Brasil, um país de tolos!

Durval Buarque

Aconteceu no Ceará!

Curso para 500 mulheres

Como o setor têxtil é de vital importância para a economia do Ceará, a demanda por mão de obra na indústria têxtil é imensa e precisa ser constantemente formada e preparada.

Diante disso, o Sinditêxtil fechou um acordo com o Governo para coordenar um curso de formação de costureiras. O governo exigiu que o curso deveria atender a um grupo de 500 mulheres que recebem o Bolsa Família. De novo: só para aquelas que recebem o Bolsa Família.

O importante acordo foi fechado dentro das seguintes atribuições: o Governo entrou com o recurso; o SENAI com a formação das costureiras, através de um curso de 120 horas/aula; e o Sinditêxtil, com o compromisso de enviar o cadastro das formadas às inúmeras indústrias do setor, que dariam emprego às novas costureiras. Pela carência de mão obra, a ideia não poderia ser melhor.

Pois bem. O curso foi concluído recentemente e, com isso, os cadastros das costureiras formadas foram enviados para as empresas, que se prontificaram em fazer as contratações.

E foi nessa hora que a porca torceu o rabo, gente. Anotem aí: o número de contratações foi ZERO. Entenderam bem? ZERO! Enquanto ouvia o relato, até imaginei que o número poderia ser baixo, mas o fato é que não houve uma contratação sequer. ZERO. Sem nenhum exagero. O motivo?

Simples, embora triste e muito lamentável, como afirma com dó, o diretor do Sinditêxtil: todas as costureiras, por estarem incluídas no Bolsa Família, se negaram a trabalhar com carteira assinada. Para todas as 500 costureiras que fizeram o curso, o Bolsa Família é um benefício que não pode ser perdido.

Repito: de forma uníssona, a condição imposta pelas 500 formadas é de que não se negocia a perda do Bolsa Família. Para trabalhar como costureira, só recebendo por fora, na informalidade. Como as empresas se negaram, nenhuma costureira foi aproveitada. Casos idênticos do mesmo horror estão se multiplicando em vários setores.

QUEM ESTÁ CRIANDO ELEITORES DE CABRESTO, COMPRADOS ATÉ EM SUA DIGNIDADE, RECUSANDO-SE A TRABALHAR PELO SEU SUSTENTO? E QUEM PAGA O PATO, TODO MÊS 27,5 %?

Por Durval Buarque

Crack agora se alastra pelo interior nordestino

Blitz. Polícia na PE-483, que leva a Cabrobró

Blitz. Polícia na PE-483, que leva a Cabrobró

Ele começou com álcool há dez anos, quando tinha 17. Depois, viciou-se em maconha. Há cinco anos, quando chegou aos 23, mergulhou de cabeça na pedra de cocaína, o crack. Hoje, aos 28, é um dos 43 internos em uma chácara de recuperação de dependentes químicos no interior do Nordeste. Diz que está limpo, sente-se bem depois de quatro meses sem drogas, e lamenta o inferno vivido no crack ao lembrar que só conseguiu parar quando viu a mãe dentro de um carro de polícia.

Etelvi Nascimento Silva nunca esteve em São Paulo, a metrópole que convive com o crack ao ar livre. Da cracolândia, só ouviu falar. Etelvi fumou a primeira pedra de cocaína no sertão pernambucano, em Floresta, cidade de 30 mil habitantes, a 430 km do Recife, onde nasceu.

Hoje, embora o governo federal ainda pesquise o tamanho do estrago do crack no fundão do País – via Fiocruz -, na sertaneja Floresta de Etelvi e nas vizinhas Petrolândia (32 mil habitantes), Belém do São Francisco (20 mil) e Itacuruba (10 mil), a droga avança. E essa região dentro do “polígono da seca” está prestes a trocar a alcunha de “polígono da maconha” por “polígono do crack”.

Rota. “O crack hoje faz parte do cotidiano do sertão”, afirma o capitão Marcondes Ferraz, da PM pernambucana, um dos chefes do combate ao tráfico de drogas na região de Petrolina (cerca de 300 mil habitantes). O militar explica que o 5.º Batalhão de Petrolina, no qual chefia uma companhia, é hoje o segundo no ranking das apreensões de drogas no Estado. Perde somente para a delegacia especializada da área (Denarc), do Recife. Petrolina está às margens do Rio São Francisco, ao lado da baiana Juazeiro (200 mil habitantes). É uma próspera região agrícola.

