaração ocorreu no evento em comemoração aos 104 anos do órgão. Em seu discurso, o ministro citou pioneiros no estudo do semiárido, como pesquisadores de hidrologia e agronomia, que passaram a compreender a região.

Primeiro órgão federal criado para estudar as peculiaridades do Nordeste, o Departamento nasceu em 1909. Francisco Teixeira lembrou que sua criação gerou ‘efeitos colaterais’, destacando a produção acadêmica em cursos da Universidade Federal do Ceará (UFCE). Hoje, a Universidade possui um dos melhores centros de estudos em recursos hídricos do Brasil, competindo com cursos do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. “O Ceará conta com excelentes professores que foram alunos de grandes engenheiros do Dnocs”, enfatizou o ministro.

A cerimônia ocorreu em Fortaleza, onde está a sede do Departamento, e contou com a participação do vice-governador, senadores, deputados federais e outras autoridades. Ao saudar os colaboradores do Dnocs, o diretor-presidente do órgão, Emerson Daniel, ressaltou o papel da mais antiga agência. “Quero externar meu agradecimento a todos os profissionais que trabalham com afinco. O Dnocs tem sido responsável por obras fundamentais”, pontuou.

A instituição, que trata da captação, do desenvolvimento e do gerenciamento de recursos hídricos, passa por um momento de reestruturação. Francisco Teixeira aproveitou a ocasião para registrar seu apoio aos técnicos e funcionários do órgão. Segundo ele, o momento coincide com a chegada de recursos para a infraestrutura hídrica da região, em um volume que nunca ocorreu em outro momento. “No PAC 1, os projetos de infraestrutura hídrica da região receberam R$ 7 bilhões. No PAC 2, nós temos R$ 25 bilhões”, informou.

Além de ser o gestor desses recursos, o Dnocs é o responsável pela construção das barragens, instalação dos poços e implantação de projetos de irrigação, centro de pesquisas, estações de piscicultura e sistemas de abastecimento de água. Na visão do ministro, o papel que o órgão federal tem pela frente será maior ainda, se alcançado o desenvolvimento previsto.

A capilaridade do órgão foi destacada pela engenheira Zita Timbó, que representou os servidores. “Temos forte atuação nos sertões do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Alagoas, Sergipe e Minas Gerais”, disse. “São mais de 320 açudes, 38 projetos de irrigação, quatro adutoras com uma extensão total superior a 1.700 quilômetros, 28 mil poços implantados, 14 estações de piscicultura e mais 4.800 cisternas implantadas”, acrescentou a engenheira. (Da assessoria de comunicação)

Candidatos publicam na web fotos da prova e do cartão-resposta do Enem

Mesmo com o alerta do Ministério da Educação de que eliminaria quem postasse fotos ou mensagens em redes sociais no local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alguns candidatos desrespeitaram a determinação e podem ser suspensos do exame.

“Boa sorte pra mim e para quem vai fazer #enem #sorte”, escreveu uma candidata na legenda de uma foto do cartão de prova publicada em sua página no Instagram.

As fotos dos cartões de respostas e dos sacos contendo as provas foram publicadas minutos após o fechamento dos portões. Em algumas delas é possível ler o nome completo e dados pessoais dos candidatos, como o RG e o CPF.

Aloizio Mercadante alertou que o governo federal monitoraria as redes sociais e que todos os estudantes flagrados usando o celular dentro da sala seria eliminado. “Não tentem postar imagem no início do exame, porque você vai ser identificado, acredite nisso”, disse Mercadante

No ano passado, 65 candidatos foram eliminados por publicar imagens do caderno de provas e cartão de resposta. “É uma razão republicana, de preservar o exame. Não queremos espionar a vida de ninguém. Só queremos que o exame seja feito nas mesmas condições por todos e o sigilo do exame é importante para dar segurança e as mesmas condições aos participantes”.

Fonte: Correio 24 Horas

Dilma intensifica neste ano entrevistas a emissoras de rádio

A presidente Dilma Rousseff intensificou neste ano as entrevistas a emissoras de rádio, segundo dados do site oficial da Presidência da República confirmados pela assessoria do Palácio do Planalto.

