Marina formaliza filiação ao PSB para ser vice de Campos

A exato um ano antes das eleições presidenciais, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e a ex-senadora Marina Silva formalizaram neste sábado uma união que provoca uma reviravolta no cenário eleitoral de 2014. Com um capital político de 20 milhões de votos, mas sem uma legenda própria, Marina aceitou se filiar ao PSB de Campos. A tendência é que ela seja vice na chapa dele ao Palácio do Planalto.

A coalizão nasce com o propósito de tentar viabilizar uma “terceira via” à polarização entre PT e PSDB, que dominam a disputa nacional desde 1994. Tanto Campos quanto Marina são ex-ministros do governo Lula. Ambos saíram fortalecidos das eleições de 2010: ele foi reeleito governador com expressivos 82% dos votos e viu seu PSB ganhar musculatura no Congresso Nacional. Já Marina saiu das urnas com 19,33% dos votos válidos para a Presidência da República.

 A decisão de Marina em aderir ao PSB foi costurada após sucessivas reuniões nas últimas 48 horas, depois do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter rejeitado o registro partidário para a Rede Sustentabilidade, idealizada por ela disputar o Palácio do Planalto. Em sete meses, a nova sigla não conseguiu reunir 492.000 assinaturas validadas em cartórios eleitorais para obter o registro, segundo determina a legislação brasileira. Em seu discurso neste sábado, Marina fez questão de criticar a decisão da Justiça Eleitoral: “Somos o primeiro partido clandestino criado em plena democracia”.

“A derrota ou a vitória só se mede na história. Apressam-se aqueles que pensam que a história se resume em uma canetada. A história é fruto das passadas de homens e mulheres que, quando não podem construir novo caminho, se dispõem a nova maneira de caminhar. Se não é possível um novo caminho, há que se aprender uma nova maneira de caminhar.”

Com a Rede fora das urnas em 2014, Marina teve de buscar uma legenda para não correr o risco de perder seu capital político. Recebeu convites de sete siglas, como o PPS e o nanico Partido Ecológico Nacional (PEN). Mas optou por unir forças com Campos e firmar um documento que assegurasse a “integridade partidária” das duas siglas.

“O compromisso dessa coligação programática é de manter as conquistas, reparar os erros e enfrentar os novos desafios. É o começo de uma caminhada. Vamos aprofundar nossos programas, mas com certeza isso não é a Marina entrando em um partido para conseguir uma legenda para ser candidata. É a Marina entrando em um partido para chancelar o programa da Rede e, na discussão democrática, adensar o programa de uma candidatura que já está posta.”

Plano C – Em sua fala, Marina chamou a escolha pelo PSB de “plano C”. “Todos me perguntavam de plano B, mas nunca perguntavam de plano C. Qual é o plano C? Eu só tinha a letra. O plano C é o Eduardo Campos, é o PSB, porque é um partido histórico, com bandeiras históricas. No dia da criação da Rede, ele [Eduardo Campos] nos mandou uma carta de reconhecimento assinada pelo seu presidente talvez antecipando esse momento que só Deus sabia.”

Ela também fez questão de frisar que possui “diferenças” com Campos, mas disse que ambos “estão sendo cassados” no cenário político brasileiro. “Temos um governador que trabalha para viabilizar sua candidatura legítima a Presidência, que trabalha a duras penas de não ser cassado de forma diferente da minha, sendo minado. Se esse partido tem programa, identidade e até candidatura. Diziam que o esperado era que a Marina se resigne e vá ser a candidata da internet. Todo mundo ia curtir e um bando de gente ia me cutucar, mas isso não ia mudar absolutamente nada. Isso ser melhor para mim, confortável. Diziam, ‘Marina, você tem que ser madre Teresa de Calcutá da política, ficar lá nãos nuvens, pra que partido?’”, disse.

Fonte: VEJA

Policiais da 7ª CIPM ministram palestras em escolas de Santa Maria da Boa Vista

Os soldados Júlio César da Silva e Vitório Lopes de Souza, instrutores do PROERD e do Projeto Patrulheiro Mirim da 7ª CIPM, ministraram palestras na tarde da última quinta-feira (03) nas escolas municipais Professora Creusa e Prefeito Barrinho. Com o tema “Planejar e Sonhar”, as palestras foram ministradas a convite dos gestores das duas escolas.