As duas cidades ficam à beira da BR-407, que liga Sul-Sudeste à BR-116, os Estados de Piauí e Maranhão pela BR-316, e o Ceará pela BR-020. Esse conjunto de estradas forma a malha rodoviária que funciona como rota de tráfico para a cocaína que passa pelos centros distribuidores, como São Paulo.

Sob a jurisdição do capitão Marcondes estão ainda Dormentes (16 mil habitantes) e Afrânio (18 mil habitantes), nas quais também há registros da presença do crack. “E onde há drogas, há armas”, acrescenta o policial. Nas operações antidrogas do primeiro semestre, o 5.º Batalhão apreendeu 112 armas curtas, 102 longas e 61 brancas (faca).

Um investigador de polícia, que trabalha em área ainda mais isolada, em pleno “polígono da maconha”, onde fica o município de Floresta, diz que o uso do crack nas comunidades pequenas não ocorre como em São Paulo, onde os dependentes vagam em turmas, consumindo a droga nas ruas. Na cracolândia do sertão, a cocaína em pedacinhos se espalhou pelos pontos de venda, as “bocas de fumo”, e, como os saquinhos de pó, é consumida dentro de casa.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Musculação vira remédio para idoso combater doenças

Exercícios físicos se tornaram tão importantes quanto os remédios no tratamento de doenças como osteoporose, osteoartrose e artrite reumatoide. Não à toa, estima-se que a frequência de pessoas com mais de 60 anos nas academias de ginástica tenha aumentado cerca de seis vezes nos últimos dez anos.

De olho nesse filão, muitos estabelecimentos têm feito parcerias com consultórios médicos e oferecido descontos e atividades específicas para os idosos por eles encaminhados. Surgiram até academias especializadas nesse público, com equipe médica própria e instalações adaptadas a quem tem mobilidade reduzida.

O boom teve início após a comprovação, no início da década passada, de que exercícios com sobrecarga são capazes de impedir o avanço da osteoporose, conta Kleber Pereira, presidente da Associação Brasileira de Academias (Acad). “Os médicos passaram a recomendar a musculação para os idosos, que hoje representam quase 30% de nossos alunos.”

Estudos recentes têm demonstrado os benefícios da musculação para outro problema que atinge quase 60% das pessoas com mais de 60 anos: a osteoartrose. Caracterizada pelo desgaste das articulações, a doença causa dor e restringe os movimentos.

Fonte: Estadão

Fortaleza faz 4 a 0 sobre o CRB e escapa da Série D; Campinense é rebaixado

O Fortaleza conseguiu uma vitória épica por 4 a 0 sobre o CRB e se livrou da queda para a Série D do Campeonato Brasileiro. Já o clube alagoano avançou para a segunda fase.

O resultado foi exatamente o que o time precisava para evitar o rebaixamento e só foi obtido aos 43 minutos da etapa final, quando Marcos Goiano fez o quarto gol da equipe. Antes disso, o terceiro gol só saiu aos 39, com Gustavo Papa. Os outros gols do Fortaleza foram marcados por Vavá, aos seis e aos 24 minutos da etapa final.

O jogo foi polêmico e terminou com mais de 30 minutos de atraso em relação ao duelo entre Campinense e Guarany de Sobral, que terminou 1 a 0 para o clube paraibano, que mesmo vencendo acabou rebaixado. O atraso ocorreu no intervalo, quando o placar ainda estava 0 a 0 e o Fortaleza demorou a voltar para o jogo.

Além do atraso para saber de quando precisava vencer, o Fortaleza ainda foi beneficiado por encarar um rival com dois jogadores a menos e ainda um goleiro improvisado durante quase toda a segunda etapa. Primeiro Paulo Rodrigues foi expulso ao cometer um pênalti, aos 10 minutos. Na sequência, depois que Carlinhos Bala errou a cobrança, o goleiro Cristiano deu um chute na bola e também recebeu o cartão vermelho.  Como o CRB já tinha usado as três substituições, o meia Paulo Rodrigues foi para o gol.

Fonte: UOL Esportes

Nasa diz que satélite cairá na Terra dia 23

A Agência Espacial Americana (NASA) confirmou neste sábado que um satélite antigo, lançado há 20 anos, cairá na Terra no dia 23 de setembro.

satélite Upper Atmosphere Research Satellite (UARS) era utilizado para medir a camada de ozônio e foi desativado em 2005. Desde então, ele orbitava como lixo espacial em torno da Terra.