Em 2011, Dilma concedeu entrevistas a emissoras de dez estados (uma das entrevistas foi dada simultaneamente a duas rádios de estados diferentes – Bahia e Pernambuco). Em 2012, ela falou uma única vez no rádio, a uma emissora de Caxias do Sul (RS). Em 2013, são 21 entrevistas a emissoras de dez estados.

O estado mais contemplado neste ano foi Minas Gerais, cujas rádios já ouviram Dilma seis vezes neste ano. Em segundo lugar, aparecem emissoras de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul (três vezes cada).

Segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência da República (SIP), as rádios são escolhidas, “sempre que possível”, de acordo com critérios de audiência e  abrangência.

Fonte: G1

Polícia Militar recupera moto furtada em Araripina

A Polícia Militar recuperou na última quinta-feira (24), no sítio Lagoinhas, zona rural de Araripina, uma moto que havia sido furtada. Os policiais chegaram ao local através de denúncia anônima por telefone.

O policiamento se deslocou ao sítio e encontrou o jovem José Nilton Araújo da Silva, de aproximadamente 18 anos, em poder da moto Honda CG 125, de cor vermelha, sem placa. Ele foi conduzido para a delegacia juntamente com a moto, para as providências cabíveis.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Dilma com 37%, Aécio 18% e Campos 10%

Os tucanos viram com otimismo o último levantamento encomendado pelo partido ao Instituto Sensus. A mostra apontou o presidenciável do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), com oito pontos à frente do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. De acordo com nota publicada na coluna Painel, da Folha de S.Paulo, a avaliação dos membros da legenda, após a mostra, é de que o crescimento de Campos depois da aliança com a ex-senadora Marina Silva, que entrou para o PSB, tem caído.

Ondas – Tucanos acreditam que a disparada de Campos nas pesquisas após sua aliança com Marina Silva refluiu. Levantamento do instituto Sensus encomendado pelo PSDB mostra o pessebista com 10% e Aécio com 18%. Dilma tem 37%.

De acordo com o último levantamento do Ibope, a diferença entre os dois pré-candidatos é de apenas quatro pontos: Aécio tem 14% das intenções de voto e Campos, 10%. No Datafolha divulgado no dia 12 de outubro, apesar de os dois terem percentuais mais altos, a distância também era maior: seis pontos. Aécio tinha 21% e Campos, 15%.

Fonte: Jornal Luzilândia

Blog do Finfa comemora primeiro ano de atividade em Afogados da Ingazeira

Uma grande festa marcou nessa sexta-feira (25) o primeiro ano de atividade do Blog do Finfa, um dos mais acessados do Sertão do Pajeú. Sempre prezando pelas parcerias, Finfa nos convidou para a comemoração. Estiveram presentes radialistas como Wellington Rocha, Celso Brandão, Michelli Martins e Marcos Oliveira; blogueiros como Magno Martins, Flávio Marques, Roberto Murilo, Ítalo Juan e Evandro Lira, entre outros.

A festa também contou com a presença dos prefeitos José Patriota (Afogados da Ingazeira), Francisco Dessoles (Iguaraci), José Mário Cassiano (Carnaíba), Luiz Carlos e Guga Lins (Sertânia), além do vice-prefeito de Flores, Chico dos Correios. O secretário estadual de Agricultura, Aldo Santos, a juíza Ana Gomes, o promotor Lúcio Luiz, além de advogados e empresários. Animaram a festa os artistas Maciel Melo e Chico Arruda.

 Da redação do Blog Alvinho Patriota

Enem: Esquema de segurança inclui 23 mil pessoas

o-que-caira-na-prova-do-novo-enemCerca de 23 mil pessoas farão parte do forte esquema de segurança para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado, 26, e domingo, 27. As Forças Armadas, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária, além de policiais militares e civis dos Estados, fazem parte do exército para garantir o sucesso nos 15.576 locais do exame.

Todas as 7,1 milhões de provas do País foram impressas em uma gráfica de segurança máxima em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, cujo endereço não é divulgado. Sob escolta de 4 mil PMs, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública paulista, o material foi levado ao Exército e depois ao Aeroporto de Guarulhos, de onde foi distribuído para todos os Estados. Para transportar as provas – que juntas pesam 1.530 toneladas – trabalharam 12 mil funcionários dos Correios.

