Dilma afirma que é preciso discutir recursos do FPM

A presidente Dilma Rousseff disse hoje (16) que é preciso discutir uma reforma tributária abrangendo a distribuição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Em entrevista nesta manhã a rádios da Bahia, onde entregou ontem (15) unidades do Minha Casa, Minha Vida e anunciou investimentos em mobilidade urbana, Dilma disse que, mesmo com as desonerações federais, o FPM cresceu em 2013, ao contrário do que vários prefeitos disseram.

Além disso, ela afirmou que uma das desonerações que mais afetam os municípios é a do ICMS, imposto estadual, e responsável pela chamada guerra fiscal.

“Acho que tem que discutir o FPM, sim, e acho que tem que discutir o Fundo de Participação dos Estados e tem que discutir a guerra fiscal. Tudo isso tem de fazer parte de uma discussão que o Brasil tem de fazer para melhorar a repartição entre os órgãos federados, o que é muito importante”, disse Dilma. “A atração de empresas para os estados tem sido feita à base de desoneração, o que afeta os municípios, dando origem ao que se chamou de guerra fiscal. Daí porque é importante discutir uma reforma tributária”, completou.

A presidente disse que o FPM cresceu 7,5% de janeiro a setembro de 2013, na comparação com o mesmo período do ano passado, o que representa 1,5% de aumento líquido, descontada a inflação.

Segundo ela, a política de desoneração do governo federal tem o objetivo de estimular a economia, o que acaba retornando em arrecadação pública, e que não faz sentido o pleito pelo aumento do fundo ser direcionado apenas ao governo federal.

Fonte: Agência Brasil

Eduardo Campos: “não vamos fazer do debate do Brasil um ringue”

Na apresentação da cúpula da Rede feita nesta quarta-feira pela ex-senadora Marina Silva durante reunião do Diretório Nacional do PSB, o governador e presidente do PSB, Eduardo Campos, comentou o aumento do tom dos adversários e avisou que ele e Marina não vão partir para o desrespeito e agressão. “Se depender de nós, não vamos fazer do debate do Brasil um ringue. Esse não é nosso jeito de fazer política”, reagiu.

Campos alertou para a tentativa dos adversários de insuflar a disputa dos dois pela cabeça de chapa na eleição de 2014. “Vão tentar colocar cascas de banana e tentar nos intrigar”, alertou.

Marina, em sua fala, reconheceu que há desafios a serem superados para que a coligação Rede/PSB prospere, mas que chegaram a conclusão que há menos problemas do que o alardeado. “Estou sentindo um ambiente de muita esperança no Brasil com o anúncio da coligação da Rede com o PSB. Mas temos desafios grandes a superar. Um deles é ficar permanentemente coerentes com o que estamos falando”, discursou Marina Silva na reunião da qual participaram, além do senador Pedro Simon (PMDB-RS), o deputado Miro Teixeira (PROS-RJ), governadores e prefeitos do PSB.

Internamente, os socialistas estão comemorando o fato da presidente Dilma Rousseff estar polarizando o embate com os dois candidatos, e não com o tucano Aécio Neves (MG). Dizem que Dilma “mordeu a isca”. “Polarizar com Marina é um erro tático de Dilma. Nossa expectativa era que, sob orientação de João Santana, ela polarizasse com Aécio. Mas esse tipo de polarização conosco nos fortalece”, avaliou o deputado Alfredo Sirkis (PSB-RJ), ao falar da tentativa de polarizar com Marina para isolar Eduardo Campos.

Na reunião, Marina voltou a falar que Dilma errou ao antecipar a campanha presidencial, e, por isso, está sendo chantageada por sua própria base. Na reunião, decidiram que o PSB e Rede vão tentar atuar no Congresso contra o que chamaram de chantagem da base nas votações de interesse do Brasil.

Fonte: Agência O Globo

Seleção de São José do Belmonte vence Serra Talhada e se classifica para a segunda fase da Copa TV Asa Branca

A seleção de futsal de São José do Belmonte venceu mais uma vez a seleção de Serra Talhada e arrematou a classificação para a segunda fase da Copa TV Asa Branca. O time da terra da Pedra do Reino conseguiu a vitória na casa do adversário e segue firme na disputa.