A NASA prevê que os pedaços do satélite que atingirão a Terra oferecem riscos mínimos à população, embora a agência espacial ainda não saiba precisar em qual local o satélite irá cair.

A NASA afirma também que sua previsão é que em 23 de setembro o UARS entre na atmosfera terrestre, com margem de erro de um dia.

O UARS possui dimensões de 3 x 10 metros, pesa 5.900 quilos e possui 10 instrumentos capazes de medir as reações da camada de ozônio. Segundo a NASA, a maior parte deste satélite irá se incinerar ao entrar na atmosfera, porém alguns pedaços poderão cair em Terra, dentro de um raio de 800 km.

Fonte: Info

Greve dos Correios frustra 28 milhões de entregas em 3 dias

Em três dias de greve, os Correios já deixaram de entregar mais de 28 milhões de cartas ou pacotes. Os trabalhadores, que fizeram uma série de assembleias em todo o País nesta sexta-feira, afirmam que a paralisação continua e que só retomam o serviço com a negociação de um aumento salarial maior que o apresentado pela empresa, que, por sua vez, diz que só reabre as tratativas caso os funcionários voltem a trabalhar. No atendimento às agências, a paralisação não foi grande, mas houve impacto na área mais importante da empresa – a de entrega. Os Correios dizem que 40% dos trabalhadores desse setor, entre eles os carteiros, estão em greve, mas a categoria afirma que 70% dos empregados cruzaram os braços. As informações são da rádio CBN.

Os Correios informaram que estão remanejando pessoal e autorizando horas-extras para manter a entrega de correspondências. O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios, José Rivaldo da Silva, diz, no entanto, que o serviço deixou de ser seguro e praticamente não há mais prazo para a entrega de cartas e encomendas. “Tem trabalhadores que não aderiram à greve, tem trabalhadores temporários que a empresa contratou e que não tem garantia nenhuma de um serviço de entrega de qualidade, corre o risco de as correspondências serem entregues no endereço errado nesse período. As entregas estão comprometidas”, diz Silva. Os Correios suspenderam os serviços Sedex e Disque-coleta, que têm horário marcado. A prioridade é a entrega de boletos bancários. Entre as reivindicações, a categoria reclama do salário inicial, hoje de R$ 807. O movimento exige 7% de reajuste mais perdas salariais e elevação do vale-alimentação.

Fonte: Terra

Nokia lançará primeiro aparelho com Windows Phone até dezembro

A Nokia lançará seu primeiro smartphone com o sistema operacional Windows Phone, desenvolvido pela Microsoft, durante o último trimestre de 2011, de acordo com entrevista de Stephen Elop, CEO da Nokia, ao site chinês All Nokia. O executivo, no entanto, manteve em segredo qual será o primeiro país a receber o lançamento que, possivelmente, deve ser o “Sea Ray”, mostrado pela primeira vez em junho.

“Parte do que estou fazendo na China agora é conversar com as operadoras para determinar qual é o melhor momento para lançar os aparelhos por aqui”, diz Elop. Segundo o executivo, a empresa tem metas de vendas, não reveladas, mas que acredita que “os aparelhos serão um sucesso pelas funcionalidades únicas trazidas pela Nokia e pela Microsoft”.

Segundo o executivo, além dos recursos oferecidos pela plataforma Windows Phone, os aparelhos terão recurso exclusivos da Nokia nas área de mapas e navegação. Provavelmente estes recursos serão os já existentes na plataforma Ovi Mapas, da Nokia, incorporados aos serviços oferecidos pela Microsoft por meio do aparelho.

Elop também afirmou que a Nokia está “muito animada com a disponibilidade do N9, primeiro smartphone com o MeeGo”, sistema operacional desenvolvido pela empresa em parceria com a Intel. Sobre os desenvolvedores, Elop afirmou que a Nokia garante que “suas aplicações poderão chegar a um grande número de pessoas”, com base nas altas vendas de aparelhos da marca em todo o mundo.

Fonte: IG

Atuação Parlamentar (164)

Dois pesos e duas medidas

Há alguns meses atrás a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Salgueiro propôs um reajuste das diárias dos vereadores e servidores, em caso de viagem a serviço, às quais não tinham reajuste há onze anos.

O projeto passou por um verdadeiro tiroteio, tendo inclusive chegado a um “bate boca” pela imprensa, envolvendo alguns parlamentares.