As palestras foram solicitadas em razão da existência de alunos impulsivos e o trabalho preventivo buscou melhorar o comportamento de alguns alunos, despertando sonhos para um futuro promissor, além de estimular o bom discernimento dos jovens, principalmente naquilo que almejam ser. Em cada escola as palestras foram assistidas por mais de 300 pessoas, entre alunos, professores e funcionários das unidades.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Polícia fecha ponto de venda de drogas no bairro Caravan

Um homem de 27 anos foi preso por tráfico de drogas na tarde dessa sexta-feira (04), em operação da Polícia Militar que fechou um ponto de venda de entorpecentes na Rua Subprefeito Primo Lopes de Carvalho, no bairro Caravan, em Salgueiro. Após levantamento do NIS-3 do 8° BPM, policiais das GTs 01 e Operações foram até a localidade e desbarataram a boca de fumo.

De acordo com informações da polícia, na residência foram apreendidas 23 pedras de crack, dois papelotes de maconha, um papelote com um pó branco semelhante a cocaína e a quantia de R$ 25,00 em espécie.

O acusado foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, com o material apreendido, e autuado em flagrante por tráfico de drogas. Em seguida foi levado para o Presídio de Salgueiro.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Cassiane se apresenta no Festival Promessas de Serra Talhada

Considerada uma das mais renomadas cantoras gospels do país, Cassiane se apresenta neste sábado (05) na terceira edição do Festival Promessas, na cidade de Serra Talhada.  O evento conta com participação da banda Kayrós e terá o pastor André Lucena como Preletor.

O Festival Promessas será realizado em praça pública na antiga estação ferroviária da cidade. A ministração ficará por conta do pastor Ivanildo, da 1ª Igreja Batista de Calumbi, e o pastor André Lucena, presidente da Assembleia de Deus da Graça em Recife.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Homem tenta furtar moto na Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro e acaba preso

Um homem foi preso nessa sexta-feira (04) ao tentar furtar uma motocicleta em plena Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro. Segundo a Polícia Civil, os agentes de plantão perceberam um barulho vindo da garagem, onde ficam os veículos apreendidos e flagraram o homem de 28 anos na tentativa de furtar uma moto.

O infrator estava em liberdade por alvará de soltura há um ano e possui antecedentes criminais por porte ilegal de arma branca (faca), furto e dano ao patrimônio. Depois de ser ouvido na delegacia, pelo delegado plantonista Alex de Sá Matias, o homem foi recolhido ao Presídio de Salgueiro.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

PPS diz a Marina que não aceita apoiar projeto com PSB

O PPS reagiu mal à decisão da senadora Marina Silva de formar uma frente de apoio à candidatura de Eduardo Campos num cenário com ela ingressando no PSB. Os dirigentes do partido, que participaram de reunião com Marina, não aceitaram um acordo nesse sentido. A reportagem apurou que o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (PE), disse à Marina que a escolha de ir para o PSB será um “desastre” para ela e a aconselhou a ingressar no PPS, onde teria liberdade de tocar o projeto de apoiar Campos, mas de forma independente e não “amarrada”.

A ex-senadora teria ponderado, no encontro, que ao optar pelo PSB daria uma resposta ao Palácio do Planalto e aos seus críticos de que seu projeto é sair candidata a qualquer custo. No PSB, ela demonstraria que não sairá candidata à Presidência e que seu projeto é político. No encontro, Marina citou, várias vezes, Madre Teresa de Calcutá – por seu trabalho missionário. Conforme integrantes do PPS, “o projeto dela com a legenda está inviabilizado”. Freire afirmou a Marina que esse gesto dela será aplaudido apenas no primeiro mês, mas depois será considerado um suicídio político.

Fonte: Agência Estado

Eleitores de quatro municípios voltam às urnas no domingo

A Justiça Eleitoral promoverá novas eleições no domingo (6) em quatro municípios de três estados. Os eleitores voltarão às urnas para eleger prefeitos e vice-prefeitos. Nestas cidades, os candidatos eleitos foram cassados e obtiveram mais de 50% dos votos válidos nas eleições de 2012. Com isso, o novo pleito é necessário.