A seleção belmontense dominou a equipe da Capital do Xaxado durante grande parte do jogo e acabou vencendo por 3 a 1. O resultado rendeu a classificação em primeiro lugar no grupo 4 da Copa. Agora o time aguarda o desfecho do jogo entre Águas Belas e Ibimirim, para conhecer o adversário da próxima fase.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Escolas estaduais de Pernambuco terão policiamento

A Polícia Militar vai atuar dentro de 140 escolas da rede estadual de ensino de Pernambuco. A ação faz parte do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES), que atende a Patrulha Escolar. Objetivo é proporcionar mais segurança para professores e alunos, além da realização de palestras e combate ao tráfico de drogas dentro das escolas. Segundo a Secretaria de Defesa Social, os policiais atuarão das 6h30 às 14h30 em escolas com até mil estudantes e das 6h30 às 22h30 nas escolas com mais de mil alunos.

Para o secretário-executivo da SDS, Alessandro Carvalho, a iniciativa levará mais segurança para as unidades escolares, ajudando no combate aos traficantes. Os policiais vão fazer esse serviço quando estiverem de folga, como voluntários. A SDS não vai tirar o militar de sua área de atuação. O secretário ainda disse que a seleção das instituições de ensino que receberão o policiamento, atendeu ao critério de escolha dependendo do registro de violência.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Movimentos sociais ocupam sede da Codevasf em Juazeiro-BA

Aproximadamente mil agricultores de movimentos sociais ocuparam na manhã desta quarta-feira (16) a sede da 6ª Superintendência da Codevasf em Juazeiro-BA. Os manifestantes são de organizações como Movimento de Pequenos Agricultores, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Movimento de Atingidos por Barragens, Levante Popular da Juventude, articulações das comunidades de fundo de pasto, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outros.

Os manifestantes cobram posicionamento do Governo Federal para garantir água de qualidade às famílias camponesas, além da continuidade do programa de reforma agrária. Eles reclamaram do descaso da presidente Dilma Rousseff em relação à seca na região e disseram que se tornaram reféns de carros pipas. Os líderes do protesto disseram que o movimento só será encerrado com um posicionamento do Governo Federal.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Equipe Malhas da Lei prende jovem suspeito de homicídio em Petrolina

A equipe Malhas da Lei cumpriu nessa terça-feira (15) um mandado de prisão por homicídio e prendeu Joamensom Alonso Santos Mota, 19 anos, conhecido por “Babu”. Ele foi preso nas proximidades da Praça do Coliseu, na área central da cidade.

Segundo a polícia, Joamensom e um comparsa identificado como Pabliano Rodrigo Alves da Silva são autores do homicídio que ceifou a vida do adolescente Felipe Oliveira do Carmo, praticado em dezembro de 2012.

A prisão do suspeito foi efetuada pela equipe Malhas da Lei com apoio do NIS-4 (Núcleo de Inteligência do Sertão) do 5° BPM. Joamensom foi apresentado na delegacia plantonista e levado para o Presídio Dr. Edvaldo Gomes.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Emprego formal em setembro sobe 4,32%, diz Caged

O saldo líquido de empregos formais gerados em setembro foi de 211.068, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira, 16, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O saldo do mês passado é resultado de 1.805.458 admissões e de 1.594.390 demissões. Os totais de contratações e desligamentos em setembro foram os maiores para este mês da série histórica, segundo o Ministério do Trabalho.

O resultado ficou acima do intervalo das previsões obtidas pelo AE Projeções, que iam de 60.415 a 170 mil vagas no mês passado. O saldo líquido de criação vagas em setembro é o maior para o mês desde 2010, quando somou 248.875 na série sem ajuste, ou seja, a que considera apenas as informações enviadas pelas empresas até a data limite determinada pelo governo.

Após esse período, há um ajuste da série histórica, quando as empregadoras enviam as informações atualizadas para o governo.

Segundo o Caged, o resultado de setembro foi 4,32% maior do que em setembro do ano passado, quando ficou em 202.331 pela série ajustada. Já pela série sem ajuste, houve alta de 40,40% na comparação com igual mês de 2012, quando o volume de vagas criadas foi de 150.334.

No acumulado do ano até setembro, houve criação líquida de empregos formais de 1.323.461.

Fonte: EXAME

TRE-PE nega recurso e mantém cassação do prefeito de Petrolina

Foi negado nessa terça-feira (15) um recurso movido pelo prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que cassou o mandato dele. Os embargos de declaração propostos pelos advogados do prefeito foram rejeitados por cinco votos a um.