Nos Estados, os malotes ficaram armazenados em galpões do Exército e foram distribuídos com o acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal e das secretarias de segurança pública locais. A Marinha e a Força Aérea Brasileira estão encarregadas do transporte dos malotes e aplicadores do Enem a 55 locais de difícil acesso no Acre, Amapá, Amazonas e Pará.

Os lacres eletrônicos nos malotes de prova reforçam o sistema de sigilo do Enem. Em 2012, foram usados 10 mil lacres eletrônicos e nenhum apresentou defeito. Neste ano, todos os malotes usarão o lacre.

Após fraudes que envolveram o Enem, a segurança se tornou um dos principais desafios do Ministério da Educação. Em 2009, o exame foi cancelado quando o Estado avisou à pasta sobre o furto de material da gráfica. Em 2011, 14 itens do Enem vazaram em pré-teste aplicado em um colégio de Fortaleza.

Os portões abrem às 12h (horário de Brasília) e fecham às 13h, horário de início da prova. Mais de 7,1 milhões de pessoas estão inscritas para o teste, que será realizado em 1.661 municípios do País. Para realizar a prova, é necessário apresentar documento de identificação com foto e os participantes devem utilizar caneta esferográfica de tinta preta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fiepe leva para Petrolina consultor internacional que usa ilusionismo para falar de marketing

Pesquisa feita pela Universidade Havard indicou que as empresas podem aumentar em 100% seus lucros se conseguirem reter 5% de seus clientes por ano. Para ajudar as indústrias a melhorar desempenho no mercado, a FIEPE leva para Petrolina no próximo dia 29 um dos mais reconhecidos especialistas em marketing do país, Carlos Hilsdorf, que irá falar sobre como conquistar, manter e fidelizar clientes.

Nas suas palestras, Hilsdorf prende a atenção da plateia com truques de ilusionismo utilizando cartas de baralho e faz sumir objetos, visando passar uma mensagem objetiva.

O evento integra o projeto FIEPE Avança, lançado em Recife no mês de abril, ofertando às empresas locais, em especial às instaladas no interior do Estado, um novo portfólio de serviços voltados para o aumento da competitividade local. A ação contará com palestras, workshops, seminários, atividades de consultoria, assessoria, projetos de eficiência energética, de promoção comercial, pesquisa de mercado, entre outras.

De acordo com o Gerente de Desenvolvimento Empresarial da FIEPE, Cynara Melo, o desenvolvimento sustentável de Pernambuco exige ações estratégicas e a elevação da competitividade industrial deve ser prioridade, por isso a entidade atua de modo direcionado na oferta de serviços que venham atender as demandas do setor industrial do estado.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Governo aprova seis projetos de saneamento da Compesa

compesa-300x2101Seis projetos de saneamento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no valor de R$ 470 milhões, foram incluídos na quarta seleção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que foi anunciada pelo Ministério das Cidades na quarta-feira (23). O Governo Federal aprovou quatro projetos de esgotamento sanitário e dois de abastecimento de água em Pernambuco, beneficiando as cidades de Arcoverde, Serra Talhada, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Timbaúba e Garanhuns.

Arcoverde foi contemplada com um projeto de abastecimento de água e outro de esgoto. Na obra de esgotamento sanitário serão implantados 230 quilômetros de novas redes, complementando a primeira parte que está em desenvolvimento. Após a conclusão das duas etapas a área urbana de Arcoverde será totalmente coberta pela coleta e tratamento de esgoto.

O projeto de abastecimento prevê o isolamento da rede de distribuição nos bairros e a instalação de equipamentos de medição de vazão. Somando com a substituição de nove quilômetros de tubulações, a Compesa vai elevar a confiabilidade operacional do sistema, eliminando o racionamento de água. A obra orçada em R$ 24 milhões vai beneficiar cerca de 94 mil pessoas.

Na cidade de Serra Talhada aproximadamente 80 mil pessoas vai se beneficiar com a implantação de 125 quilômetros de tubulações de esgoto e construção de uma estação de tratamento. Os serviços vão elevar para 100% a coleta e o tratamento de esgoto na cidade. O serviço custará R$ 88 milhões.

Da redação do Blog Alvinho Patriota