Em São Paulo, as novas eleições serão nos municípios de Ibaté e Tabatinga. No Rio Grande do Sul, o novo pleito será em Tupandi. Os eleitores de Boa Vista do Gurupi (MA) também voltarão às urnas.

Em Ibaté (SP), os eleitores vão eleger quem ocupará o cargo de prefeito, em substituição a Alessandro Magno de Melo Rosa (PSDB), e do vice, Horácio Carmo Sanchez. Eles foram cassados por propaganda durante período eleitoral e por abuso de poder econômico e político.

Em Tabatinga (SP), Valter Valentim Camargo (DEM) e seu vice, Ângelo Roberto Tolari (PSB), foram cassados por compra de votos. No município de Tupandi (RS), Carlos Vanderley Kercher e Albino Erbes perderam os cargos por compra de votos.

Após as eleições de 2012, eleitores 55 cidades de 18 estados voltaram às urnas para eleger prefeitos e vice-prefeitos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a maioria das cidades que tiveram novas eleições estão em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

Fonte: Agência Brasil

Prefeitura de Serra Talhada divulga nota sobre aumento da alíquota da Previdência do Município

A Prefeitura de Serra Talhada divulgou nessa sexta-feira (04) uma nota, explicando porque é necessário o aumento das alíquotas para a Previdência do Município (IPPST), no caso dos servidores de 11 para 13,5% e o patronal de 12,71 para 22%. Segundo a prefeitura, o projeto busca somente salvaguardar o instituto e prova a responsabilidade e seriedade do prefeito para com a administração pública.

Confira a nota na íntegra:

O Governo de Serra Talhada, mais uma vez vem esclarecer que o seu  projeto de aumento das alíquotas para contribuição à Previdência do Município (IPPST), no caso dos servidores de 11 para 13,5% e o patronal de 12,71 para 22%, busca tão somente salvaguardar o Instituto, é a prova maior da responsabilidade e seriedade do prefeito Luciano Duque para com a administração pública.

Desde o início de todo este processo, o prefeito Luciano Duque sempre esteve aberto ao diálogo, levando a questão para análise dos vereadores e dando conhecimento à sociedade das suas intenções. Em momento algum o governo de Serra Talhada deixou de prestar esclarecimentos, quando foi solicitado, ou escondeu números e fatos.

Para o prefeito do município é preciso maturidade para se debruçar sobre questões que envolvem toda a comunidade. Seria irresponsável se apropriar do discurso fácil e procurar não enxergar a gravidade que envolve a situação financeira do IPPST, e foi trilhando por este caminho que o prefeito Luciano Duque, preocupado com a situação dos servidores aposentados e inativos, buscando não prejudicá-los, já que estes já deram sua contribuição na construção e desenvolvimento do município, vem buscando através do aumento das alíquotas, não apenas salvar um patrimônio que é do servidor, mas, sobretudo garantir a manutenção da aposentadoria daqueles que já serviram a sua gente.

A postura do atual governo se pauta por defender os interesses do povo de Serra Talhada, e a manutenção do IPPST faz parte desses interesses, mas não é justo que apenas o povo pague, como já está fazendo com o aumento da contribuição patronal, é necessário que o aumento de 2,5% na taxa de recolhimento ao Instituto pelos servidores seja vista como um investimento do servidor para o seu futuro, pois será usada na sua futura aposentadoria e para manutenção de um instrumento que pertence  sua classe, no caso o IPPST, e não como uma taxação, como querem fazer parecer.

O governo, dando demonstração de sua boa vontade, do seu desprendimento e de sua seriedade, aumentou sua contribuição para o Instituto em 9,29%, então, nada mais justo do que os donos deste Instituto, no caso os servidores, façam sua parte.

A visão do governo para com o Instituto de Previdência é o de uma grande família, e assim, com esta visão, acredita que familiares se ajudam mutuamente, socorrendo uns aos outros quando necessário. O aumento proposto para os servidores funciona assim já que irá atender as necessidades dos atuais aposentados e num futuro próximo aos próprios contribuintes de hoje.