Lóssio fica no cargo até que os advogados da coligação Unidade por Petrolina, que ficou em segundo lugar nas eleições de 2012, peçam o seu afastamento. Com isso, o presidente Casa Plínio Amorim, Osório Siqueira, assume por 15 dias a prefeitura até o deputado Fernando Filho abandone o cargo na Câmara Federal e tome posse no Poder Executivo de Petrolina.

O prefeito disse que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, por conta de uma medida cautelar, permanece no cargo até que o TSE se pronuncie sobre o caso. Em nota, Lóssio afirmou que confia no reestabelecimento do que foi decidido pelo voto e pediu tranquilidade à população.

Júlio foi cassado por abuso de poder econômico em decorrência de uma declaração que teria feito durante ato de regularização de imóveis no loteamento Terras do Sul. A cassação do prefeito petrolinense ocorreu no dia 27 de agosto, incluindo uma multa no valor de R$ 10 mil e deixando-o inelegível por oito anos.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Bolsa Família é modelo para programa que atende cinco mil famílias em Nova York

“Este é um inovador programa de transferência de renda com condicionalidades que visa auxiliar os novaiorquinos a romper o ciclo de pobreza e é baseado em programas bem sucedidos ao redor do mundo”, disse o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, ao anunciar o Opportunity NYC, em 2007.

Bloomberg só não especificou que “ao redor do mundo”, no caso, significa o Brasil. Antes de implantar o Opportunity NYC, que hoje beneficia cinco mil famílias em bairros como Harlem e Bronx, o prefeito de Nova York enviou uma equipe a Brasília para estudar o Bolsa Família, programa que serviu de inspiração para a administração novaiorquina.

Pouco depois, em entrevistas à imprensa brasileira, a vice de Bloomberg, Linda Gibbs, admitiu que o exemplo nacional foi a principal inspiração do Opportonuty NYC devido à exigência de contrapartidas como a permanência de jovens na escola.

Dez anos depois de sua criação, o Bolsa Família é o maior produto de exportação da chamada tecnologia social brasileira. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), 63 países já enviaram equipes a Brasília para conhecer melhor o programa.

Do total, 25 países são africanos. Outros 20 são da América Latina e do Caribe. Mas o Bolsa Família também chama atenção de países desenvolvidos que historicamente foram objeto de inspiração para os brasileiros, como Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Reino Unido, Alemanha e até a Noruega, uma das nações socialmente mais avançadas do planeta.

Além dos EUA, Honduras, El Salvador, Gana, Quênia e África do Sul criaram programas baseados no Bolsa Família. Pelo menos outras duas dezenas de países estudam a implantação de modelos similares ao programa brasileiro e mantêm contato direto com o MDS.

A demanda externa por informações sobre o Bolsa Família obrigou o ministério a fazer periodicamente os seminários Políticas Sociais para o Desenvolvimento, nos quais até 40 representantes de dez países diferentes recebem instruções sobre programa.

A Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial, subordinado ao FMI, estão entre os incentivadores do programa pelo mundo. Em 2007, o Banco Mundial publicou o documento “Uma revolução silenciosa muda a vida de milhões no Brasil e no mundo”, com elogios ao Bolsa Família. O texto ganhou espaço nas maiores publicações do mundo, inclusive na conservadora revista britânica The Economist. Na época, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoelick, declarou que o modelo brasileiro “mostra que se pode fazer verdadeira diferença com programas modestos”.

PRÊMIO
Ontem, o Bolsa Família recebeu o prêmio Award For Outstanding Achievement In Social Security da Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA), espécie de Oscar das políticas sociais. Ao anunciar a premiação em Zurique (Suíça), a ISSA disse que o programa brasileiro é uma “experiência excepcional e pioneira na redução da pobreza e promoção da seguridade social”.

Fonte: Último Segundo

Suspeito de ser o mandante da morte de promotor em PE segue foragido

A polícia deu, nesta quarta-feira (16), detalhes do assassinato do promotor Thiago Faria Soares e divulgou a foto do homem suspeito de ser o mandante do crime. José Maria Pedro Rosendo Barbosa, que seria o antigo dono da fazenda arrematada pela noiva da vítima, em Águas Belas, teve a prisão temporária decretada e continua foragido da polícia. Ele é conhecido como ‘Zé Maria de Mané Pedo’ e também é suspeito de ter envolvimento em outros crimes na região. As informações foram repassadas durante coletiva de imprensa na sede da secretaria de Defesa Social, no bairro de Santo Amaro, no Recife.