Agora chegou um projeto com a mesma finalidade, da Prefeitura, e de uma hora para a outra, ou seja, no mesmo dia, os Vereadores aprovaram sem qualquer discordância e o que é mais grave, passando por cima dos prazos regimentais que asseguram, em caso de matéria de urgência, até trinta dias para as discussões de praxe e aos demais, prazo superior.

A Câmara de Salgueiro promove uma reunião por semana, nas quintas feiras. Naquela ocasião, porém, reuniu-se na terça e na quarta, para discutirmos o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2012, nas quais estive presente e propus as emendas necessárias, aceitas pelos demais vereadores presentes (na ocasião faltaram dois).

Na quinta feira, não me fiz presente, com justificativa prévia, até porque sequer existia matéria relevante em pauta, devido ter viajado a capital pernambucana, ocorrendo nessa ocasião a votação referida, e quando tomei conhecimento e pedi vista da matéria, fui criticado por alguns edis, alegando que não poderia mais discutir o assunto.

Ora, poderia eu requerer a Mesa Diretora a anulação da votação, entretanto não o fiz porque, assim como não fui contra o projeto do legislativo anterior, também não seria em relação a este do executivo, contudo, reuni-me com os Membros da Mesa Diretora, aos quais quero declarar que têm tido não somente comigo, mas, com os demais membros da Casa uma verdadeira atenção e tratamento igualitário, sem se dobrarem, contudo, a pressões injustificadas.

Por isso, chegamos à conclusão que o projeto deveria ser submetido à segunda votação, porque, doravante, fatos dessa natureza não mais vão acontecer, ou seja, desrespeitar os prazos legais inerentes a todos os parlamentares.

Por Alvinho Patriota

PE tem 9 entre os 100 mais influentes do Congresso

Nove parlamentares de Pernambuco integram a relação dos 100 “Cabeças” do Congresso formulada Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Trata-se de uma seleção que reúne os nomes mais influentes no Legislativo brasileiro.

Na lista, divulgada nesta sexta-feira, estão os três senadores do estado, Armando Monteiro (PTB), Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (PMDB), e os deputados federais Ana Arraes (PSB), Bruno Araújo (PSDB), Fernando Ferro (PT), Inocêncio Oliveira (PR), Paulo Rubem Santiago (PDT) e Sérgio Guerra (PSDB).

No total, a relação conta 62 deputados e 38 senadores (leia aqui)  . Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 13 nomes.

Três deputados pernambucanos aparecem na lista dos parlamentares em ascensão: Mendonça Filho (DEM), Silvio Costa (PTB) e Wolney Queiroz (PDT).

Fonte: Diário de Pernambuco

Confusão entre torcedores de ABC e Vitória deixa um ferido em Natal

Uma grande confusão entre torcedores do ABC e Vitória ocorreu nos arredores do estádio Frasqueirão neste sábado, antes da partida entre os dois clubes, em Natal, pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Um torcedor do Rubro-Negro baiano foi atropelado e removido em uma maca para o hospital por bombeiros. Uma pessoa foi detida e liberada após o jogo.

Na tentativa de conter o tumulto, um policial militar deu um tiro para o alto, bem próximo de um grupo de aficionados do time baiano. Um outro policial chegou a apontar uma arma na direção de torcedores, mas não chegou a disparar. O jogo no Frasqueirão terminou empatado sem gols. O Vitória é o 7º colocado da Série B, com 36 pontos. Três a mais que o ABC, que ocupa a 10ª posição.

Fonte: SporTV

Ofensas de vascaínos são ignoradas por Roth, que elogia ex-clube

A torcida do Vasco não perdoa Celso Roth. Já faz mais de um ano que o treinador deixou o time cruz-maltino após apenas cinco jogos no comando para assumir o Internacional, mas os vascaínos voltaram a hostilizá-lo após a derrota do Grêmio por 4 a 0 em São Januário, neste sábado.

A torcida disparou ofensas contra Roth, enquanto o treinador tentava dar entrevistas. “Não tenho nada para dizer para os torcedores. Eu conheço a realidade do clube e sei que aqui as coisas não são fáceis. Tenho apenas que dar os parabéns à diretoria e aos jogadores do Vasco pelo ótimo momento que estão vivendo”, disse.