O prefeito Luciano Duque lamenta também as tentativas de quererem desqualificar o seu governo e os seus aliados, e informa que se até agora não existe líder na bancada governista na Câmara dos Vereadores é porque ainda não procurou nenhum de seus aliados para exercer tal função, o que estará fazendo em breve.

Por último, o governo de Serra Talhada  comunica que enxerga as paralisações dos servidores municipais como injustificadas, infudamentadas e ilegais, e espera que os mesmos revejam suas posições e procurem entender as reais causas do projeto governista, de forma democrática e com sensatez. (Da assessoria de comunicação)

Marina decide se filiar ao PSB para concorrer em 2014

A ex-senadora Marina Silva decidiu se filiar ao PSB do governador Eduardo Campos (PE). A decisão foi tomada após conversas iniciadas na noite de ontem e concluídas na manhã deste sábado (5).

Assim como Marina, Campos é virtual candidato à Presidência da República. Há, entretanto, um desejo do PSB de ter a ex-senadora, que recebeu 19,6 milhões de votos na disputa presidencial de 2010, como vice na chapa do governador.

Marina e Campos também negociam com o PPS sua adesão ao projeto. O partido foi uma das legendas que ofereceu abrigo a Marina após o veto da Justiça Eleitoral ao partido que ela tentou organizar, a Rede Sustentabilidade.

A união entre Marina e Campos tem o objetivo de formar uma consistente terceira via na corrida ao Planalto, em contraposição à candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e à postulação do oposicionista Aécio Neves (PSDB).

Em sua entrevista ontem, Marina já havia dito que sua decisão levaria em conta o desejo de “quebrar” a polarização política existente no país. Desde 1994, PT e PSDB são os principais antagonistas no cenário político nacional.

Na sexta-feira, enquanto Marina Silva discutia seu futuro com aliados, o primeiro contato de Eduardo Campos foi feito. Em seguida, ele pegou um avião para Brasília para ter uma conversa pessoalmente com a ex-senadora.

FRACASSO DA REDE

A decisão de migrar para o PSB foi tomada após a Rede Sustentabilidade não ter passado no teste das assinaturas, conforme decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na última quinta-feira (3). Para disputar as eleições de 2014, ela precisa estar filiada a um partido político até hoje.

O Tribunal negou o registro por 6 votos a 1, após concluir que seus organizadores não alcançaram o respaldo popular exigido pela legislação, de pelo menos 492 mil eleitores –faltaram quase 50 mil assinaturas.

As esperanças da Rede começaram a ruir logo no início da sessão, com o voto da relatora do processo, Laurita Vaz, que considerou “inconcebível no ordenamento jurídico” o pedido da Rede para que o TSE aceitasse quase 100 mil assinaturas rejeitadas sem justificativa pelos cartórios eleitorais nos Estados.

Depois do naufrágio no TSE, Marina passou a discutir o convite recebido por oito legendas, tendo centrado seu foco no PSB e no PPS devido a dois fatores: serem duas legendas com integrantes e atuação relativamente similar à da Rede Sustentabilidade e terem já estruturas montadas nacionalmente e nos Estados.

De acordo com a última pesquisa do Datafolha, do início de agosto, Dilma lidera a corrida para 2014, com 35% das intenções de voto. Marina tinha 26%. Aécio (13%) e Campos (8%) vêm logo em seguida.

Fonte: Folha de S.Paulo

Farmácia é assaltada na no centro de Salgueiro

Estabelecimento comercial, do gênero farmácia, foi assaltado por volta das 21h50 dessa sexta-feira (04) em pleno centro de Salgueiro.

Segundo informações repassadas à polícia por um funcionário da farmácia, um elemento chegou ao estabelecimento armado com uma faca, anunciou o assalto, roubando aproximadamente R$ 300,00 em dinheiro; 30 cartões telefônicos; 29 cartões de recarga OI e 08 chips Vivo.