“A questão da terra é a linha de investigação que está mais punjante, todos os indícios estão apontando para a autoria intelectual e o reconhecimento da vitima sobrevivente sobre o executor. Estamos aguardando as perícias realizadas, temos vários delegados que estão lá trabalhando ombro a ombro com o Ministério Público. No passado, o pai de Mysheva foi inclusive acusado de uma tentativa de homicidio contra o suspeito de ser o mandante”, explicou o chefe da Polícia Civil, Oswaldo Morais.

O suspeito de ter cometido o crime, identificado como Edmacy Cruz Ubirajara, foi preso na noite da terça-feira (15), após se apresentar com um advogado às autoridades, informou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. O secretário explicou que o homem já era procurado pela polícia por outros crimes, tendo sido dedtido durante à noite porque já havia contra ele um mandado em aberto por roubo.

“Já tivemos a prisão temporária do Edmacy decretada também. Chegamos a fazer incursões para detê-lo antes, mas ele fugiu em uma motocicleta”, detalhou. O homem foi reconhecido pela noiva do promotor, Mysheva Martins. O chefe da Polícia Civil ainda disse que novas testemunhas do caso estão surgindo. Um leiteiro, que está sendo preservado, teria presenciado o crime na estrada e pode ajudar a identificar o motorista do carro.

“Nós estamos no início de uma investigação complexa, estamos lidando com crime organizado, pessoas citadas em CPI de pistolagem. Independente de qualquer coisa que doutor Tiago tenha assumido os problemas dela [Mysheva], esse fato jamais teria acontecido. Isso aconteceu porque essas pessoas estão acostumadas à impunidade”, apontou Morais.

Testemunhas já relataram à polícia a realização de uma reunião com pessoas estranhas na casa do suspeito de ter sido o autor intelectual. “O promotor teria ido na fazenda e feito fotos do Zé Maria fazendo crimes ambientais. Foi se acirrando essa relação entre Zé Maria e o promotor”, detalhou Damázio.

O promotor de Justiça Thiago Faria Soares foi morto a tiros na última segunda-feira (14) quando seguia de carro para o trabalho no município de Itaíba, no Agreste de Pernambuco. O veículo que ele dirigia foi interceptado na rodovia PE-300. Quem tiver informações que possam ajudar a polícia a localizar José Maria, deve ligar para o Disque-Denúncia ou para a ouvidoria da SDS, nos seguintes números, respectivamente: (81) 3421-9595 e 0800-051-5001.

Questão ética
O procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon, fez questão de ressaltar que o órgão está acompanhando de perto as investigações sobre a morte do promotor. Ele explicou que, devido à proximidade do casamento, Faria havia se ‘averbado suspeito’ nos mais de dez casos relacionados à família de Mysheva, ou seja, teria pedido à Corregedoria para não atuar mais na região.

“Umas duas semanas atrás ele pediu afastamento dos processos, que eram de improbidade administrativa, entre outros. A Corregedoria respondeu e colocou ele em outra cidade, a 100 quilômetros”, detalhou o procurador-geral. A transferência do promotor, no entanto, ainda não tinha sido concluída.

Questionado se o promotor teria ultrapassado algum limite ao atuar no caso das terras, Fenelon afirmou que o Ministério Público não havia concluído nada nesse sentido. “Tudo ainda muito preliminar, mas estamos para apurar e encontrar todos os problemas que aconteceram. Agora, há duas atuações que é preciso destacar: a atuação de promotor e a de cidadadão. Como cidadão, ele estava apoiando a noiva dele”, disse Fenelon.

Fonte: G1 PE

Programas brasileiros de alimentação são exemplos para resto do mundo, diz ONU

No Dia Mundial da Alimentação, a ONU divulga um estudo que destaca a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para garantir renda aos agricultores familiares, melhorar a segurança alimentar e nutricional e garantir o acesso a alimentos saudáveis por grupos sociais vulneráveis, como crianças em idade escolar. A publicação “Demanda estruturada e agricultores familiares no Brasil: o caso do PAA e do PNAE afirma que os programas contribuíram para aumentar as compras feitas por municípios e estados diretamente da agricultura familiar. Os dois representam uma demanda potencial de R$ 2 bilhões anuais destinados a compras de produtos de agricultores familiares, afirma o documento.