Em 2010, após voltar para a elite do futebol brasileiro, o Vasco não iniciou bem o Nacional e já na segunda rodada demitiu o então treinador Gaúcho e contratou Celso Roth. O vínculo durou pouco e depois de cinco jogos – com três derrotas, um empate e uma vitória -, o comandante surpreendeu todos e anunciou seu acerto com o Internacional que, na época, estava nas semifinais da Copa Libertadores.

Apesar da mágoa da torcida com Roth, o treinador soube reconhecer os méritos do Vasco na vitória sobre a sua atual equipe. “O Vasco mereceu o resultado. Jogou muito melhor, é uma grande equipe e está de parabéns pela

Fonte: Terra

Governo vai ampliar Bolsa Família

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, vai anunciar na próxima segunda-feira (19) uma ampliação no número de pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família, principal programa de transferência de renda lançado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre as propostas está a de aumentar de três para cinco o limite de filhos beneficiados por família.

O ajuste no Bolsa Família tem o intuito de alinhar o programa de Lula ao Brasil sem Miséria, linha mestra da proposta social do governo da presidenta Dilma Rousseff. O impacto da medida ainda não foi anunciado. A meta, de acordo com o governo, é que até o final de 2013, o Bolsa Família possa beneficiar 1,2 milhão a mais de crianças e adolescentes.

O governo trabalha com dados do Censo 2010 que apontou um perfil bastante jovem da população em situação de pobreza extrema no Brasil. De acordo com o levantamento, 40% da população extremamente pobre no país tem até 14 anos.

A ampliação não vai incluir o aumento dos valores pagos pelo programa, apenas do número de beneficiadoss. Atualmente, cada família recebe R$ 32, por filho.

Atualmente, 12 milhões de famílias recebem o benefício que se destina a lares com renda per capita de até R$ 70 – consideradas famílias em situação de extrema pobreza – e entre R$ 70,01 e R$ 140 – famílias consideradas pobres.

Para receber o benefício, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único, com os dados atualizados, além de cumprir uma série de contrapartidas nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Fonte: Agência Brasil

Rodovias privatizadas têm investimentos atrasados, e número de acidentes sobe 190%

Enquanto o volume de acidentes avança nas rodovias federais entregues à administração de empresas privadas, na segunda etapa do Programa de Concessões Rodoviárias, as concessionárias investem menos do que o previsto originalmente em contrato. E a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) age, por resoluções, para retardar as principais obras, que deveriam ocorrer nos primeiros três anos de cobrança de pedágio (2007-2009). Os números de 2009, os últimos fornecidos pela agência, mostram que há casos em que triplicaram os acidentes em relação ao ano anterior. Nos sete trechos privatizados, o total de acidentes subiu de 9.961 em 2008 para 28.947 em 2009, um crescimento de 190%.

Em quatro das sete concessões – Litoral Sul (BR-116/PR – BR-101/SC), Régis Bittencourt (BR-116 – SP/PR), Fluminense (BR-101/RJ) e Rodovia do Aço (BR-393/RJ) -, o investimento era, em 2009, de menos de 10% do previsto no Programa de Exploração Rodoviária (PER). Nos editais, o PER listava obras caras de duplicação e contorno como prioridades dos primeiros anos. Em só uma, a BR-101/SC, o registro de acidentes cresceu 222%. Agora, a programação de obras está sendo revista. Nem por isso o preço do pedágio caiu.

Apesar da resistência da ANTT a fornecer o balanço atualizado dos gastos com obras, a OHL, responsável por cinco das sete concessões da 2 etapa, diz que investiu, de fevereiro de 2008 a dezembro de 2010, R$ 1,7 bilhão.

O valor corresponde a 26,5% do PER. Porém, nem a empresa nem a agência informaram quanto era necessário investir até agora e quanto já foi de fato investido, ainda que o órgão vinculado aos Transportes admita que já concluiu o estudo do cronograma de 2010 sobre cinco das sete concessões.

A ANTT sustenta que os cronogramas passaram a ser revisados pois os editais estavam “errados”, nas palavras do superintendente de Exploração de Infraestrutura Rodoviária, Mário Mondolfo. Para o Ministério Público Federal, é uma aberração jurídica. O procurador Mário Sérgio Ghannagé Barbosa, de Santa Catarina, ajuizou três ações civis públicas para questionar a cobrança de pedágio na Autopista Litoral Sul, que liga o Paraná (BR-116) a Santa Catarina (BR-101), numa extensão de 382,30 quilômetros.

Fonte: O Globo