Ainda de acordo com o funcionário, antes de anunciar o assalto o indivíduo recarregou um celular por duas vezes. O proprietário foi orientado a prestar queixa na delegacia, mas recusou.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Ministro dos Portos deixa cargo sem fazer investimento neste ano

O ministro Leônidas Cristino, da secretaria dos Portos, deixou o governo anteontem sem ter gasto, em nove meses, um real do orçamento da pasta com obras deste ano.

Cristino também não executou à frente da pasta nenhum dos compromissos para melhorar a gestão dos portos assumidos pelo governo com o setor privado em dezembro do ano passado no lançamento do novo marco regulatório do setor.

O orçamento total da secretaria para investimentos, incluindo o repasse para as Companhias Docas, era de R$ 1,1 bilhão. Até o fim de setembro, a pasta pagou apenas 13% deste valor, em dívidas dos anos anteriores.

Ao lançar o novo marco, a presidente Dilma Rousseff fez promessa de destravar o setor e assim alavancar investimentos de R$ 54 bilhões nos próximos quatro anos.

O governo enfrentou dificuldades para aprovar a lei do setor no Congresso Nacional, processo que só ocorreu em junho. Contudo, havia outras partes previstas no plano que tinham pouca ou nenhuma relação com a lei. E elas também não andaram.

O gasto mais relevante do governo num porto é a dragagem (a retirada de areia do mar para formar o canal por onde o navio vai passar). O governo havia prometido iniciar em abril licitações para contratar empresas que fariam, ao longo de dez anos, a dragagem dos portos do país, ao custo de R$ 3,6 bilhões.

Nenhum contrato desse tipo foi assinado até agora.

Na promessa aos empresários, também cabia ao governo reduzir o preço do custo dos práticos, profissional que manobra o navio nos portos. Segundo Willen Mantelli, presidente da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários), nada ocorreu.

Outra promessa era melhorar a gestão das Companhias Docas federais impondo à diretoria dessas estatais contratos de gestão.

A ideia era que os contratos de gestão tivessem metas e, quem não as cumprisse, perderia o cargo. A intenção era evitar a politização dessas organizações. Nenhum contrato foi assinado.

Dos investimentos previstos, mais de R$ 30 bilhões viriam de terminais portuários privados, que dependeriam de uma autorização do governo para começar suas obras.

De 64 pedidos de autorização analisados pelo governo desde edição da Lei dos Portos, em junho, nenhum foi aprovado até agora. Ainda não há regras para liberar as construções.

OUTRO LADO

A assessoria da secretaria de Portos disse que atrasos em despesas de infraestrutura são normais.

Afirmou ainda que a licitação da dragagem começará neste mês pelo porto de Santos (SP), que a regulamentação da praticagem começa “ainda neste ano” e que os contratos de gestão começarão a ser assinados “ainda em 2013”. O texto informa que o ministro Leônidas Cristino “tem afirmado que cumpriu a missão que lhe fora confiada”.

Fonte: Foha de S.Paulo

Atrações musicais da 8ª Vinhuva Fest são divulgadas

Já esta definida a programação musical da 8ª edição da Vinhuva Fest – Feira do Vinho e da Uva do Nordeste, que vai movimentar o Vale do São Francisco entre os dias 14 a 16 de novembro no município de Lagoa Grande. O evento contará com Arena Multishow e uma super festa com atrações de renome nacional, como Tayrone Cigano, Pablo do Arrocha e Forró Pegado.

A Vinhuva Fest é realizada pela Prefeitura de Lagoa Grande e Associação Integrada do Turismo na Ride (Assitur) em uma área de 24.000 m² no centro de Lagoa Grande. A festa terá shows com Tayrone Cigano, Luan Estilizado, Ytalo e Maciel, Pablo do Arrocha, Mano Walter, Edson e Bruno, Forró Pegado, Os Clones e Tom Bahia.

Conforme o coordenador da 8ª Vinhuva Fest, Roberto Gil, a programação musical foi elaborada após consulta popular realizada no início do mês. “Além destes nomes, teremos ainda muitas apresentações com bandas regionais e números folclóricos. A expectativa é de receber um público de 100 mil pessoas durante os três dias”, antecipou.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Ouricuri sedia “I Parada da Diversidade do Araripe”

A cidade Ouricuri sedia neste sábado (05) a “I Parada da Diversidade do Araripe de Pernambuco”, promovida pelo Grupo de Apoio e Defesa dos Homossexuais do Araripe (Gadha). O evento pretende reunir uma média de 10 mil pessoas, entre ouricurienses e militantes advindos de todos os municípios da região.