O estudo sobre os dois programas de compra institucional de alimentos no Brasil foi realizado pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas e o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (IPC-IG/PNUD). Mais de um terço da riqueza gerada no campo vem da agricultura familiar, que é responsável por 75% dos empregos rurais brasileiros.

“Essa experiência brasileira tem sido tão bem sucedida que tem servido de exemplo para outros países em desenvolvimento interessados em estabelecer programas similares, especialmente de alimentação escolar. Apesar de todo esse interesse, sentimos que faltam pesquisas que analisem os impactos e comprovem a eficácia desses programas, o que nos levou a realizar esse estudo”, explicou Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome, que recebe delegações de países em desenvolvimento interessados em conhecer os programas brasileiros.

O número de agricultores familiares beneficiados com o PAA subiu de 42 mil em 2003 para 185 mil no ano passado. Para o IPC-IG/PNUD, este crescimento demonstra o sucesso da implementação do plano.

No caso do PNAE, a lei que estabelece que 30% do orçamento da alimentação escolar devem ser destinados a compras de agricultores familiares foi criada em 2009. Em 2010, 48% das entidades implementadoras compravam alimentos de agricultores familiares. Em 2012, o número já havia aumentado para 67%. Atualmente, 45% das entidades implementadoras cumprem a regra de comprar no mínimo 30% da agricultura familiar, um aumento de 15 pontos percentuais em relação a 2010. Quando todas as entidades estiverem cumprindo plenamente a legislação, o PNAE será responsável por um orçamento de R$ 1 bilhão para compras de agricultores familiares.

O secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, ressalta que os programas movimentam um grande grupo de agricultores, com geração de renda e acesso de vulneráveis a alimentos mais adequados à realidade de cada região, além de promover a educação alimentar e valorizar a produção local.

Bianchini também destaca a criação do programa Mais Gestão, que presta assistência técnica a cooperativas da agricultura familiar. A constatante adaptação dos programas, inclusive, foi abordada no estudo da ONU como um fator positivo. No caso do PNAE, de acordo com o secretário, o objetivo agora é fazer com que a ação tenha maior presença em grandes cidades como São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.

“A meta é crescer ainda mais e, nos próximos anos, atingir a plenitude de empresas reservando 30% da demanda à agricultura familiar. É importante também conseguir programar esses produtores para entregar produtos durante o ano todo, não apenas em safras específicas”, declarou o secretário.

Caminho para valorização dos alimentos orgânicos, realidade de países desenvolvidos

Uma das tendência dos programas é contribuir para a produção de alimentos orgânicos no país, segmento que já tem grande importância nos países desenvolvidos e que pode alcançar mesmo patamar no Brasil, conforme comentou o economista e professor da UFRJ, Carlos Frederico Leão. O limite de crédito para produção orgânica é mais elevado.

“Incentivamos a produção orgânica. A meta para o próximo triênio é que 5% do volume desses recursos estejam voltados à questão de produtos orgânicos. Nesta semana, a presidente vai lançar um plano que deve valorizar as compras da produção orgânica. O Brasil pode ser referência não só na agricultura familiar, mas também da produção ecológica”, afirmou Bianchini.

Para o secretário, o PNAE e o PAA, junto com outros programas implantados pelo governo, também ajudaram a reduzir a migração de famílias dos campos para as cidades, apesar do movimento ainda ser forte entre os jovens.

De acordo com o estudo da IPC-IG/PNUD, a maioria das pessoas pobres, no mundo, vivem em áreas rurais, onde a agricultura é a principal atividade econômica. Com o desenvolvimento dos países baseados na industrialização urbana e modernização dos processos na agricultura, muitas pessoas acabaram excluídas do desenvolvimento de seus países, a diversidade dos alimentos caiu, aumentou a concentração de terras e migrações da zona rural para a urbana.

Um dado que ilustra bem a questão da reduzida diversidade dos alimentos e da concentração do mercado a grandes indústrias de alimentos é relacionado à força dos supermercados brasileiros. Esses estabelecimentos são responsáveis por 75% de todo o varejo de alimentos no país, o índice mais alto da América Latina.

Fonte: Jornal do Brasil

MST ocupa sede do Ministério da Agricultura e fazendas pelo país

Um grupo de camponeses ligados a movimentos sociais ocupou nesta terça-feira a sede do Ministério da Agricultura exigindo que a reforma agrária seja retomada, informaram fontes oficiais.

Os cerca de 300 manifestantes chegaram em oito ônibus às 4h40 e entraram ao edifício de forma pacífica, informou a Polícia Militar da capital à imprensa.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) confirmou a ocupação, que tem por objetivo reivindicar que o governo promova a desapropriação de fazendas para a reforma agrária, além de tomar outras medidas para beneficiar economicamente os camponeses.

Um dos líderes do MST, Alexandre Conceição, afirmou em comunicado que o governo da presidente, Dilma Rousseff, “abandonou” a reforma agrária.

“O governo de Dilma abandonou a reforma agrária. Enquanto a agroindústria avança sem limites de regras democráticas na agricultura brasileira, o campesinato sofre com a falta de expropriações de terras, com o endividamento crônico e a ausência de uma política econômica de crédito”, denunciou Alexandre.

Segundo o MST, cerca de 800 mil famílias de camponeses têm problemas crônicos de endividamento para os quais o governo não apresentou medidas adequadas.

A ocupação acontece em um “dia de lutas” iniciado ontem pelos camponeses sem terra, que ocuparam propriedades rurais e edifícios públicos em vários estados.

Fonte: Agência EFE

Campanha é vacinação antirrábica é iniciada em Cabrobó

Começou nessa terça-feira (15) a campanha de vacinação antirrábica no município de Cabrobó. Durante a campanha, coordenada pela Vigilância Sanitária, os cidadãos podem levar seus animais para receber vacinas nos postos montados nas áreas urbana e rural.

A ação continua até o dia sete de novembro, mas o dia D será realizado sábado (19), em postos fixos de vacinação nos bairros Beira Rio, Subestação, comunidade de Bonitinho e Praça da Prefeitura.

A administração municipal lembra que devem ser vacinados cães e gatos, machos ou fêmeas, a partir de três meses de nascimento. Os donos dos animais devem conferir o cronograma e deixar seus animais presos para facilitar e agilizar o trabalho dos vacinadores. O objetivo da campanha é evitar a transmissão do vírus da raiva para humanos.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

População da Exu fecha Rodovia Asa Branca e exige mudanças no pórtico que está sendo construído na cidade

Centenas de moradores de Exu participaram na manhã dessa terça-feira (15) de um protesto que durou mais de cinco horas na Rodovia Asa Branca, BR-122, alegando defesa da identidade cultural da cidade, que é conhecida mundialmente como a terra de Luiz Gonzaga. O protesto foi convocado na segunda-feira (14), via redes sociais, pelo Movimento Pró Gonzagão (MPG), para reivindicar mudanças nas frases principais do pórtico que está sendo construído na cidade.

Segundo planejado pela prefeitura, a frase principal avistada por quem entra em Exu será “BEM VINDO A EXU, TERRA DO BOM JESUS”, enquanto quem sai avistará “VOLTE SEMPRE, TERRA DO BOM JESUS”. O MPG, população e entidades, pedem que as frases sejam modificadas para “BEM VINDO A EXU, TERRA DE LUIZ GONZAGA” e “VOLTE SEMPRE, TERRA DO REI DO BAIÃO”.

A manifestação, que foi pacífica todo o tempo, fechou a rodovia nos dois sentidos, com barricadas de pneus queimados, carros parados na pista, além dos próprios manifestantes. A passagem era liberada apenas para ambulâncias e veículos de urgência. Os protestantes cobravam a presença de alguém do poder público e alguma atitude por parte dos vereadores. Depois de muita insistência através da imprensa, apareceram quatro parlamentares no local para apoiar o movimento.

Por volta do meio-dia os manifestantes resolveram encerrar o protesto, dando 24 horas para o Poder Público Municipal se manifestar sobre as mudanças exigidas. Diversos membros da Associação Luiz Gonzaga dos Forrozeiros do Brasil estiveram presentes no protesto, como Joguinha Gonzaga, Flávio Leandro e Jaiminho de Exu.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Deputado Gonzaga Patriota solicita instalação de centro oncológico em Salgueiro

A pedido de Alvinho o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) solicitou ao Interventor do Hospital do Câncer de Pernambuco, José Iran Costa Júnior, a instalação de um centro oncológico na cidade de Salgueiro.

O deputado entrou em contato com o Hospital do Câncer através do Ofício n° 1560/2013, enviado no dia 27 de setembro. Caso seja instalado em Salgueiro, o centro oncológico atenderá pacientes com câncer de toda a região.

Da redação do Blog Alvinho Patriota