A parada terá concentração a partir das 16h em frente ao aeroporto de Ouricuri, de onde os participantes saem em passeata até a Praça Frei Damião. O movimento terá a participação do ex-BBB Dicesar, atualmente repórter do Programa da Eliana, transmitido pelo SBT.

Segundo o presidente do Gadha, Gledson Pereira de Resende, que tem o nome artístico de Abelha Rainha, a parada é um espaço para todos que compartilham a bandeira da promoção dos direitos humanos. “É uma grande conquista para os LGBT do Sertão do Araripe realizar esta festa da diversidade. E é importante a participação de todos, pois a parada da diversidade não é só dos gays e sim de toda uma sociedade”, afirma.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Telexfree obtém vitória em ação civil pública movida pelo Ministério Público

A Ympactus Comercial Ltda., empresa mais conhecida pelo nome fantasia de Telexfree, obteve uma vitória judicial em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Acre. A empresa reverteu o ônus da prova — ou seja, na ação civil pública, a Telexfree não precisará mais provar que não pratica o esquema financeiro fraudulento conhecido como pirâmide.

“Caberá ao Ministério Público agora provar suas alegações de que a Telexfree age ilegalmente”, afirma Wilson Furtado Roberto, advogado da companhia. O argumento utilizado é que a Telexfree não mantém relação de consumo com os seus divulgadores, conforme publicado na decisão interlocutória que julgou os embargos infringentes.

“Também alega que a ação tutela direitos contratuais e econômicos exclusivos e pessoais de um restrito número de divulgadores, não se enquadrando nas hipóteses que ensejam o ajuizamento de ação civil pública e a legitimidade do Ministério Público para tanto”, informa o documento da decisão, obtido em primeira mão pelo Administradores.com.

A Telexfree teve suas atividades suspensas no dia 19 de junho, depois que a Justiça acatou as alegações do Ministério Público do Acre de que a empresa estaria praticando o esquema de pirâmide financeira disfarçado de marketing multinível. Alguns dias mais tarde, a promotora alegou que sócios da empresa tentaram desviar R$ 101 milhões, dinheiro que seria destinado ao ressarcimento de 600 mil divulgadores.

Fonte: Administradores

Cartão de confirmação do Enem começa a ser entregue a candidatos

O Cartão de Confirmação de Inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está disponível para impressão na internet, no portal www.enem.inep.gov.br. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que a entrega do documento nas residências começou na quarta-feira e deve ser finalizada até o dia 18 deste mês.

Para acessar o cartão de confirmação na internet o estudante precisa informar o número da inscrição e senha no Enem. O candidato deve conferir se os seus dados pessoais, como nome, CPF e opção de língua estrangeira estão corretos. No caso de algum erro, é possível solicitar a correção na central de atendimento do Enem no 0800-61-6161.

Mesmo com a greve dos Correios, o Inep informou que não espera atraso na entrega dos cartões. O instituto tem um contrato com a empresa que prevê a execução do serviço mesmo com a paralisação da categoria.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Amazonas (Sintect-AM), Carlos Clei, também tranquilaza os estudantes. Ele afirmou que a greve deve ser encerrada na próxima quarta-feira e a entrega dos cartões do Enem será prioritária. “Ninguém será prejudicado”, disse.

Neste ano, o Amazonas tem 157 mil inscritos no Enem. Em todo País 7,1 milhões de estudantes vão realizar as provas nos dias 26 e 27 de outubro, para tentar ingresso em uma das 59 universidades federais que adotaram o processo seletivo.

A metodologia para a redação no Enem 2013 já está disponível para consulta e download no site do Inep. Além de explicar a forma de correção nas redações, o documento contém indicações e explicações sobre o que é cobrado em cada uma das competências avaliadas na prova.

O guia foi lançado pelo Ministério da Educação, com dicas do que os corretores esperam de uma boa redação e construção de texto.

Fonte: D24AM